Código: | MV114 | Sigla: | EA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Produção Animal |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências do Comportamento |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMV | 78 | Plano Oficial em Vigor | 1 | - | 4 | 56 | 108 |
Docente | Responsabilidade |
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Ana Isabel Ferreira Magalhães Gamito Carrilho | Regente |
Margarida Duarte Cerqueira Martins de Araújo | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Ana Isabel Ferreira Magalhães Gamito Carrilho | 1,571 | ||
Margarida Duarte Cerqueira Martins de Araújo | 0,429 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 4 | 8,00 |
Ana Isabel Ferreira Magalhães Gamito Carrilho | 7,429 | ||
Margarida Duarte Cerqueira Martins de Araújo | 0,571 |
A unidade curricular de ETOLOGIA integra o plano de estudos do mestrado integrado em Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. É uma disciplina semestral do 1º ano, com uma carga horária de quatro horas semanais, distribuídas por duas aulas teóricas e duas aulas práticas.
É uma disciplina de formação geral, que pretende sensibilizar os alunos para a importância do estudo do comportamento animal nas suas vertentes teórica e aplicada, sendo abordados temas que servirão de base a disciplinas lecionadas posteriormente.
Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para a compreensão do estudo do comportamento animal, com o objetivo de:
(1) analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal;
(2) apresentar os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies, necessários à sobrevivência e que implicam cooperação interindividual;
(3) analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos;
(4) compreender as aplicações dos conhecimentos desta ciência a situações práticas;
(5) conhecer as principais características comportamentais de algumas espécies de companhia e produção;
(6) saber observar, quantificar e analisar o comportamento dos animais;
(7) compreender a importância do bem-estar animal e sua aplicação;
(8) implementar o domínio de regras éticas na utilização de animais.
Pretende-se também desenvolver o pensamento crítico, promovendo discussões que visam:
(a) integrar os conhecimentos adquiridos;
(b) promover a capacidade de reflexão;
(c) fomentar o bem-estar animal e a conduta ética
PROGRAMA TEÓRICO:
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ETOLOGIA:
1. Conceito de Etologia;
2. Origens desta disciplina;
3. Divergências entre Etologia e Psicologia Comparada
ETOLOGIA CLÁSSICA. PRINCIPAIS CRÍTICAS. PERSPETIVAS ATUAIS:
1. Principais conceitos da etologia clássica;
2. Modelos de organização do comportamento instintivo;
3. Perspetivas atuais.
A EVOLUÇÃO FILOGENÉTICA DO COMPORTAMENTO:
1. As homologias do comportamento na escala filogenética;
2. A perspetiva etológica no estudo do comportamento humano.
ESTUDO DOS SISTEMAS COMPORTAMENTAIS:
1. O sistema agonístico;
2. O sistema sexual;
3. O sistema vinculativo;
4. O comportamento territorial;
5. As hierarquias.
COMUNICAÇÃO E CULTURA:
1. Comunicação;
2. Cultura.
ONTOGÉNESE DO COMPORTAMENTO:
1. A controvérsia nature/nurture;
2. Efeitos de diferentes condições do ambiente no desenvolvimento;
3. Desenvolvimento em situação de privação sensorial.
ETOLOGIA COGNITIVA:
O que é a Etologia Cognitiva: Consciência animal; Cognição e inteligência; Intenção; Jogo; Ensino
A APRENDIZAGEM:
1. Aprendizagem e adaptação;
2. Tipos de aprendizagem: A habituação; o condicionamento clássico; o condicionamento operante; a aprendizagem por insight; a aprendizagem social.
ETOLOGIA E ÁREAS DE APLICAÇÃO:
1. Animais de trabalho
2. Animais de companhia:
- Cão
- Gato
3. Problemas de comportamento
4. Animais de produção
ETOLOGIA E BEM-ESTAR ANIMAL:
1. Stress
2. Bem-estar animal
- Animais de companhia
- Animais de produção
ETOLOGIA E ÉTICA:
1. Conceitos éticos
2. A ética aplicada aos animais
PROGRAMA PRÁTICO:
- Aprender a observar, quantificar e analisar o comportamento de várias espécies de animais.
- Discussão fundamentada sobre o comportamento de diversas espécies.
- Elaborar, apresentar e discutir de forma oral trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo do semestre.
BIBLIOGRAFIA para quem quer saber mais :
. Tinbergen, N. (1951). The study of instinct. Clarenden Press, Oxford.
. Lorenz, K. (1975). Três ensaios sobre o comportamento animal e humano. Lisboa, Editora Arcádia
. Eibl-Eibesfelldt, I. (1977). Amor e Ódio. Lisboa: Livraria Bertrand.
. de Sousa, L. (1985) Experiências precoces. ICBAS. Porto: Univ. Porto.
Aulas Teóricas:
Os conteúdos programáticos serão apresentados de acordo com os objetivos da disciplina, recorrendo a bibliografia científica atual (ensino baseado na evidência), e ao uso meios audiovisuais (PowerPoint, imagens, filmes, etc.) que servirão de ponto de partida para discussão em sala de aula (aprendizagem ativa), com o objetivo de desenvolver pensamento crítico, promover a curiosidade e um conhecimento do comportamento animal baseado na evidência.
Aulas Práticas:
- Consistirão na observação de diversas espécies de animais, na descrição do seu comportamento, na elaboração de etogramas e na análise e discussão dos dados obtidos.
- Em grupo, os estudantes irão elaborar, apresentar e discutir de forma oral os trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo do semestre.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Exame | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 32,00 |
Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 108,00 |
. Presença em 75% das aulas práticas lecionadas.
. Aprovação na avaliação prática, ou seja, obtenção de nota igual ou superior a 9,5 valores (em 20 valores) na avaliação realizada nas aulas práticas, que incluirá a elaboração, apresentação e discussão dos trabalhos realizados em grupo.
60% da nota final - exame final teórico
40% da nota final - avaliação prática, que incluirá os trabalhos realizados em grupo ao longo do semestre