| Código: | RM29 | Sigla: | MEOC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências do Mar |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Microscopia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCMRM | 0 | Plano Oficial 2018 | 1 | - | 5 | 50 | 135 |
O objetivo principal é fornecer ferramentas e conhecimentos essenciais nas áreas da biologia, ecologia e gestão marinhas. A primeira parte foca-se na modelação, como ferramenta potente para interpretar padrões, inferir conhecimentos e fazer estimativas ou previsões. O objetivo é dotar os estuantes dos conhecimentos sobre modelação necessários para uma abordagem correta e válida, e de os capacitar a desenvolver vários dos modelos utilizados na ecologia e gestão costeira. A segunda parte incide sobre o ordenamento do mar, uma vez que este constitui atualmente a ferramenta de eleição para a gestão integrada do espaço marítimo na Europa e em Portugal. O objetivo é dotar os estudantes com conhecimentos sobre os enquadramentos legais e as ferramentas de ordenamento e de os capacitar com espírito crítico para poder avaliar a sustentabilidade de atividades e usos do mar.
- Identificação de tipos de modelos utilizados na ecologia, seus pressupostos, domínios, características e limitações.
- Identificação dos componentes de modelos ecológicos e dos procedimentos necessários para os desenvolver.
- Identificação de modelos adequados dependentemente do problema a abordar e das características da informação e/ou dos dados disponíveis.
- Desenvolvimento de modelos ecológicos simples.
- Familiarização com a política marítima integrada da UE e o enquadramento legal atual do ordenamento do mar em Portugal.
- Identificação de instrumentos de ordenamento e de gestão espacial (e.g. Áreas Marinhas Protegidas, Recifes Artificias) e exemplos de implementação em Portugal.
- Desenvolvimento de capacidade crítica e conhecimento de ferramentas apropriadas para avaliar a sustentabilidade de usos do mar.
Introdução à modelação
- Modelos empíricos, deterministas, estocásticos e mecanísticos; escala, dimensão, variáveis e procedimentos
- Modelos de regressão: lineares, GLM e GAM; desenvolvimento, interpretação e validação
- Modelos geo-estatísticos, autocorrelação, interpolação
- Redes neuronais: funcionamento e aplicação
- Modelos ecológicos: conceptualização, parametrização, calibração, análise de sensibilidade
Introdução ao ordenamento
- Perspetiva histórica; conceitos-base (e.g. desenvolvimento sustentável, sistemas social-ecológicos, gestão adaptativa); ferramentas-base (e.g. avaliação ambiental estratégica, estudo de impacto ambiental)
Ordenamento do mar EU/Portugal
- Políticas e diretivas europeias; políticas e leis em Portugal; outros exemplos e análise comparativa
Instrumentos e experiências em ordenamento
- Áreas marinhas protegidas; recifes artificiais e gestão espacializada da pesca; estuários
Requisitos para gestão adaptativa
- Monitorização; avaliação da eficácia de gestão; participação pública
Exposição de conteúdos teóricos e estudos de caso, e discussão da matéria.
Trabalho prático de modelação autónomo e apoiado com exposições teóricas específicas nas aulas teórico-práticas.
Apresentações individuais de temas escolhidos pelos estudantes com base em lista de artigos fornecida no início das aulas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
| Elaboração de projeto | 60,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Frequência das aulas | 50,00 |
| Total: | 135,00 |
Os dois módulos, Modelação Ecológica e Ordenamento Costeiro, serão avaliados separadamente, tendo o mesmo peso na nota final.
Para cada módulo a avaliação distribuída incluirá:
i) a avaliação e apresentação individual de (pelo menos) um artigo científico (publicado): 20%;
ii) a avaliação das apresentações do trabalho/projeto individual (3 x 20%);
iii) a avaliação de um curto relatório escrito sobre o trabalho/projeto individual (20%).
As apresentações de trabalhos publicados e das componentes do trabalho/projeto individual ocorrerão nas aulas Teórico-práticas (4 para cada modulo).
A nota final corresponderá à média das notas finais obtidas nos dois módulos.