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Psicologia Forense

Código: MML07     Sigla: MML07

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia
OFICIAL Ciências Jurídicas
OFICIAL Ciências Sociais
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 12-09-2022 a 10-02-2023) Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado em Medicina Legal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MML 26 Plano Oficial Bolonha 2008 2 - 3 27 125
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-03-17.

Campos alterados: Objetivos

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Proporcionar ao aluno a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos no âmbito deste ramo do saber, designadamente a importância no direito do trabalho, direito civil e no direito penal com ligação à prática pericial em vários âmbitos.

Resultados de aprendizagem e competências

A frequência com aproveitamento neste mestrado confere ao aluno uma mais valia curricular para desenvolver em vários tipos de atividades de âmbito médico-legal e uma capacidade de orientação neste ramo das várias ciências dela integrantes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceito e extensão da Psicologia Forense. A importância da  Psicologia Forense. Resenha histórica. Organização médico-legal psiquiátrica e psicológica em Portugal.

Psicologia do Testemunho. Gerontologia versus Criminologia A violência doméstica. Sua importância na criminalidade social. O papel das casas abrigo. A função do perito. A elaboração do relatório de Psicologia Forense.
A importancia da Psicologia nos maus tratos em menores. Sua importância médico-legal.

Alterações do comportamento/delinquência/criminalidade na infância e na adolescência. Comportamento desviante não consciencializada. A perceção do tempo e a tomada de decisões intertemporais em psicopatas

Comportamento suicidário. Aspetos médico-legais . A importância da psicologia em meio prisional . Aspetos médico-legais da psicofarmacologia 

Discussão de relatórios periciais

Bibliografia Obrigatória

Howitt, D; Introduction to Forensic & Criminal Psychology (3th ed.). Harlow: Pearson Ed., 2009
Abrunhosa, R; Delinquência, Crime e Adaptação à Prisão. Coimbra: Quarteto., 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de duas horas com discussão de casos práticos. Vivência prática nas áreas escolhidas pelo aluno, sempre que possível e em vário tipo de instituições públicas e privadas.

Apresentação ao aluno do conteúdo programático das várias disciplinas com indicação dos temas e assuntos mais importantes, considerados imprescindíveis para a formação de um mestrando em Medicina Legal.

Realização de trabalhos teórico-práticos como docência de temas, apresentção e crítica de artigos cientìficos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 95,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Através do controlo de assiduidade dos alunos mediante assinatura de registo de presença em cada aula. Será considerada frequência válida a presença em dois terços do número de aulas ministradas em cada

Aulas teóricas de duas horas com discussão de casos práticos. Vivência prática nas áreas escolhidas pelo aluno, sempre que possível e em vário tipo de instituições públicas e privadas.

Apresentação ao aluno do conteúdo programático das várias disciplinas com indicação dos temas e assuntos mais importantes, considerados imprescindíveis para a formação de um mestrando em Medicina Legal.

Realização de trabalhos teórico-práticos como docência de temas, apresentção e crítica de artigos cientìficos. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação da parte teórica d é feita de forma quantitativa numa escala de 0 a 20 pontos e também na forma qualitativa em quatro graus, não satisfaz, satisfaz suficiente, satisfaz bom e satisfaz muito bom.

Melhoria de classificação

O aluno poderá solicitar, no semestre seguinte, melhoria da classificação final de cada um dos módulos teóricos do Mestrado.

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