Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > LCMA

Cursos

Licenciatura em Ciências do Meio Aquático

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A licenciatura em Ciências do Meio Aquático enquadra-se na área da Biologia Fundamental e Aplicada, estando vocacionada para a investigação científica e desenvolvimento tecnológico. Oferece formação em:

  •     Biologia Marinha
  •     Ecologia aquática
  •     Aquacultura
  •     Gestão de recursos aquáticos
  •     Tecnologia alimentar
  •     Gestão ambiental

Além disso, nos dois primeiros anos é dada uma formação geral em Biologia, com formação complementar em Química, Bioquímica, Geologia e Estatística, oferecendo aos estudantes uma preparação básica que lhes permite ingressar em diversos cursos de 2º ciclo (mestrado) na área das ciências da vida e do ambiente.

Os estudantes têm possibilidade de participar em projetos de investigação em biologia de animais marinhos, aquacultura, comportamento animal, efeitos de poluentes e consequências das alterações climáticas, entre outros.

Além dos trabalhos de laboratório, em diversas disciplinas são feitas visitas de estudo e trabalhos de campo.


Objetivos

Pretende-se que o curso seja diversificado quanto aos temas leccionados, permitindo a formação de quadros superiores com capacidade para resolução de problemas práticos, tendo elevada aptidão científica e tecnológica. Devido à acumulação dos problemas ambientais nos oceanos, zonas costeiras, estuários, rios e albufeiras, a formação na área ambiental é uma componente importante do plano de estudos. Por outro lado, o curso dá destaque a produção animal em meio aquático como meio de obter produtos alimentares de qualidade (peixe e outros).

Áreas de Especialização

Esta licenciatura, criada em 1981, enquadra-se no domínio da Biologia Geral e Aquática e encontra-se adequada ao “Processo de Bolonha”, tendo 3 anos de duração. Tem como principais objectivos preparar futuros investigadores, docentes e quadros superiores de instituições e empresas, com sólidos conhecimentos de Biologia Geral e preparação específica em:

Biologia Marinha
Ecologia Aquática
Produção Aquática
Gestão de Recursos Aquáticos
Tecnologia Alimentar

O Plano de Estudos é específico e autónomo relativamente aos restantes cursos do ICBAS, desde o 1º ano. Está organizado em unidades curriculares trimestrais de ensino intensivo, para uma maior eficácia na aprendizagem. Os licenciados em CMA poderão dar continuidade à sua formação obtendo um Mestrado ou Doutoramento no ICBAS, de forma a progredirem nas suas carreiras.

Competências Profissionais


Saídas Profissionais

Os dados disponíveis indicam que os licenciados se distribuem por um conjunto diversificado de empregos. Com base nas informações recolhidas, podemos dizer que os licenciados têm encontrado colocação, muito embora possam não ter de imediato uma situação estável, uma vez que muitos têm iniciado a sua vida profissional como bolseiro de investigação. Com as novas licenciaturas de apenas 3 anos, segundo o modelo do "Processo de Bolonha", torna-se quase indispensável aos novos licenciados frequentarem um mestrado, e muitos até optam por obter um doutoramento, de forma a reforçarem a sua formação académica, uma situação que se verifica na generalidade das licenciaturas nos diversos domínios científicos.

Além das bolsas, em termos de emprego mais estável, podemos referir o ensino superior, a investigação científica, a aquacultura e o sector dos produtos alimentares. A divulgação científica, oceanários e aquários públicos têm também possibilitado interessantes carreiras profissionais a antigos alunos desta licenciatura.

Outros distribuem-se por um leque variado de profissões, por vezes não relacionados com o perfil específico dos licenciados em Ciências do Meio Aquático, mas em que são também aplicadas aptidões desenvolvidas na licenciatura.

O reconhecimento de habilitação suficiente para leccionar biologia no ensino secundário e de habilitação própria para a área das ciências da natureza no ensino básico constitui uma outra alternativa em termos de saídas profissionais.


Informações

REGIME GERAL DE ADMISSÃO

Podem candidatar-se à licenciatura em CMA os estudantes que tenham completado o 12º ano, ou possuam habilitação legalmente equivalente, e tenham realizado a prova de ingresso de Biologia e Geologia.

OUTROS REGIMES DE INGRESSO

Podem também ingressar em CMA os estudantes de outras licenciaturas, que se candidatem às vagas disponíveis para mudança de curso.
Os currículos de outros cursos na área biológica permitem obter equivalências a diversas unidades curriculares de CMA. Existem ainda vagas  para candidatos já com outras licenciaturas e para o regime destinado a maiores de 23 anos.

Para mais informações consultar:
Provas de Ingresso

Poderá consultar o perfil deste curso adequado a Bolonha consultando a seguinte BROCHURA

Plano de Estudos - Publicado em DR

Novo Plano Estudos CMA, publicado a 26 de Janeiro de 2012

Regulamento


Comentários


Contactos

Lea Oliveira - Email: secmestint@icbas.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 9708
Diretor: Alexandre Lobo da Cunha
Sigla: LCMA
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2007/2008
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-10-18 às 08:43:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais