Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > FVAAS

Cursos

Fundamentos de Via aérea em ambiente de simulação

Os formandos terão capacidade de reconhecer situações de dificuldade de abordagem da via aérea, aplicar algoritmos e utilizar adequadamente equipamentos para o fim pretendido, elaborar um plano de abordagem segura da via aérea desde o reconhecimento à extubação. Serão ainda sensibilizados para adoção de estratégias adequadas de trabalho em equipa, comunicação e debriefing. Este curso é obrigatório no programa de Internato de Formação Especializada em Anestesiologia e de Medicina Intensiva. Sentiu-se agora a necessidade de vincula-lo ao ICBAS de maneira mais formal para assegurar a viabilidade e sustentabilidade do mesmo, dando também o seu contributo para o catálogo da U. Porto juntando-lhe uma formação num tema tão proeminente como este que é o da via aérea. Esta formação, em linha com os novos paradigmas de ensino-aprendizagem, contribui para a inovação da oferta formativa da U. Porto, respondendo a desafios e necessidades do ambiente profissional a que se destina. Assim, contribui ativamente para os objetivos estratégicos da U.Porto no que respeita à modernização e melhoria da oferta formativa (E2) e à promoção da formação integral dos estudantes (E3). Trata-se, ainda de uma formação com vista ao reforço das competências internos e especialistas da carreira médica, no enquadramento da formação vocacionada para upskilling e reskilling de adultos proposta pelo ICBAS e pelo ULSSA, ao abrigo do Programa Impulsos Adulto. O curso é constituído por uma unidade curricular obrigatória comum a todos os formandos e duas unidades opcionais, devendo os formandos escolher aquela que for adequada à sua formação de base.
Instituições Parceiras: ULSSA; Comitée Europeu para o Ensino da Anestesiologia.

Objetivos

Pretende-se que com esta formação os candidatos sejam capazes de no final:
1. Reconhecer Situações de Dificuldade na Abordagem da Via Aérea;
2. Elaborar Planos de Abordagem da Via Aérea;
3. Adquirir Competências Técnicas e Não Técnicas para uma abordagem Segura da Via Aérea.

Informações

Destinatários:

Internos e Especialistas de Anestesiologia;
Internos e Especialistas de Medicina Intensiva;
Internos e Especialistas de Medicina Interna; Qualquer especialidade que contacte com a necessidade de abordagem da via aérea intra ou extra-hospitalar.


Início da formação: A definir

Fim da formação: A definir

Regime de funcionamento: b-learning

Link: Programa 2024/2025 - A definir

Idioma: Português

Números clausus:

Nº mínimo - 16
Nº vagas - 30

Propina: 600¤

Seguro escolar: 
2¤ 


Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação:

Podem candidatar-se a este curso internos e especialistas de anestesiologia, de medicina intensiva, de medicina interna e aqueles que comprovem que contactam com a necessidade de abordagem da via aérea intra ou extra-hospitalar, ser maior de 18 anos e residência em Portugal. Caso se candidate um número de formandos inferior ao número máximo de vagas, todos os que cumpram as condições de acesso serão selecionados e seriados pela ordem de submissão da candidatura.
Caso o número de candidatos seja superior, a seleção e seriação deverá ser efetuada através da análise do currículo, com base nos seguintes critérios:

1º critério:
Habilitações (10 pontos): · Licenciatura – 10 pontos; · Mestrado – 5 pontos; · Doutoramento – 2 pontos.

2º critério:
Experiência profissional demonstrada nas áreas indicadas em “Destinatários” (5 pontos): · Entre 0 e 3 ano – 5 pontos; · Entre 3 e 5 anos – 3 pontos; · Mais de 5 anos – 1 pontos. Em caso de empate, será considerada a menor idade.

Em caso de empate, será considerada a menor idade.


Calendarização: 

Apresentação das candidaturas

A definir

Resultados provisórios

 

Audiência dos interessados

 

Resultados definitivos

 

Matrículas e inscrições

 

 

Concurso para atribuição de bolsa de incentivos:


Nº bolsas: A definir


Valor bolsa individual: A definir


Informações sobre candidatura disponíveis no edital do concurso para bolsa de incentivos: EDITAL (A disponibilizar em breve)

Regulamento aplicável:
 Regulamento nº 397/2025, de 24 de março de 2025

Apresentação de candidatura à bolsa | O interesse na atribuição de bolsa de incentivos deve ser manifestado, em simultâneo à candidatura à formação, através do preenchimento do formulário de candidatura à bolsa (igualmente disponibilizado no módulo de candidaturas, na seção “Informação a fornecer - Documentos digitalizados”) e upload do mesmo no módulo de candidaturas em “Documentos digitalizados”.


Documentação a apresentar | Para instrução da candidatura à bolsa, o/a candidato/a deverá disponibilizar:

  1. Cópia do Documento de Identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte)[1]
  2. Comprovativo de residência em território nacional[2]
  3. Curriculum vitae atualizado
  4. Certidão de conclusão do último grau académico obtido
  5. Declaração de situação de desemprego, comprovada documentalmente através de Inscrição em Centro de Emprego ou Declaração da Segurança Social (se aplicável) 

[1] Em alternativa, no caso de não existir consentimento do titular, deverá proceder-se à exibição presencial do documento para efeitos de recolha manual dos dados necessários e/ou confirmação simples da identidade.

[2] São admitidos como comprovativos de residência os seguintes documentos: recibos (eletricidade, água, internet, telecomunicações, renda, etc…); certidão da Junta de Freguesia; nota de liquidação do IRS; certidão de Domicílio Fiscal; comprovativo de morada (habitualmente obtido nas lojas do cidadão, Portal das Finanças e Juntas de Freguesia); ou certidão digital para fazer prova da morada.


Proteção de Dados:

Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa Impulso Adultos da U.Porto» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt


Contactos

Para informações sobre candidaturas ou inscrições, por favor contacte:

Unidade de Pós-Graduação e Educação Contínua

 

Horário de Atendimento:

  • 10h:00 - 12h:00
  • 14h:00 - 15h:30

Dados Gerais

Docente Responsável: Mário Santos
Sigla: FVAAS
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2024/2025
Duração: 30 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Fundamentos de Via aérea em ambiente de simulação (4,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 21:29:47 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico