Etologia Geral e de Animais Aquáticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Comportamento |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 14-02-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCMRM |
14 |
Plano Oficial 2018 |
1 |
- |
5 |
50 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que os alunos que obtenham aprovação à UC Etologia Geral e de Animais Aquáticos sejam capazes de:
(1) Analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal;
(2) Compreender os grandes sistemas comportamentais comuns às várias espécies, necessários para a sua sobrevivência;
(3) Analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos;
(4) Compreender a aplicação destes conhecimentos nos animais aquáticos;
(5) Entender a importância do bem-estar animal e do respeito pelos princípios éticos;
(6) Aplicar os métodos de investigação adequados ao estudo do comportamento animal;
(7) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da observação do comportamento de uma espécie selecionada.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que esta UC tenha uma grande participação dos estudantes, que deverão:
(1) Sedimentar os conhecimentos adquiridos aplicando-os ao estudo dos animais aquáticos;
(2) Desenvolver trabalhos individuais e em grupo que promovam a capacidade de reflexão e o espírito crítico;
(3) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da observação do comportamento de uma espécie selecionada;
(4) Desenvolver a capacidade de comunicar, apresentando trabalhos de revisão/originais sob a forma de comunicação oral ou poster.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
(1) Evolução histórica da etologia e principais conceitos; a evolução filogenética do comportamento.
(2) Estudo dos sistemas comportamentais (agonístico, sexual, vinculativo); o comportamento territorial e hierárquico. Comunicação e cultura.
(3) Etologia cognitiva e Ontogénese do comportamento.
(4) Métodos de investigação em Etologia. Desenho experimental. Etogramas. Análise de resultados.
(5) Stress, bem-estar e ética.
(6) Etologia e suas áreas de aplicação.
(7) Bem-estar em aquacultura.
(8) A importância dos Peixe-zebra como modelo animal.
(9) Etologia e conservação.
(10) Acompanhamento e apresentação dos projetos realizados pelos alunos.
Bibliografia Obrigatória
Lee Alan Dugatkin; Principles of Animal Behavior, W. W. Norton & Company, 2020. ISBN: 978-0393920451
Michael Breed and Janice Moore; Animal Behavior, Academic Press, 2016. ISBN: 9780128015322
Felicity Huntingford; Malcolm Jobling; Sunil Kadri A ; Aquaculture and Behavior , John Wiley & Sons, 2012. ISBN: 9781405130899
Edward J. Branson ; Fish welfare , Blackwell Publishing Ltd. , 2008. ISBN: 9781405146296
Bibliografia Complementar
A.V. Kalueff, J.M. Cachat ; Zebrafish Models in Neurobehavioral Research, Humana Press, 2011. ISBN: 978-1-4939-5922-8
Observações Bibliográficas
Bibliografia Adicional:
Martins, C. I., Galhardo, L., Noble, C., Damsgård, B., Spedicato, M. T., Zupa, W., Beauchaud, M., Kulczykowska, E., Massabuau, J. C., Carter, T., Planellas, S. R., & Kristiansen, T. (2012).
Behavioural indicators of welfare in farmed fish. Fish physiology and biochemistry, 38(1), 17–41. https://doi.org/10.1007/s10695-011-9518-8.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
. Para cada tópico do programa será realizada pela docente uma exposição oral dos conceitos fundamentais, recorrendo ao apoio bibliográfico (livros e artigos) e audiovisual (imagens e vídeos) mais adequado a cada tema.
. Aulas tutoriais para acompanhar os estudantes na pesquisa aprofundada e seleção dos temas que serão posteriormente apresentados e discutidos.
-Journal club - para o incentivo da análise crítica e a discussão de métodos de investigação, resultados e as suas implicações.
. Apresentação oral e sob a forma de painel dos trabalhos realizados pelos estudantes. Discussão dos mesmos.
Aulas teórico-práticas:
. Aulas de campo para a realização de um mini-projeto de comportamento animal (animais aquáticos ou semi aquaticos).
- Visita de estudo ao Zebrário do Instituto de Investigação e Inovação em Saude, i3s Universidade do Porto e conversa com investigadores que utilizam o comportamento animal como instrumento de investigação
. Aplicação prática dos métodos de investigação em Etologia. Desenho experimental. Elaboração de um etograma. Tratamento de dados.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Etologia animal
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Exame |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
. Apresentação dos trabalhos propostos (2 trabalhos contribuem cada um em 15% para a nota final)
. Desenvolvimento e apresentação de um mini projeto de estudo comportamental de uma espécie (40% da nota final)
Fórmula de cálculo da classificação final
- Componente teórico-prática: realização de 3 trabalhos de grupo (2 teoricos e um miniprojeto), obrigatório, com nota mínima de 9,5 e com uma contribuição para a classificação final à UC em 70%.
- Componente teórica: Exame final teórico que abrange o conteúdo das aulas teóricas e teórico práticas e contribuirá em 30% da nota final à UC, com uma nota mínima de 9,5.
A classificação final corresponderá à média ponderada da avaliação TP (70%) + avaliação T (30%).
Os estudantes que obtenham a nota mínima (9,5) na componente teórico-prática, poderão conservar essa nota.
Melhoria de classificação
. Repetição do exame teórico, segundo as regras estabelecidas pela UP.