Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Maria da Conceição Rangel

Maria da Conceição Rangel

Fotografia de Maria da Conceição Santos Silva Rangel Gonçalves
Nome: Maria da Conceição Santos Silva Rangel Gonçalves Ligação à página pessoal de Maria da Conceição Santos Silva Rangel Gonçalves
Sigla: MCSSRG
Estado: Ativo
Chave de associação FCT: J00236918BWH
https://www.authenticus.pt/R-000-ARW
http://orcid.org/0000-0002-0998-1437
https://www.cienciavitae.pt/2E18-5B36- 29C0
https://publons.com/researcher/B-3732-2012
Email Institucional: mrangel@icbas.up.pt
Extensão Telefónica: 5337
Telf.Alt.: 220428337

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Química

Cargos

Cargo Data de Início
Codiretor de Curso de Licenciatura Licenciatura em Bioengenharia 2021-05-12
Codiretor de Curso de Mestrado Integrado Mestrado Integrado em Bioengenharia 2015-09-28
Codiretor de Curso de Mestrado Mestrado em Bioengenharia 2021-05-12
Membro da Comissão Cientifica Mestrado Integrado em Bioengenharia 2015-09-28
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado Integrado em Bioengenharia 2015-09-28

Apresentação Pessoal

Maria da Conceição Rangel é Professora Associada do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. MCR é licenciada em Química-Ramo Científico (FCUP), com Doutoramento e Agregação em Ciências Biomédicas (ICBAS).

MCR tem sido responsável por unidades curriculares de Química Biológica, Termodinâmica, Biofísica e Análise Estrutural. Supervisionou/a o trabalho de vários Pós-Doutorados, Ph.D., M.Sc. e alunos do projeto.

Maria Rangel é uma Química Bioinorgânica cujos domínios de especialização são a Química Inorgânica e Física. Possui larga experiência nas áreas de Química de Coordenação e Espectroscopia. Os seus interesses de investigação centram-se no papel dos iões de metal nos seres vivos e, nos últimos anos, tem trabalhado na conceção de quelantes de ferro para: (a) novas estratégias para combater a infeção por deprivação de ferro; (b) tratamento de sobrecarga de Fe e (c) sensores de Fe. O seu interesse na Biologia do Ferro estendeu-se à Nutrição de Plantas e atualmente desenvolve projetos que visam a compreensão dos processos de nutrição mineral e design de quelatos de Fe para tratar problemas relacionados com a clorose férrica. A conceção de complexos de vanádio e zinco com efeito insulino-mimético e o estudo de compostos modelo do sistema B12 são dois tópicos que continua a explorar.

Maria Rangel tem sido investigadora principal de vários projetos multidisciplinares e tem uma experiência considerável na coordenação de equipas de desenvolvimento de investigação nas interfaces da química e da biologia.

Atualmente é Codiretora do Curso de Mestrado Integrado em Bioengenharia; Membro do Conselho Científico e Técnico do REQUIMTE, Coordenador do Grupo de Investigação do LAQV-REQUIMTE e Cientista Responsável pelos Laboratórios de NMR e EPR da UPORTO.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-24 às 06:10:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais