Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CMRM113

Etologia Geral e de Animais Aquáticos

Código: CMRM113     Sigla: CMRM113

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Mar

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências do Comportamento
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 16 Espec. em Biologia e Ecologia Marinhas 2008 1 - 5 50 135
Espec. em Aquacultura e Pescas 2008 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para compreensão do estudo do comportamento animal com o objectivo de: (1) analisar numa perspectiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal e os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies e (2) aplicar os conhecimentos desta ciência a situações práticas.
Os alunos desenvolverão trabalhos com o objectivo de consolidar os conhecimentos adquiridos na vertente teórica da disciplina e promover as capacidades de reflexão.

Programa

(1) Evolução histórica da etologia e principais conceitos; a evolução filogenética do comportamento. (2) Estudo dos sistemas comportamentais (agonístico, sexual, vinculativo); o comportamento territorial e hierárquico. (3) A Etologia cognitiva. Comunicação e cultura. (4) A ontogénese do comportamento. (5) Etologia, áreas de aplicação e animais aquáticos


BIBLIOGRAFIA
Allen, C., & Bekoff, M. (1997). Species of mind. Cambridge: The MIT Press.
American Psychological Association (1986) Guidelines for ethical conduct in the care and use of animals. Washington, DC: Author.
Barnett, S. A. (1981). Modern Ethology. Oxford: Oxford UIniversity Press.
Brown, J. L. (1975). The evolution of behavior. N.Y.: W. W. Norton and Co.
Cartwright, J-A. (2002). Determinants of animal behaviour. East Sussex: Routledge.
de Sousa, L. (1985) Experiências precoces. ICBAS. Porto: Univ. Porto.
de Sousa, L. (1992). Orientação actual da psicologia: óptica etológica. In C. Rodrigues (ed.). O que é e tem sido a psicologia. Porto: Contraponto.
Dewsbury, D. A. (1978). Comparative animal behavior. N. Y.: McGraw-Hill Book Co.
Eibl-Eibesfeldt, I. (1984). Biologie du comportement. Paris: Diffusion Ophrys.
Eibl-Eibesfelldt, I. (1977). Amor e Ódio. Lisboa: Livraria Bertrand.
Goodenough, J., McGuire, B., & Wallace, R.A. (1993). Perspectives on animal behavior. N.Y.: John Wiley & Sons.
Eysenck, M.W. (2000). Psychology: a student's handbook. East Sussex: Psychology Press.
Gottlieb, G. (1997). Synthesizing nature-nurture. Mahwah, NJ: LEA.
Hinde, R. A. (1975). Le comportement animal. Paris: PUF. Tome I, II
Hinde, R.A. (1982). Ethology. Glasgow: William Collins Sons & Co.
Lorenz, K. (1974). A agressão, Lisboa, Moraes Editores.
Lorenz, K. (1975). Três ensaios sobre o comportamento animal e humano. Lisboa, Editora Arcádia
Lorenz, K. (1981). L'Homme dans le fleuve duvivant. Paris, Flammarion.
Manning, A. (1979). An introduction to animal behaviour. London: Edward Arnold, Ltd.
Orlans, F. B. (1997). Ethical decision making about animal experiments. Ethics & Behavior, 7, 163-171.
Shettleworth, S.J. (1998). Cognition, evolution, and behavior. NY: Oxford University Press
Slater, P.J.B. (1990). An introduction to ethology. Cambridge: Cambridge University Press.
Snowdon, C.T. (1983). Ethology, comparative psychology, and animal behavior, Ann. Rev. Psychol., 34, 63-94.
Soczka, L. (2003). A companhia dos lobos, Lisboa: Fim de Século.
Teyler, T.J. (1984) A primer of psychobiology: brain and behavior. NY: Freeman.
Tinbergen, N. (1951). The study of instinct. Clarenden Press, Oxford.
van der Dennen, J., Smillie, D., & Wilson, D. (Eds.) (1999). The darwinian heritage and socio-biology.Westport,CT: Praeger.
von Uexkull, J. (s.d.). Dos animais e dos homens. Lisboa: Livros do Brasil.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas e de discussão. Apresentação de trabalhos realizados pelos alunos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 50,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

1. Trabalho sobre tema no âmbito da Etologia
2. Exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho - 50%
Exame final - 50%

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

de acordo com as normas de avaliação em vigor

Melhoria de classificação

de acordo com as normas de avaliação em vigor
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 20:47:38 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico