Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MV114

Etologia Animal

Código: MV114     Sigla: EA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Produção Animal

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências do Comportamento
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 125 Plano 2007 a 2017 1 - 4 60 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina Etologia integra o plano de estudos da licenciatura em Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. É uma disciplina semestral do 1º ano desta licenciatura, com uma carga horária de quatro horas semanais, distribuídas por duas aulas teóricas de uma hora e uma aula teórico-prática de duas horas.
É uma disciplina de formação geral em que se pretende uma sensibilização para a importância do estudo do comportamento animal nas suas vertentes teórica e de aplicação e onde são abordados temas que servirão de base a disciplinas leccionadas posteriormente.
Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para compreensão do estudo do comportamento animal com o objectivo de: (1) analisar numa perspectiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal; (2) apresentar os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies, necessários à sobrevivência e que implicam cooperação interindividual; (3) analisar as bases biológicas do comportamento numa perspectiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos; (4) compreender as aplicações dos conhecimentos desta ciência a situações práticas; (5) implementar o domínio de regras éticas na utilização de animais.
Por outro lado, desenvolver-se-ão discussões, na maior parte dos casos realizadas pelos próprios alunos, que visam: (1) sedimentar os conhecimentos adquiridos na vertente teórica da disciplina; (2) promover as capacidades de reflexão.

Programa

CAPÍTULO I: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ETOLOGIA
1. Conceito de Etologia
2. Origens desta disciplina
Os trabalhos dos naturalistas; sistematização de comportamentos inatos; a atitude etológica clássica; referência ao aparecimento simultâneo da Psicologia Comparada.
3. Divergências entre Etologia e Psicologia Comparada
CAPÍTULO II: ETOLOGIA CLÁSSICA. PRINCIPAIS CRÍTICAS. PERSPECTIVAS ACTUAIS
1. Principais conceitos da etologia clássica
Padrão fixo de acção; estímulo sinal; energia específica de acção; mecanismo desencadeador inato; actividades deslocadas e redirigidas; movimentos de intenção; taxias.
2. Modelos de organização do comportamento instintivo
Modelo psico-hidráulico de Lorenz; modelo hierárquico de Tinbergen
3. Questões levantadas pela noção de comportamento inato
4. Perspectivas actuais
Influência de outras disciplinas; importância prática do estudo do comportamento animal
CAPÍTULO III: A EVOLUÇÃO FILOGENÉTICA DO COMPORTAMENTO.
1. As homologias do comportamento na escala filogenética
2. A perspectiva etológica no estudo do comportamento humano
Primeiros estudos de etologia humana; comportamentos inatos; influências culturais
CAPÍTULO IV: ESTUDO DOS SISTEMAS COMPORTAMENTAIS
1. O sistema agonístico
Noções de agressão e contra-agressão; macanismos reguladores da agressão
2. O sistema sexual
Estragégias de selecção sexual; sistemas reprodutivos; estratégias sexuais
3. O sistema vinculativo
O Imprinting; O Attachment
4. O comportamento territorial.
Espaço vital; área central; território; função deste comportamento
5. As hierarquias.
CAPÍTULO V: COMUNICAÇÃO E CULTURA
1. Comunicação.
Conceito de comunicação; a evolução dos sinais de comunicação; canais de comunicação; funções da comunicação.
2. Cultura.
A aprendizagem social; a tradição cultural.
CAPÍTULO VI: ONTOGÉNESE DO COMPORTAMENTO
1. A controvérsia nature/nurture
2. Efeitos de diferentes condições do ambiente no desenvolvimento
Períodos sensíveis; influência do meio na estrutura e funcionamento do sistema nervoso central e na modificação do comportamento.
3. Desenvolvimento em situação de privação sensorial
Efeitos da privação sensorial precoce na estrutura e funcionamento do sistema nervoso central e no comportamento.
CAPÍTULO VII: A APRENDIZAGEM
1. Aprendizagem e adaptação
2. Tipos de aprendizagem
A habituação; o condicionamento clássico; o condicionamento operante; a aprendizagem por insight; a aprendizagem social.
CAPÍTULO VIII: ETOLOGIA COGNITIVA
1.O que é a Etologia Cognitiva:
Consciência animal; Cognição e inteligência; Intenção; Jogo; Ensino
CAPÍTULO IX: ABORDAGEM NEUROETOLÓGICA DE ALGUNS COMPORTAMENTOS
1. Stress e efeitos de massa nos animais
2. Regulação endócrina e estrutural de comportamentos
Comportamentos agonísticos, sexuais e vinculativos.
CAPÍTULO X: ETOLOGIA E ÁREAS DE APLICAÇÃO
1. Etologia e animais de laboratório
Experimentação em laboratório; regras básicas do funcionamento de um biotério; o comportamento estudado em laboratório
2. Etologia e bem-estar animal
O evitamento de stress e de doenças
3. Etologia e protecção ambiental
As espécies ameaçadas e a sua reintrodução no meio ambiente natural
4. Etologia e algumas patologias comportamentais
5. Etologia e animais de companhia e de trabalho
CAPÍTULO XI: ETOLOGIA E ÉTICA
Preocupações éticas e normas internacionais para o uso de animais
BIBLIOGRAFIA GENÉRICA
Allen, C., & Bekoff, M. (1997). Species of mind. Cambridge: The MIT Press.
American Psychological Association (1986) Guidelines for ethical conduct in the care and use of animals. Washington, DC: Author.
Cartwright, J-A. (2002). Determinants of animal behaviour. East Sussex: Routledge.
de Sousa, L. (1985) Experiências precoces. ICBAS. Porto: Univ. Porto.
de Sousa, L. (1992). Orientação actual da psicologia: óptica etológica. In C. Rodrigues (ed.). O que é e tem sido a psicologia. Porto: Contraponto.
Eibl-Eibesfeldt, I. (1984). Biologie du comportement. Paris: Diffusion Ophrys.
Eib

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórias - expositivas
Aulas práticas - discussão de temas a partir da visualização de filmes (documentários)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 76,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

1. trabalho sobre um tema no âmbito da Etologia, realizado em grupo
2. exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

80% - exame final
20% - trabalho sobre um tema no âmbito da Etologia, realizado em grupo

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não se aplica

Melhoria de classificação

de acordo com as normas de avaliação em vigor
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-07 às 10:00:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias