| Código: | RM31 | Sigla: | TA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Biologia e Ecologia Marinhas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Microscopia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCMRM | 4 | Plano Oficial 2018 | 1 | - | 5 | 50 | 135 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Maria João Tomé da Costa Sousa da Rocha | Regente |
| Teórica: | 2,14 |
| Práticas Laboratoriais: | 1,43 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 2,143 |
| Maria João Tomé da Costa Sousa da Rocha | 2,143 | ||
| Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,429 |
| Rodrigo Franco Alves | 1,429 |
Nas últimas décadas, a Toxicologia Aquática tem-se desenvolvido de forma notável, impulsionada pela crescente escassez de água potável a nível global e pela diminuição dos recursos marinhos — fatores cruciais para a sustentabilidade da vida no nosso planeta. Nesse contexto, os principais objetivos desta unidade curricular (UC) são fornecer conhecimentos e desenvolver competências numa área intrinsecamente multidisciplinar, que articula a toxicologia com a biologia, ecologia e química aquáticas.
Para tal, serão estudados os efeitos de compostos de origem antropogénica, bem como de substâncias naturais e outros materiais com potencial para alterar processos biológicos em organismos aquáticos. A abordagem contemplará diversos níveis de organização biológica, incluindo células, organismos individuais, comunidades e ecossistemas.
Os principais ambientes considerados para estudo serão os ecossistemas aquáticos marinhos, estuarinos e de água doce. Neste âmbito, será analisada não apenas a qualidade da água, mas também as matrizes associadas, como sedimentos e materiais em suspensão.
Ao longo da UC, será dada especial ênfase à realização e aplicação de ensaios de toxicidade estandardizados — agudos, subagudos e crónicos —, os quais permitem avaliar parâmetros como sobrevivência, crescimento e reprodução de espécies aquáticas selecionadas com base na sua relevância ecológica e sensibilidade. A utilização de bioindicadores e biomarcadores será igualmente abordada como ferramentas fundamentais para a investigação da toxicidade em ambientes aquáticos.
Por fim, serão fornecidas as bases e ferramentas essenciais para a avaliação do risco ecológico associado à poluição dos ecossistemas aquáticos.
Espera-se que os alunos adquiram competências sólidas na área da Toxicologia Aquática, sendo capazes de participar na avaliação de situações de risco ambiental, propor soluções eficazes para a sua prevenção e identificar os métodos analíticos mais adequados para o diagnóstico do grau de poluição nos ecossistemas aquáticos.
A unidade curricular adota uma abordagem construtivista, centrada no estudante como agente ativo no seu próprio processo de aprendizagem. O ensino será orientado para a promoção da autonomia intelectual, pensamento crítico e resolução de problemas.
Os estudantes são incentivados a formular questões, desenvolver hipóteses, argumentar com base em evidência científica e construir conclusões próprias a partir da análise e interpretação da informação apresentada. Durante as aulas, serão colocados desafios teóricos e práticos que visam estimular a participação ativa, a cooperação entre pares e a integração de conhecimentos prévios com novos conteúdos.
Este método visa não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de competências científicas e comunicativas, preparando os estudantes para enfrentar situações reais em contextos de investigação, gestão ambiental ou conservação da biodiversidade aquática.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Participação presencial | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 85,00 |
| Frequência das aulas | 50,00 |
| Total: | 135,00 |
Presença a 3/4 das aulas lecionadas e realização dos trabalhos especiais.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com Exame final.
Fórmula de avaliação:
Classificação final = Nota de exame final teórico (60%) + Média da classificação obtida nos trabalhos práticos (40%).
Para obter aprovação à unidade curricular, a classificação mínima a obter nas componentes que constituem a classificação final deverá ser igual ou superior a 9,5 valores em 20.
Os trabalhadores estudantes, dirigentes associativos e outros estudantes com estatuto especial serão avaliados de forma similar aos estudantes regulares. Porém, nos casos em que a lei isenta de reprovação por faltas as aulas os estudantes ficarão sujeitos à avaliação por exame teórico/teórico prático final sobre o conteúdo lecionado nas aulas desta UC, no qual terão de obter a nota mínima de 9,5 valores em 20.
Classificação final = Nota de exame final teórico (100%)
A melhoria da classificação obtida no processo de avaliação contínua poderá ser realizada em Exame Final, de acordo com a fórmula.
Classificação final = Nota de exame final teórico (60%) + Nota de avaliação contínua (40%).
A nota mínima de cada componente é de 9,5 valores em 20.