Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > OPA

Cursos

As ómicas na produção animal

O ambiente ruminal é um ecossistema complexo e abriga uma grande diversidade de microrganismos, como bactérias, protozoários, fungos e archaeas, que desempenham um papel crucial na fermentação dos alimentos. O estudo com recurso a ferramentas ómicas avançadas, incluindo a metabolómica e a genómica, pode contribuir para esclarecer as interações entre a dieta dos animais, o microbioma ruminal e a produção de metabolitos, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias nutricionais mais eficazes, melhorando a saúde e o desempenho dos animais e, potencialmente, aumentando a eficiência na produção pecuária. Esta ação destina-se a profissionais do setor agrário e visa capacitar o formando na compreensão das ferramentas de metabolómica e genómica essenciais para identificar, quantificar e caracterizar os metabolitos e o microbioma presentes no fluído ruminal por forma a formular novas estratégias para aumento da eficiência alimentar, do desempenho animal e da qualidade dos produtos de origem animal.
Os estudantes de Ciências Agrárias e Veterinárias das IES do consórcio, poderão beneficiar de formação em ómicas, centrada na modernização tecnológica e digital dos setores de cuidados de saúde veterinários e da produção animal. Também os docentes destas áreas das IES do consórcio poderão fazer uso das formações com vista à utilização das técnicas de Metabolómica e Genómica nos processos de ensino-aprendizagem das formações em Medicina Veterinária, Enfermagem Veterinária e Zootecnia e áreas afins. Esta formação, em linha com os novos paradigmas de ensino-aprendizagem, contribui para a inovação da oferta formativa da U. Porto, respondendo a desafios e necessidades do ambiente profissional a que se destina. Assim, contribui ativamente para os objetivos estratégicos da U.Porto no que respeita à modernização e melhoria da oferta formativa (E2) e à promoção da formação integral dos estudantes (E3).
Formação com vista ao reforço das competências de profissionais do setor agrícola cuja formação de base é enquadrável na área das ciências agrárias e áreas afins (no seio da agricultura, silvicultura, pescas e ciências veterinárias: Agronomia, Ambiente e Recursos Naturais, Tecnologia alimentar, Zootecnia e Ciência Animal), no enquadramento da formação vocacionada para upskilling e reskilling de adultos, proposta pelo ICBAS em parceria com Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV), Rede de Química e Tecnologias (REQUIMTE), ao abrigo do Programa Reforma e Modernização das Ciências Agrárias” (rede integrada de formação para a modernização das Ciências Agrárias - Agro@TecVerde) (RE-C06-i07).

Instituições Parceiras: Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV), Rede de Química e Tecnologias (REQUIMTE).

Objetivos

Com base nos objetivos elencados, o conteúdo programático versará aspetos da metabolómica e genómica ruminal integradas, com atenção à saúde ruminal e nutrição, enquadrando, entre outros:
  1. Fisiologia digestiva do animal ruminante;
  2. Metabolómica ruminal: Metodologias analíticas em metabolómica (espectrometria de massa, cromatografia, NMR) aplicadas ao estudo do rúmen. Identificação e caracterização de metabolitos presentes no ambiente ruminal;
  3. Genómica do microbioma ruminal: Composição e diversidade microbiana no rúmen. Sequenciação de alto rendimento (Next-Generation Sequencing - NGS) para estudos do microbioma;
Integração de dados - genómica e metabolómica: Abordagens para integrar dados genómicos e metabólicos para compreender a função do microbioma ruminal. Estudos de associação genómica com metabolitos ruminais.

Informações

Início da formação: 01 de abril de 2026

Fim da formação: 30 de abril de 2026

Idioma de Lecionação: Totalmente em Português

Regime de funcionamento: B-learning

Números clausus:

Nº mínimo - 5
Nº vagas - 25

Propina: 120¤

Seguro escolar: 
2¤ 

NOTA: Esta formação não tem bolsas atribuídas.

Destinatários:
Profissionais do setor agrário, como por exemplo, pessoas cuja formação de base é enquadrável na área das ciências agrárias e áreas afins (no seio da agricultura, silvicultura, pescas e ciências veterinárias: Agronomia, Ambiente e Recursos Naturais, Tecnologia Alimentar, Zootecnia e Ciência Animal).

Programa: brevemente 
 
Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação:

Profissionais do setor agrário, como por exemplo pessoas cuja formação de base é enquadrável na área das ciências agrárias e áreas afins (no seio da agricultura, sivicultura, pescas e ciências veterinárias: Agronomia, Ambiente e Recursos Naturais, Tecnologia alimentar, Zootecnia e Ciência Animal).

Critérios de seleção:
Caso se candidate um número de formandos inferior ao número máximo de vagas, todos os que cumpram as condições de acesso serão selecionados e seriados por ordem alfabética. Caso o número de candidatos seja superior, a seleção e seriação deverá ser realizada, com base no currículo, nos seguintes pressupostos:

- Número de anos de experiência (máximo de 15 pontos)

  • Sem experiência (15 pontos)
  • Menos de 1 ano (10 pontos)
  • Entre 1 e 3 anos (5 pontos)
  • Mais de 3 anos (2 pontos)

- Nível de formação (máximo de 5 pontos)

  • Licenciatura (5 pontos)
  • Mestrado (3 pontos)
  • Doutoramento (2 pontos)

- Critério de desempate: menor idade.

Calendarização: 

Apresentação das candidaturas

13 de fevereiro a 04 de março de 2026

Resultados provisórios

10 de março de 2026

Audiência dos interessados

11 de março a 24 de março de 2026

Resultados definitivos

26 de março de 2026

Matrículas e Inscrições

27 de março a 30 de março de 2026

Apresentação de reclamação dos candidatos

27 de março a 17 de abril de 2026

Publicação da decisão de reclamações

20 de abril de 2026


NOTA: Esta formação não tem bolsas atribuídas.

Informação a fornecer - Documentos digitalizados

  • PGEC Documento de Identificação (cc / bi / passaporte) ou declaração de dados pessoais (Obrigatório)
  • Curriculum vitae actualizado (onde conste, de forma clara, concisa e objectiva, o percurso académico e profissional do candidato identificando o número de anos no mercado de trabalho). (Obrigatório)
  • Certidão de conclusão do último grau obtido (Obrigatório)
  • Comprovativo de residência em território nacional (Obrigatório)
  • Declaração da entidade patronal com informação de categoria/cargo e tempo de serviço (Obrigatório)
  • Declaração de situação de desemprego, comprovada documentalmente através de inscrição em Centro de Emprego ou Declaração da Segurança Social. (Opcional)
  • Outros documentos que considere pertinentes para a aplicação dos critérios de seriação (Opcional)

Proteção de Dados
Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa Reforma e Modernização das Ciências Agrárias» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt


Contactos

Para informações sobre candidaturas ou inscrições, por favor contacte:

Unidade de Pós-Graduação e Educação Contínua

Email: posgrad@icbas.up.pt
Telefone: 220428006

 

Horário de Atendimento:

Segunda-feira:10h:00 - 12h:00 / 14h:00h - 18h:00
Terça-feira: 10h:00 - 12h:00 / 14h:00 - 15h:30
Quarta-feira: 10h:00 - 12h:00
Quinta-feira: 10h:00 - 12h:00 / 14h:00h - 18h:00
Sexta-feira: 10h:00 - 12h:00 / 14h:00 - 15h:30


Dados Gerais

Docente Responsável: João Mesquita
Sigla: OPA
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2024/2025
Duração: 28 Horas

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • As ómicas na produção animal (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2026-05-02 às 00:56:01 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico