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Economia e Gestão de Empresas

Código: MV223     Sigla: EGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Produção Animal

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 17-02-2025 a 13-06-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Clínicas Veterinárias
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 90 Plano Oficial em Vigor 2 - 4 56 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Como resultado da aprendizagem o aluno deverá:

Disponibilizar de conhecimentos básicos que proporcionem uma melhor compreensão das questões económicas em geral e, em particular, da produção agrícola e animal. Pretende-se com isso que aos alunos venham a desenvolver a capacidade de pensar economicamente utilizando para isso os princípios nucleares da economia.


Compreender as problemáticas que se colocam ao gestor no âmbito de uma visão global da empresa na sociedade. Para tal é disponibilizado aos alunos um conjunto de conceitos base, instrumentos e de técnicas de análise de gestão empresarial cujo principal objetivo é auxiliar a tomada de decisão.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ser capaz de responder aos objetivos propostos na disciplina.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução
1.1 A natureza dos problemas económicos e os problemas económicos fundamentais. Problema fundamental da economia: a escassez. As questões que se levantam em economia.
1.2. Os agentes económicos e os mercados.
1.3. A produção pecuária no sistema económico.

2. Teoria da Procura
2.1. A noção de procura de um bem.
2.2. Determinantes da procura.
2.3. Função da procura e a sua representação gráfica.
2.4. A influência de cada um dos determinantes da procura.
2.5. Deslocações da curva da procura.
2.6. Elasticidade procura-preço
2.7. Elasticidade procura-rendimento
2.8. Elasticidade cruzada
2.9. Relação entre a curva da procura e a curva do rendimento (despesa) total

3. Análise do comportamento do consumidor pela teoria das Curvas da Indiferença
3.1. As Curvas da Indiferença e suas características
3.2. Noção de Utilidade
3.3 Noção da Taxa Marginal de Substituição

4. Teoria da Oferta
4.1. A noção da oferta de um bem
4.2. Determinantes da oferta.
4.3. Deslocações da curva da oferta
4.4. Elasticidade da oferta

5.Equilíbrio de Mercado
5.1.Efeitos dos deslocamentos das curvas da oferta e/ou procura sobre uma situação de equilíbrio
5.2. Efeito sobre o equilíbrio dos impostos e dos subsídios

6.Produção e Custos
6.1 Teoria da Produção
6.2 Análise de custos: curto e longo prazo

7. Noção e Formas de Mercado
7.1. Mercado de concorrência perfeita
7.2. Mercado de concorrência imperfeita
7.3. Abertura dos mercados ao exterior

8. Organização e Gestão Empresarial
8.1. O conceito de empresa
8.2. Os objetivos da empresa
8.3. Classificação da empresa
8.3.1. Quanto à sua forma jurídica
8.3.2. Classificação económica
8.3.3. Quanto à dimensão
8.3.4. Quanto à propriedade dos meios de produção

9. A Gestão da Empresa
9.1 A organização
9.2. O planeamento
9.2.1. Objetivos do planeamento
9.2.2. Tipos de planeamento
9.2.3. Técnicas de planeamento: gráfico de Gantt e modelo de PERT

10. A estrutura organizacional. Tipos de estruturas: estrutura linear; estrutura funcional; estrutura
“line and staff”
10.1. Caracterização da função direção
10.2. A motivação
10.3. A liderança

11. Gestão de stocks
11.1. Objetivo da gestão de stock
11.2. Definição se stock.
11.3. Utilidade e inconvenientes dos stocks
11.4. Variáveis básicas da gestão de stocks
11.5. A análise da curva ABC na gestão de stocks.

12. Plano de Marketing
12.1. Decisões estratégicas de marketing
12.2. ações de marketing-mix

13. Gestão dos recursos financeiros
13.1. Fluxos reais e fluxos financeiros
13.2. Instrumentos base na análise financeira
13.2.1. Balanço
13.2.2. Conta de Demonstração de Resultados
13.3. Métodos de análise económica-financeira
13.3.1. Análise de rácios
13.3.2. Comparação de balanços e de demonstração de resultados de exercícios sucessivos
13.3.3. Comparação entre os membros do balanço

Bibliografia Obrigatória

BESANKO, David; BRAEUTIGAM, Ronald R. ; Microeconomics. , Ed John Iley & Sons, Inc., 2007
HENRIQUES, Pedro D.; CARVALHO Maria Leonor. S.; BRANCO, Manuel C.; BETTENCOURT, Elisa M. ; Economia da Saude e da Produção Animal, Edições Sílabo, 2004. ISBN: 972-618-347-2
CHIAVENATO, Idalberto ; Administração. Teoria, Processo e Prática , CHIAVENATO, Idalberto (2000). Administração. Teoria, Processo e Prática. Brasil: 3ª Ed. Makron Books , 2000
SAMUELSON, P e NORDHAUS, W; ECONOMIA, Ed. Mc Graw Hill
FRANK, Robert: BERNANKE, Ben; Principios de Economia, Mc Graw Hill, 200
Maçães, Manuel ; Manual de Gestão Moderna, ACTUAL, 2018
Reis, Felipa Lopes; Manual de Gestão das Organizações, Edições Síbalo, 2019. ISBN: 978-972-618-955-8

Bibliografia Complementar

NEVES, J.L.C ; Introdução à Economia, Ed. Verbo, Lisboa., 1993
HAMPTON; Administração: processos administrativos. , São Paulo: McGraw-Hill, 1990

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina consiste em aulas teórico-práticas, de exposição, discussão e aprofundamento dos temas do programa. Para alguns pontos da matéria as aulas contarão com a presença de especialistas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 95,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença a 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da disciplina é feita através de duas frequências ou de um exame final.

Caso o aluno obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores numa das frequências fica obrigado realizar o exame final. A média das duas frequências tem que ser igual ou superior a 9,5 (nove, cinco) valores, sendo que a primeira frequência tem uma poderação de 40% e segunda frequência uma poderação de 60% para a classificação final.  

A aprovação à disciplina é obtida com uma classificação mínima de 9,5 (nove, cinco) valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

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