Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > M222

Anatomia Clínica

Código: M222     Sigla: AC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 17-02-2025 a 13-06-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Anatomia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 196 Plano Oficial em Vigor 2 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Filomena Gonçalves de Castro Guimarães Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Revisitar os conhecimentos da Anatomia Humana, anteriormente aprendidos nas disciplinas de Anatomia Sistemática I e II e Neuroanatomia, agora com ênfase na sua vertente topográfica e de aplicação dos conhecimentos anatómicos à compreensão de cortes anatómicos axiais do corpo humano e de casos clínicos, integrando assim os conhecimentos anatómicos com os princípios fundamentais da fisiologia, como pilar fundamental do raciocínio diagnóstico e compreensão do tratamento médico. As aulas teóricas têm como principais objetivos:
1. anatomia topográfica regional do corpo humano revisitada através da visualização de vídeos ilustrativos da anatomia humana
2.exercícios de identificação de fundamentos anatómicos de casos clínicos reais
3.compreensão da importância do conhecimento anatómico através da integração dos casos clínicos (diagnóstico e tratamento ) abordados e do tratamento proposto visualizado e discutido através de imagens/vídeos de procedimentos cirúrgicos
4.contacto com diferentes especialidades médicas compreendendo a importância do conhecimento anatómico na especificidade de cada especialidade

As aulas práticas serão focadas na revisão da topografia anatómica das várias regiões do corpo humano (utilizando cortes anatómicos axiais) e discussão de fundamentos anatómicos de casos clínicos. Em vez de ter todo o programa da Anatomia Humana Topográfica tratado exaustivamente nas aulas, o aluno é agora convidado a assistir a módulos temáticos e discussões anatomo clínicas (aulas teóricas e práticas) e é estimulado a acompanhar o estudo geral da disciplina por iniciativa própria, tendo como referência manuais como o "Clinical Anatomy "de Snell ou a "Anatomia Orientada para a Clínica" de Moore.
O estudo, pesquisa e compreensão de casos clínicos de forma orientada durante as aulas práticas permitirá a autonomia na interpretação de casos clínicos escolhidos e compilados para aquisição de competências pelo estudante durante o semestre. 
O contacto inicial com técnicas médicas essenciais, permite reconhecer a importância do conhecimento anatómico nos gestos diários do médico. 

Resultados de aprendizagem e competências

Sedimentação de conhecimentos de anatomia topográfica e experiência na utilização de conhecimentos anatómicos na interpretação de casos clínicos, com progressiva autonomia durante o semestre.
Aprendizagem de técnicas médicas essenciais, do ponto de vista teórico e inicio do treino prático. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conteúdos programáticos das UCs de Anatomia Sistemática I, II e Neuroanatomia.

Programa

Assumindo que o aluno já adquiriu informação básica em Anatomia Humana, a Anatomia Clínica aborda a estrutura do corpo humano segundo dois olhares: o das relações topográficas entre as várias estruturas de uma mesma região anatómica, e o da importância deste conhecimento no raciocínio clínico. O programa completo da disciplina Anatomia Clínica não se limita aos temas tratados nas aulas teóricas e práticas, mas antes corresponde ao conteúdo total da “Anatomia Orientada para a Clínica" de Moore que o aluno deve ter como base de estudo da disciplina. A disciplina apela, portanto, a que o aluno faça estudo pessoal das matérias, para além do que é estritamente ensinado nas aulas, atitude que é apanágio da formação médica, e que vá aplicando esses conhecimentos em 4 tipos de exercícios: interpretação anatómica real através de vídeos de cirurgias; interpretação anatómica de cortes de cadáver humano (que têm homologia com a tomografia clínica); compreensão dos fundamentos anatómicos de casos clínicos escolhidos e resolução dos problemas.

ESTRUTURA DO CURSO:

- 1 aula teórica/semana - 2 horas Horário-Terças-feiras 

- 1 aula teórico-prática/semana – 2 horas

Bibliografia principal 
1. Propõe-se o seguinte como livro téorico principal de apoio a esta disciplina: "Anatomia Orientada para a Clínica" de Keith L. Moore.  O aluno poderá utilizar em alternativa outros livros credíveis de Anatomia Clínica, como é o caso do “Clinical Anatomy" de Snell.
2. Técnicas Médicas Essencias de António Vaz Carneiro. 

Bibliografia Obrigatória

Keith L. Moore; Clinically oriented anatomy. ISBN: 0-683-06141-0
Susan Standring; Gray.s anatomy. ISBN: 978-0-443-06684-9 (Qualquer versão)
António Vaz Carneiro | Gonçalo Silva Duarte | Guilherme Ferreira Dos Santos | Ricardo Martins Delgado; Técnicas Médicas Essenciais, LIDEL. ISBN: 978-989-752-245-1

Bibliografia Complementar

Richard S. Snell; Clinical anatomy. ISBN: 0-7817-4315-X

Observações Bibliográficas

O estudante é estimulado a realizar investigação pessoal sobre cada caso clínico que faz parte do currículo da disciplina.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e aulas práticas. Discussão orientada de casos clínicos e imagens de vídeos cirúrgicos.
Utilização de cortes axiais de cadáver e de cortes axiais/sagitais e coronais de TAC/RMN.
Woorkshop Prático: ver fazer e saber fazer- treino do gesto fundamentado com conhecimento teórico do mesmo. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 10,00
Teste 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho escrito 5,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Assiduidade mínima às aulas práticas, segundo a lei geral da Universidade. O regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes na UP prevê o seguinte: “não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas”.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de Cálculo da avaliação final- Será a média de dois testes de resposta múltipla realizados durante o semestre (total 50 perguntas) ou a classificação obtida no exame final constituído por teste de resposta múltipla – 16 valores; avaliação ao longo do semestre através de um trabalho individual, com ponderação de 2 valores e mini teste sobre as técnicas médicas essenciais a praticar no Centro de Simulação, com ponderação de 2 valores. 


As 2 avaliações intercalares terão nota mínima para aprovação: 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho individual: avaliação oral, a realizar durante uma aula prática de AC, durante a qual o estudante tem 5 minutos para olhar para uma imagem ou conjunto de imagens (TAC/RX/RMN/FOTOS) e construir uma história sobres as mesmas, com um máximo de 250 palavras e um mínimo de 150, identificando 5 estruturas anatómicas de forma correta englobando as mesmas no texto construído.
Para a escrita da história/legendas os estudantes terão 15 minutos.

Tempo total: 5 minutos de observação+ 15 minutos de escrita=20 minutos.

Critérios de avaliação dos trabalhos individuais:

  1. Originalidade (50%) – Construção de história que englobe todas as imagens projetadas de forma sequencial e lógica.
  2. Utilização correta dos conhecimentos básicos de anatomia sistemática I e II (50%)- na imagem escolhida o estudante deve identificar obrigatoriamente 5 estruturas anatómicas que incorpora no texto; a não identificação correta dessas estruturas é penalizada em 10% por cada estrutura erradamente referenciada:

5 estruturas corretamente identificadas corresponde a 50%

4 estruturas corretamente identificadas corresponde a 40%

3 estruturas corretamente identificadas corresponde a 30%

2 estruturas corretamente identificadas corresponde a 20%

1 estrutura corretamente identificadas corresponde a 10%

0 estruturas corretamente identificadas corresponde a 0%

Mini teste sobre as técnicas médicas essenciais a praticar no Centro de Simulação. O mesmo consta de 4 perguntas de escolha múltipla,  com a duração de 10 minutos.

A avaliação do mini-teste e a avaliação com trabalho individual serão realizadas durante as aulas práticas, da turma à qual cada estudantes está alocado; não existe para estes 2 componentes da avaliação possibilidade de melhoria de nota ou agendamentod e nova data se o estudante faltou a essas avaliações. 
Não haverá avaliação contínua durante as aulas práticas.

A avaliação especial, realizada fora da 1ª e 2ª época de exames, consiste unicamente em Exame Oral individual feito por dois docentes. A avaliação especial está limitado aos seguintes alunos: dirigentes associativos, trabalhadores estudantes, militares e alunos do último ano do curso que têm a disciplina atrasada. 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial, realizada fora da 1ª e 2ª época de exames, consiste unicamente em Exame Oral individual feito por dois docentes. A avaliação especial está limitado aos seguintes alunos: dirigentes associativos, trabalhadores estudantes, militares e alunos do último ano do curso que têm a disciplina atrasada. 

Melhoria de classificação

A melhoria de nota ocorre exclusivamente em exame de recurso.
"EXAME de RECURSO- Para aprovação e melhoria dos estudantes que frequentaram a unidade curricular durante o presente ano letivo: Versa toda a matéria da unidade curricular e consta de prova teórica (50 perguntas de resposta múltipla) com cotação de 16 valores e 4 valores para a avaliação contínua (2 valores do mini-teste + 2 valor do trabalho individual). A prova teórica por ter uma ponderação na classificação final superior a 25%, terá uma classificação mínima de 9.5 valores O exame estará dividido em 2 partes correspondendo a cada uma das avaliações intercalares.
Para efetuar a melhoria, podem realizar a parte correspondente à frequência que querem melhorar.

Observações

14 semanas * 2 aulas teóricas= 28 horas
14 semanas * 2 horas práticas= 28 horas
Total de 56 h de participação presencial

....

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-06-25 às 04:11:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | ICBAS - Elogios, Sugestões e Reclamações