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Mestrado em Aconselhamento Genético

Dados Gerais

Código Oficial: M360
Sigla: MAG

Diplomas

  • Mestrado em Aconselhamento Genético (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Bases do Aconselhamento Genético (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Estágio Profissionalizante

AG12 - ECTS

O objetivo geral do estágio profissionalizante do MAG é a aquisição das competências centrais em aconselhamento genético (tabela abaixo), tal como definidas para esta profissão pelo EBMG.

Essas competências serão adquiridas gradualmente ao longo do estágio, pelo que será útil ter avaliações pe­rió­di­cas e/ou de cada estágio parcelar em valências da genética médica (previamente definidas ou opcionais); tal dará ainda ao estagiário/a a possibilidade de ir aferindo e corrigindo, se necessário, o seu próprio desempenho.

Deverá ser recordado que os profissionais não-médicos de aconselhamento genético não esta­rão prepa­ra­dos, nem se­rão responsáveis por fazer diagnóstico de doenças. Assim, após a conclusão do mestrado, os novos profissionais deverão ser necessaria­mente integrados em equipas multidisciplina­res de centros ou serviços que prestem cuidados de saúde na área da genética médica. Os futuros profissionais não-médicos de aconselhamento genético deverão trabalhar sempre sob a supervisão de médico especialista e com doentes e famílias com diagnóstico clínico e genético estabelecido. O seu trabalho poderá vir a ser desen­volvido no contexto geral de um serviço ou consulta de genética médica ou ser focado numa doença ou grupo de doenças específicas (e.g., cancro) ou numa valência particular (e.g., diagnóstico pré-natal).

Seminário de Investigação

AG13 - ECTS

O objetivo específico desta UC é a realização de um pequeno projeto na área do aconselhamento genético, que conduza à publicação de artigo, como 1º autor(a), em revista indexada.

A UC pretende aprofundar os métodos de investigação, o espírito crítico e a proficiência dos estudantes na produção de trabalhos científicos e profissionais de alto nível, e na sua promoção e divulgação; desenvolver competências de comunicação (oral e escrita) e estimular o espírito crítico a capacidade de problematização, discussão e debate, em ambiente multidisciplinar, em especial em temáticas do aconselhamento genético de particular relevância.

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