Código: | M222 | Sigla: | AC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Anatomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 196 | Plano Oficial em Vigor | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Marta Filomena Gonçalves de Castro Guimarães | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Prática: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Marta Filomena Gonçalves de Castro Guimarães | 2,00 | ||
Prática | Totais | 9 | 18,00 |
Ana Rosa Mariz de Barros Zão Machado | 2,00 | ||
Lúcio José de Lara Santos | 2,00 | ||
Lídia Mariana Rodrigues Pereira Monteiro | 4,00 | ||
Marta Filomena Gonçalves de Castro Guimarães | 2,00 | ||
Rui Alexandre Gonçalves Ferreira de Almeida | 4,00 | ||
Tiago André Pereira Guedes | 4,00 |
Revisitar os conhecimentos da Anatomia Humana, anteriormente aprendidos nas disciplinas de Anatomia Sistemática I e II e Neuroanatomia, agora com ênfase na sua vertente topográfica e de aplicação dos conhecimentos anatómicos à compreensão de cortes anatómicos axiais do corpo humano e de casos clínicos, integrando assim os conhecimentos anatómicos com os princípios fundamentais da fisiologia, como pilar fundamental do raciocínio diagnóstico e compreensão do tratamento médico. As aulas teóricas têm como principais objetivos:
1. anatomia topográfica regional do corpo humano revisitada através da visualização de vídeos ilustrativos da anatomia humana
2.exercícios de identificação de fundamentos anatómicos de casos clínicos reais
3.compreensão da importância do conhecimento anatómico através da integração dos casos clínicos (diagnóstico e tratamento ) abordados e do tratamento proposto visualizado e discutido através de imagens/vídeos de procedimentos cirúrgicos
4.contacto com diferentes especialidades médicas compreendendo a importância do conhecimento anatómico na especificidade de cada especialidade
As aulas práticas serão focadas na revisão da topografia anatómica das várias regiões do corpo humano (utilizando cortes anatómicos axiais) e discussão de fundamentos anatómicos de casos clínicos. Em vez de ter todo o programa da Anatomia Humana Topográfica tratado exaustivamente nas aulas, o aluno é agora convidado a assistir a módulos temáticos e discussões anatomo clínicas (aulas teóricas e práticas) e é estimulado a acompanhar o estudo geral da disciplina por iniciativa própria, tendo como referência manuais como o "Clinical Anatomy "de Snell ou a "Anatomia Orientada para a Clínica" de Moore.
O estudo, pesquisa e compreensão de casos clínicos de forma orientada durante as aulas práticas permitirá a autonomia na interpretação de casos clínicos escolhidos e compilados para aquisição de competências pelo estudante durante o semestre.
O contacto inicial com técnicas médicas essenciais, permite reconhecer a importância do conhecimento anatómico nos gestos diários do médico.
Sedimentação de conhecimentos de anatomia topográfica e experiência na utilização de conhecimentos anatómicos na interpretação de casos clínicos, com progressiva autonomia durante o semestre.
Aprendizagem de técnicas médicas essenciais, do ponto de vista teórico e inicio do treino prático.
Assumindo que o aluno já adquiriu informação básica em Anatomia Humana, a Anatomia Clínica aborda a estrutura do corpo humano segundo dois olhares: o das relações topográficas entre as várias estruturas de uma mesma região anatómica, e o da importância deste conhecimento no raciocínio clínico. O programa completo da disciplina Anatomia Clínica não se limita aos temas tratados nas aulas teóricas e práticas, mas antes corresponde ao conteúdo total da “Anatomia Orientada para a Clínica" de Moore que o aluno deve ter como base de estudo da disciplina. A disciplina apela, portanto, a que o aluno faça estudo pessoal das matérias, para além do que é estritamente ensinado nas aulas, atitude que é apanágio da formação médica, e que vá aplicando esses conhecimentos em 4 tipos de exercícios: interpretação anatómica real através de vídeos de cirurgias; interpretação anatómica de cortes de cadáver humano (que têm homologia com a tomografia clínica); compreensão dos fundamentos anatómicos de casos clínicos escolhidos e resolução dos problemas.
ESTRUTURA DO CURSO:
- 1 aula teórica/semana - 2 horas Horário-Terças-feiras
- 1 aula teórico-prática/semana – 2 horas
Bibliografia principal
1. Propõe-se o seguinte como livro téorico principal de apoio a esta disciplina: "Anatomia Orientada para a Clínica" de Keith L. Moore. O aluno poderá utilizar em alternativa outros livros credíveis de Anatomia Clínica, como é o caso do “Clinical Anatomy" de Snell.
2. Técnicas Médicas Essencias de António Vaz Carneiro.
O estudante é estimulado a realizar investigação pessoal sobre cada caso clínico que faz parte do currículo da disciplina.
Aulas teóricas e aulas práticas. Discussão orientada de casos clínicos e imagens de vídeos cirúrgicos.
Utilização de cortes axiais de cadáver e de cortes axiais/sagitais e coronais de TAC/RMN.
Woorkshop Prático: ver fazer e saber fazer- treino do gesto fundamentado com conhecimento teórico do mesmo.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Teste | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho de campo | 5,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Assiduidade mínima às aulas práticas, segundo a lei geral da Universidade. O regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes na UP prevê o seguinte: “não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas”.
As 2 avaliações intercalares terão nota mínima para aprovação: 9,5 valores.
Trabalho individual: avaliação oral, a realizar durante uma aula prática de AC, durante a qual o estudante tem 5 minutos para olhar para uma imagem ou conjunto de imagens (TAC/RX/RMN/FOTOS) e construir uma história sobres as mesmas, com um máximo de 250 palavras e um mínimo de 150, identificando 5 estruturas anatómicas de forma correta englobando as mesmas no texto construído.
Para a escrita da história/legendas os estudantes terão 15 minutos.
Tempo total: 5 minutos de observação+ 15 minutos de escrita=20 minutos.
Critérios de avaliação dos trabalhos individuais:
5 estruturas corretamente identificadas corresponde a 50%
4 estruturas corretamente identificadas corresponde a 40%
3 estruturas corretamente identificadas corresponde a 30%
2 estruturas corretamente identificadas corresponde a 20%
1 estrutura corretamente identificadas corresponde a 10%
0 estruturas corretamente identificadas corresponde a 0%
Mini teste sobre as técnicas médicas essenciais a praticar no Centro de Simulação. O mesmo consta de 4 perguntas de escolha múltipla, com a duração de 10 minutos.
A avaliação do mini-teste e a avaliação com trabalho individual serão realizadas durante as aulas práticas, da turma à qual cada estudantes está alocado; não existe para estes 2 componentes da avaliação possibilidade de melhoria de nota ou agendamentod e nova data se o estudante faltou a essas avaliações.
Não haverá avaliação contínua durante as aulas práticas.
A avaliação especial, realizada fora da 1ª e 2ª época de exames, consiste unicamente em Exame Oral individual feito por dois docentes. A avaliação especial está limitado aos seguintes alunos: dirigentes associativos, trabalhadores estudantes, militares e alunos do último ano do curso que têm a disciplina atrasada.
A avaliação especial, realizada fora da 1ª e 2ª época de exames, consiste unicamente em Exame Oral individual feito por dois docentes. A avaliação especial está limitado aos seguintes alunos: dirigentes associativos, trabalhadores estudantes, militares e alunos do último ano do curso que têm a disciplina atrasada.
14 semanas * 2 aulas teóricas= 28 horas
14 semanas * 2 horas práticas= 28 horas
Total de 56 h de participação presencial
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