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Endocrinologia de Animais Aquáticos

Código: RM25     Sigla: EAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia e Ecologia Marinhas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S (de 14-02-2000 a 12-07-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 2 Plano Oficial 2018 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A endocrinologia de organismos aquáticos envolve o estudo de hormonas em grupos de animais como moluscos, crustáceos, peixes e mamíferos aquáticos.

Hormonas são substâncias endógenas essenciais para a sobrevivência diária dos animais (e plantas), pois controlam a temperatura, o sono, o humor, o stresse, o crescimento, a reprodução e muito mais. Assim, esta área de estudo está ligada à conservação e restauração de espécies e ecossistemas, que são temas de grande interesse para o público e constituem alguns dos mais importantes desafios científicos do nosso tempo.

Assim, os principais objetivos desta unidade curricular (UC) são fornecer novos conhecimentos sobre os principais sistemas hormonais envolvidos na diferenciação sexual, crescimento, reprodução e osmorregulação de diversos grupos de organismos aquáticos. Com a temática prevista nesta UC o estudante ficará detentor de conhecimentos que lhe permitirá participar de forma ativa e conhecedora tanto em estudos que envolvam programas de conservação biológica aquática bem como compreender os impactos impostos por poluentes ambientais sobre a fisiologia / endocrinologia destes organismos. Além disto o estudo proposto nesta UC permitirá a aquisição de competências necessárias para a tomada de ações ambientais corretivas, uma vez que serão conhecidos os principais sistemas endócrinos usados pelos organismos para comunicar e coordenar o desenvolvimento interno, a homeostasia e a resposta às mudanças ambientais.

Resultados de aprendizagem e competências

Fornece aos alunos a capacidade de compreender como o sistema endócrino de animais aquáticos permite que eles façam mudanças adaptativas às mudanças ambientais.

Compreender como a endocrinologia pode ser aplicada a problemas práticos de produção e biomonitoramento, e outros, como migrações e relações entre espécies.

Aumentar a capacidade dos alunos de pesquisar, selecionar, analisar criticamente e apresentar informações de caráter endócrino / fisiológico, esquematicamente e integrando-o com conceitos previamente aprendidos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Biologia e Bioquímica

Programa

Aulas teóricas

Modo de funcionamento e ações coordenadas pela:
1. Glândula pituitária
2. Glândula pineal
3. Glândula da tiróide ou similar
3. Hormonas envolvidas no desenvolvimento sexual de ovários e testículos
4. Hormona do crescimento
5. Interrenais 
6. Rim endócrino
7. Glândula ultimo-branquial

Endocrinologia da reprodução de Peixes, Crustáceos, e Mamíferos aquáticos

Aulas práticas

Determinação plasmática de hormonas envolvidas na reprodução de vertebrados (desde a colheita de sangue até à medição laboratorial das hormonas)

Realização de ensaios "in vivo" para avaliação de mecanismos seratoninergicos em peixes

Hormonas envolvidas no crescimento de crustáceos

Desenvolvimento e apresentação de um seminário na temática da UC

Bibliografia Obrigatória

Kleine, Bernhard, Rossmanith, Winfried G; Hormones and the Endocrine System, Springer International Publishing, 2016. ISBN: ISBN 978-3-319-15060-4
M. Reinecke, G.Zaccone, B.G. Kapoor; Encyclopedia of Fish Physiology: From Genome to Environment, Academic Press Inc., 2011. ISBN: 978-1-62100-270-3
M. Reinecke, G.Zaccone, B.G. Kapoor; Fish Endocrinology, Science Publishers, Inc., 2006. ISBN: ISBN: 1-57808-318-4
L. Scott Quackenbush; Crustacean Endocrinology, A Review, Published on the web 11 April 2011, 1986. ISBN: doi.org/10.1139/f86-278

Observações Bibliográficas

Serão usados artigos científicos recomendados pela responsável pela unidade curricular

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método construtivista em que o estudante está colocado no centro do processo de aprendizagem. Os estudantes deverão desenvolver questões, argumentar, e chegar a conclusões por conta própria e encontrar as devidas soluções para os problemas colocados nas aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Presença a 3/4 das aulas lecionadas e à realização do trabalho escrito

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efetuada durante as aulas (40%) e num exame final (60%). A avaliação será efetuada durante as aulas (40%) e num exame final obrigatório (60%). Em ambas as componentes os alunos terão de atingir um mínimo de 10/20 Valores

Provas e trabalhos especiais

Apresentação de um seminário na área da Endocrinologia de moluscos, peixes ou mamíferos aquáticos

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sempre que aplicável de acordo com a legislação em vigor

Melhoria de classificação

Após a aprovação inicial o estudante poderá se inscrever no exame final de melhoria de nota.

Uma possível melhoria na avaliação contínua passa por frequentar novamente as aulas, realizando todas as atividades inerentes
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