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Seminário em Aquacultura / Pescas

Código: RM12     Sigla: SAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Aquacultura e Pescas

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 17-02-2025 a 18-07-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 2 Plano Oficial 2018 1 - 5 10 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eduardo Jorge Sousa da Rocha Regente
Tânia Vieira Madureira Regente

Docência - Horas

Seminário: 0,71
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 0,714
Alice Fernanda de Abreu Ramos 0,071
Eduardo Jorge Sousa da Rocha 0,571
Tânia Vieira Madureira 0,072

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Em Inglês, se necessário | In English, if needed

Objetivos

Aquisição e aperfeiçoamento de metodologias de pesquisa, de análise e de síntese escrita e oral de bibliografia especializada, em determinada temática da área da aquacultura e pescas.

Proporcionar a oportunidade do mestrando aprofundar conhecimentos na sua área de especialização, numa experiência de ensino-aprendizagem que, individualmente, simula em certa medida a feitura da Introdução original de uma Dissertação ou de um Relatório de Estágio de 2.º ciclo.

Resultados de aprendizagem e competências

Conseguir planear e de se integrar na organização de um seminário, composto por uma série de apresentações temáticas sucessivas.

Adquirir competências para apresentar publicamente uma síntese temática num espaço de tempo de duração mais longo, na forma de palestra dirigida a audiência com cultura científica, sujeita a interação através da colocação de questões e a sua defesa.

Ter segurança em apresentações públicas e perante um júri.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos variam conforme os tópicos dos trabalhos realizados e apresentados pelos estudantes, no âmbito da vasta área das Ciências do Mar e os seus Recursos em particular, em contextos de investigação básica (da molécula ao ecossistema) ou de aplicação científico-técnica (da produção à valorização de produtos e serviços), tendo em conta um contexto de especialização em Aquacultura e Pescas.

Bibliografia Obrigatória

n.a. (ver observações - see observations); n.a. (ver observações - see observations)

Observações Bibliográficas

Artigos científicos em revistas (sobretudo internacionais), livros, manuais, relatórios e outras fontes de informação selecionadas de acordo com a temática escolhida pelos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Orientação tutorial, com sessões de aconselhamento, em discussão individual ou em grupo, e de monitorização da redação e da entrega (em formato digital PDF) de um documento monográfico de síntese e revisão crítica (com extensão recomendada mínima de 20 e máxima de 40 páginas), sobre o tópico escolhido para integração no seminário, sujeito a apresentação e discussão.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Frequência das aulas 8,00
Trabalho escrito 125,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Consoante as normas da UPorto. Presença a 3/4 das aulas de orientação tutorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação decorre da ponderação entre classificação da monografia escrita (70%) e capacidade demonstrada na integração individual na sessão/sessões do seminário, com ênfase para a qualidade da apresentação oral (15 a 20 min) e defesa perante questões colocadas (30%).

Provas e trabalhos especiais

Redação e entrega (1 ficheiro digital, em PDF) de um documento monográfico original, com extensão recomendada mínima de 20 e máxima de 40 páginas, de síntese e revisão crítica do tópico escolhido para integração no seminário. O trabalho é sujeito a apresentação e discussão oral. A entrega é feita na véspera do dia da apresentação.

O estudante terá de seguir as instruções de formatação dadas na 1.ª aula. O estilo de colocação de citações no texto e lista de referências será o da revista internacional Aquatic Toxicology (da Elsevier).

Para fomentar o incremento de capacidades individuais de escrita científica, tendo em conta que é a lingua franca no contexto internacional, recomenda-se o uso de da língua inglesa.

Melhoria de classificação

Entrega e apresentação de um novo Seminário, sobre um novo tópico.

Observações

Serão feitas sessões de orientação tutorial, marcadas em horário formal, em que os estudantes discutem as temáticas abordadas e apresentam os seus progressos.
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