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Etologia Geral e de Animais Aquáticos

Código: RM04     Sigla: EGAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Comportamento

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 14-02-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências do Comportamento
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 14 Plano Oficial 2018 1 - 5 50 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Isabel Ferreira Magalhães Gamito Carrilho Regente
Margarida Duarte Cerqueira Martins de Araújo Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,14
Teorico-Prática: 1,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,143
Ana Isabel Ferreira Magalhães Gamito Carrilho 2,00
Margarida Duarte Cerqueira Martins de Araújo 0,143
Teorico-Prática Totais 1 1,429
Ana Isabel Ferreira Magalhães Gamito Carrilho 1,429

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os alunos que obtenham aprovação à UC Etologia Geral e de Animais Aquáticos sejam capazes de:

(1) Analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal;

(2) Compreender os grandes sistemas comportamentais comuns às várias espécies, necessários para a sua sobrevivência;

(3) Analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos;

(4) Compreender a aplicação destes conhecimentos nos animais aquáticos;

(5) Entender a importância do bem-estar animal e do respeito pelos princípios éticos;

(6) Aplicar os métodos de investigação adequados ao estudo do comportamento animal;

(7) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da observação do comportamento de uma espécie selecionada.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que esta UC tenha uma grande participação dos estudantes, que deverão:

(1) Sedimentar os conhecimentos adquiridos aplicando-os ao estudo dos animais aquáticos;

(2) Desenvolver trabalhos individuais e em grupo que promovam a capacidade de reflexão e o espírito crítico;

(3) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da observação do comportamento de uma espécie selecionada;

(4) Desenvolver a capacidade de comunicar, apresentando trabalhos de revisão/originais sob a forma de comunicação oral ou poster.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

(1) Evolução histórica da etologia e principais conceitos; a evolução filogenética do comportamento.

(2) Estudo dos sistemas comportamentais (agonístico, sexual, vinculativo); o comportamento territorial e hierárquico. Comunicação e cultura.

(3) Etologia cognitiva e Ontogénese do comportamento. 

(4) Métodos de investigação em Etologia. Desenho experimental. Etogramas. Análise de resultados.

(5) Stress, bem-estar e ética.

(6) Etologia e suas áreas de aplicação.

(7) Bem-estar em aquacultura.

(8) A importância dos Peixe-zebra como modelo animal.

(9) Etologia e conservação.

(10) Acompanhamento e apresentação dos projetos realizados pelos alunos.

Bibliografia Obrigatória

Lee Alan Dugatkin; Principles of Animal Behavior, W. W. Norton & Company, 2020. ISBN: 978-0393920451
Michael Breed and Janice Moore; Animal Behavior, Academic Press, 2016. ISBN: 9780128015322
Felicity Huntingford; Malcolm Jobling; Sunil Kadri A ; Aquaculture and Behavior , John Wiley & Sons, 2012. ISBN: 9781405130899
Edward J. Branson ; Fish welfare , Blackwell Publishing Ltd. , 2008. ISBN: 9781405146296

Bibliografia Complementar

A.V. Kalueff, J.M. Cachat ; Zebrafish Models in Neurobehavioral Research, Humana Press, 2011. ISBN: 978-1-4939-5922-8

Observações Bibliográficas

Bibliografia Adicional:

Martins, C. I., Galhardo, L., Noble, C., Damsgård, B., Spedicato, M. T., Zupa, W., Beauchaud, M., Kulczykowska, E., Massabuau, J. C., Carter, T., Planellas, S. R., & Kristiansen, T. (2012). Behavioural indicators of welfare in farmed fish. Fish physiology and biochemistry, 38(1), 17–41. https://doi.org/10.1007/s10695-011-9518-8.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Para cada tópico do programa será realizada pela docente uma exposição oral dos conceitos fundamentais, recorrendo ao apoio bibliográfico (livros e artigos) e audiovisual (imagens e vídeos) mais adequado a cada tema.

. Aulas tutoriais para acompanhar os estudantes na pesquisa aprofundada e seleção dos temas que serão posteriormente apresentados e discutidos.
-Journal club - para o incentivo da análise crítica e a discussão de métodos de investigação, resultados e as suas implicações.

. Apresentação oral e sob a forma de painel dos trabalhos realizados pelos estudantes. Discussão dos mesmos.

Aulas teórico-práticas:

. Aulas de campo para a realização de um mini-projeto de comportamento animal  (animais aquáticos ou semi aquaticos).
- Visita de estudo ao Zebrário do Instituto de Investigação e Inovação em Saude, i3s Universidade do Porto e conversa com investigadores que utilizam  o comportamento animal como instrumento de investigação

. Aplicação prática dos métodos de investigação em Etologia. Desenho experimental. Elaboração de um etograma. Tratamento de dados.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Etologia animal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho de campo 30,00
Elaboração de projeto 30,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

. Apresentação dos trabalhos propostos (2 trabalhos contribuem cada um em 15% para a nota final)
. Desenvolvimento e apresentação de um mini projeto de estudo comportamental de uma espécie (40% da nota final)

Fórmula de cálculo da classificação final



- Componente teórico-prática: realização de 3 trabalhos de grupo (2 teoricos e um miniprojeto), obrigatório, com nota mínima de 9,5 e com uma contribuição para a classificação final à UC em 70%.


- Componente teórica: Exame final teórico que abrange o conteúdo das aulas teóricas e teórico práticas e contribuirá em 30% da nota final à UC, com uma nota mínima de 9,5.


A classificação final corresponderá à média ponderada da avaliação TP (70%) + avaliação T (30%).


Os estudantes que obtenham a nota mínima (9,5) na componente teórico-prática, poderão conservar essa nota.

Melhoria de classificação

. Repetição do exame teórico, segundo as regras estabelecidas pela UP.
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