Código: | MA317 | Sigla: | QA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente e Ecologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Química |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 2 | Plano Oficial em Vigor | 3 | - | 5 | 49 | 135 |
As aulas de Química do Ambiente pretendem transmitir aos alunos os conhecimentos científicos que explicam alguns fenómenos do quotidiano, em particular os processos químicos naturais nos diferentes componentes do meio ambiente: o solo e os sedimentos, a água e a atmosfera. O segundo objetivo principal é compreender de que modo esses processos naturais podem ser alterados pela ação humana provocando contaminação e/ou poluição. Neste âmbito, um capítulo sobre compostos tóxicos será abordado apresentando diferentes grupos de poluentes e as propriedades físico-químicas que vão determinar o seu destino no ambiente.
O desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conceitos teóricos é outro objetivo da unidade curricular. Deste modo uma forte componente prática permitirá o contacto e o manuseamento de equipamento analítico de rotina e mais específico dando aos alunos a oportunidade de verem aplicados em experiências laboratoriais alguns dos conceitos adquiridos, fornecendo-lhes as ferramentas básicas para poderem selecionar e aplicar metodologias adequadas à resolução de problemas concretos bem como o desenvolvimento da avaliação crítica de resultados obtidos e a utilização do método científico.
Os alunos deverão adquirir as competências necessárias para entender alguns fenómenos ambientais e serem capazes de prever inter-relações entre as diferentes esferas ambientais. Devem ainda conseguir formular hipóteses e planear experiências para as testar usando metodologia adequada. Deste modo os alunos deverão conseguir identificar problemas ambientais e pôr em prática metodologia que permita a sua monitorização e eventual minimização. Devem ainda adquirir a noção dos limites de quantificação de um método analítico e a sua utilidade na elaboração de legislação referente à análise de parâmetros químicos.
Programa Teórico
Introdução
1. Os temas da Química do Ambiente
Parte I – Solos e sedimentos
1.1. Química dos solos
1.2. Ligação de metais pesados aos solos e sedimentos
1.3. Remediação de solos contaminados
1.4. Resíduos sólidos urbanos
1.5. Incineração
1.6. Reciclagem
Parte II - Água
1.1. Propriedades fisico-químicas da água
1.2. Química das águas naturais: O2 dissolvido e consumo bioquímico de oxigénio
1.3. Os compostos de azoto e fósforo.
1.4. Eutrofização
Parte III - Atmosfera
1. Química da estratosfera: a camada de ozono
1.1. Absorção da luz pelas moléculas
1.2. Formação e destruição do ozono
1.3. Consequências biológicas da depleção de ozono
2. Substâncias destruidoras do ozono
2.1. CFCs
2.2. Compostos de bromo e iodo
3. Química da troposfera e poluição
3.1. Ocorrência e origem de smog
3.2. Chuva ácida
4. Efeito de estufa e aquecimento global
4.1. Noções de termodinâmica.
4.2.O balanço energético da terra
4.3. Gases principais que contribuem para o efeito de estufa
Parte IV – Substâncias tóxicas
1. Compostos orgânicos
1.1. PAHs
1.2. Pesticidas (insecticidas, herbicidas)
1.3. PCBs, dioxinas e furanos
2. Metais pesados
2.1. Solubilidade e precipitação dos metais
2.2. Toxicidade e bioacumulação
2.3. Mercúrio
2.4. Chumbo
2.5. Cádmio
2.6. Arsénico
2.7. Estanho
Programa prático
1. Saída de campo: Recolha de sedimentos com cores. Separação de frações e secagem.
2. Granulometria das diferentes frações de sedimento
3. Determinação da matéria orgânica em sedimentos.
4. Determinação da carência bioquímica de oxigénio em amostras de água.
5. Cromatografia gasosa, aplicações.
6. Apresentação de trabalhos
Aulas teóricas, aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de problemas relacionados quer com os conceitos teóricos quer de índole laboratorial e aulas laboratoriais com entrega de relatórios de grupo no fim da aula.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 51,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 135,00 |
Presença em pelo menos 75% das aulas teorico-práticas e laboratoriais.
A frequência assim obtida permanece válida por um período de 3 anos letivos consecutivos.
A classificação final será a média ponderada das várias componentes de avaliação:
nota do exame final (factor de ponderação 70%); a média aritmética das notas dos relatórios dos trabalhos práticos realizados (factor de ponderação 20%) e a nota obtida num trabalho de revisão sobre um tema a definir (factor de ponderação 10%).
Nota final = exame x 0,7 + relatórios x 0,2 + trabalho revisão x 0,1
A nota mínima do exame terá de ser igual ou maior do que 8,0 valores em 20.