A formação em Medicina Veterinária integra desde 1994 a oferta formativa do ICBAS, sendo desde 2007 um Mestrado Integrado (MIMV).
Enquanto ramo das ciências da saúde, o MIMV beneficia muito do ambiente multidisciplinar proporcionado pelo ICBAS (sem qualquer paralelo no ensino universitário português), onde a partilha de recursos e conhecimento com as graduações em Medicina, Ciências do Meio Aquático, Bioquímica, Bioengenharia e, mais recentemente, Medicina Dentária permite criar um ambiente de aprendizagem mais enriquecedor e uma total complementaridade das formações em torno do conceito “Uma Saúde”.
Outra das grandes forças do MIMV é a excelência do seu ensino prático que, desde o primeiro ano, se baseia no contacto direto e na organização dos estudantes em pequenos grupos.
O
plano de estudos do MIMV, contempla todas as áreas e disciplinas obrigatórias na formação em medicina veterinária estabelecidas pela
legislação europeia que regula as qualificações profissionais, facilitando assim o reconhecimento internacional da formação e a mobilidade de estudantes e graduados no espaço europeu.
O curso, com uma duração de 5,5 anos (11 semestres e 330 créditos ECTS), tem como ponto de partida a estrutura, a função e o comportamento dos animais saudáveis para, a partir do terceiro ano, abordar as doenças que os afetam e os procedimentos médicos e cirúrgicos necessários para os tratar. Nos últimos anos são também abordadas as responsabilidades dos médicos veterinários na proteção da saúde humana.
O objetivo é capacitar os estudantes para:
- Proteger (aconselhando e agindo) a saúde e o bem-estar dos animais, bem como os princípios da biossegurança;
- Diagnosticar os problemas de saúde que afetem os animais ou as populações animais;
- Cuidar e tratar, implementando protocolos de maneio e tratamentos adequados;
- Agir sempre em prol da saúde pública, sendo uma sentinela e o garante da saúde animal, da segurança alimentar e da produção animal, de acordo com o princípio de "Uma Saúde" animal, humana e ambiental.
O ICBAS dispõe de modernas unidades de prestação de serviços à comunidade que foram criadas, precisamente, para apoiar a formação veterinária, nomeadamente:
Os estudantes acompanham também um serviço de clínica ambulatória dirigido a equinos, bovinos e outras espécies pecuárias. A formação prática de outras vertentes da atividade veterinária conta ainda com o prestimoso apoio de numerosas instituições, empresas e serviços.
Numa escola focada na ciência, a diversidade de programas doutorais e de projetos de investigação nos diferentes ramos biomédicos permite aos estudantes uma primeira aproximação à investigação científica que, mais tarde, se poderá concretizar na proposta ou integração em projetos de investigação. Nesta vertente, para além dos muitos laboratórios e unidades de investigação existentes no ICBAS, a escola mantém uma cooperação estreita com importantes institutos de investigação:
Complementarmente, o MIMV está empenhado em obter o reconhecimento pelo
European Committee of Veterinary Education (ECOVE) e pela
European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE), tendo realizado um conjunto significativo de investimentos com o objetivo de dar cumprimento às recomendações enunciadas no
relatório final de avaliação.
Objetivos
O programa formativo compreende 59 unidades curriculares (disciplinas) distribuídas por cinco anos (10 semestres), podendo os programas específicos de cada unidade curricular ser consultados, no
Plano Oficial 2018. No sexto ano, os estudantes realizam um estágio na área profissional da sua preferência. Mais informações podem ser consultadas na página da
unidade curricular estágio.
Competências Profissionais
No final do seu ciclo de estudos, os graduados estão capacitados para prestarem assistência médica às espécies animais mais relevantes, bem como para contribuírem para o abastecimento alimentar e para a proteção do ambiente e da saúde pública. Esta formação pluripotente, que abarca todas as competências previstas na legislação europeia relativa à formação veterinária, permite a inscrição na Ordem dos Médicos Veterinários. Para conhecer o conjunto das atividades desenvolvidas por Médicos Veterinários consultar o artigo 1.º do Código Deontológico Médico-Veterinário.
Saídas Profissionais
Os graduados pelo ICBAS podem exercer a sua atividade em qualquer dos domínios profissionais da medicina veterinária:
- medicina e cirurgia de animais de companhia, espécies pecuárias e equinos;
- controlo das doenças epizoóticas e zoonoses;
- qualidade e segurança alimentar;
- gestão e desenvolvimento dos sistemas de produção animal;
- bem-estar animal;
- saúde pública e proteção ambiental.
Para além destas funções, a formação médica recebida permite aos Mestres em Medicina Veterinária trabalhar em muitas outras funções ou com outras populações animais, nomeadamente os animais exóticos e a avifauna silvestre.
Adicionalmente, o ambiente pluridisciplinar do ICBAS (único no panorama das ciências da saúde em Portugal) proporciona excelentes condições para formação pós-graduada em outros domínios do conhecimento biomédico, bem como para a realização de investigação científica.
Informações
-
Sobre o ingresso e a frequência do MIMV
Podem candidatar-se a frequentar o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária os estudantes que tenham completado o 12º ano de escolaridade ou possuam habilitação legalmente equivalente e que realizem as provas nacionais de ingresso anualmente anunciadas. Mais informações, podem ser consultadas no
site do Direção-Geral do Ensino Superior.
Anualmente são ainda fixadas vagas para acesso e ingresso pelos seguintes regimes:
Quando aplicável, o reconhecimento de formação anterior em unidades curriculares do MIMV (“equivalência de disciplinas”) é realizado por uma Comissão Científica, com base na análise casuística dos conteúdos programáticos, incluindo orientação à formação em medicina veterinária, e no esforço traduzido em créditos ECTS.
Anualmente são também disponibilizadas vagas para frequência de unidades curriculares singulares. Conheça aqui a nossa oferta.
- Sobre o reconhecimento (“equivalência”) dos graus de mestre em Medicina Veterinária e de Licenciado em Estudos Básicos em Ciências da Saúde Animal requeridos por titulares de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras
Deve consultar a plataforma da Direção-Geral de Ensino Superior sobre
Reconhecimento de Graus e Diplomas.
Outras informações sobre os procedimentos instituídos no ICBAS na análise dos pedidos de reconhecimento serão disponibilizadas brevemente.
Para mais esclarecimentos sobre os reconhecimentos de Graus e Diplomas, poderá ainda contactar:
acreditacao@icbas.up.pt
Contactos
Serviços Académicos - Unidade Pré-Graduação
Ana Rodrigues E-mail: Secretariado da Direção do Ciclo de Estudos