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Estágio

Código: MV600     Sigla: EST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Segurança Alimentar e Saúde Pública
OFICIAL Ciências Clínicas
OFICIAL Produção Animal
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 19-09-2022 a 09-06-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Clínicas Veterinárias
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 41 Plano Oficial em Vigor 6 - 30 640 810
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-03-08.

Campos alterados: Pre_requisitos

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Proporcionar a aquisição de competências técnicas e científicas especificamente direcionados para o exercício da actividade profissional, em uma ou duas áreas específicas da Medicina Veterinária selecionadas pelo estudante.

2. Promover a inserção profissional dos recém mestres em Medicina Veterinária no mercado de trabalho.

3. Potenciar sinergias entre o meio Académico e as Instituições de acolhimento dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Será expectável que os estudantes adquiram e consolidem competências práticas e teóricas em áreas de interesse selecionadas pelos próprios, tendo em vista o início da sua atividade profissional.

O estágio facilita a integração dos discentes no meio profissional, promove o trabalho em equipa e constitui, frequentemente, a sua primeira oportunidade de emprego.

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A matricula na UC Estágio, 6º ano ou 11ª semestre, só poderá ser efetuada após aprovação a todas as unidades curriculares prévias no plano de estudos.

O estágio terá início após aprovação do "Plano de Estágio" pela Comissão de Estágios (CE) e pelo Diretor do MIMV. Este documento, assim como as respetivas orientações para o seu preenchimento e submissão, encontra-se disponível na página Moodle da UC, "Documentos para Estudantes" e deverá ser entregue até uma semana antes do início das atividades que nele constam.

A componente prática do estágio tem uma duração de 16 semanas, sendo que o horário laboral mínimo de 40h/semana é gerido pela Instituição de acolhimento, no melhor interesse da mesma e do estudante.

Após conclusão da componente prática, o estudante apresenta um “Relatório Final de Estágio” cujo conteúdo é determinado pelo orientador/co-orientador(es) e pelo próprio, de acordo com as normas vigentes para a respetiva área (se aplicável).

Segue-se uma apresentação e discussão pública do relatório até às 24 semanas (presencial e/ou por videoconferência), após o início do plano de trabalhos, realizada na presença de um júri proposto pelo orientador e aprovado e pela Comissão Centífica do MIMV. É então elaborada uma ata que documenta e justifica a avaliação efetuada. Consultar no Moodle da UC "Documentos para Orientadores".

Esta UC disponibiliza todos os conteúdos e notas explicativas na respetiva página do Moodle (acesso via Sigarra ou autenticação federada).

Programa

AREAS CIENTÍFICAS DO ESTÁGIO:

1. Ciências Básicas
2. Medicina e/ou cirurgia de animais de companhia
3. Medicina e/ou cirurgia de animais de produção
4. Medicina e/ou cirurgia de equinos 
5. Medicina e/ou cirurgia de animais exóticos e selváticos (CAMVs, zoológicos, parques temáticos e centros de recuperação)
6. Inspecção Sanitária
7. Patologia e Clínica Laboratorial
8. Teriogenologia
9. Sanidade Animal
10. Saúde Pública
11. Tecnologia e Segurança Alimentar
12. Toxicologia
13. Produção e/ou Nutrição Animal
14. Conservação, melhoramento e gestão do património animal
15. Bem-estar Animal

Bibliografia Obrigatória

De acordo com a área e o trabalho ; De acordo com a área e o trabalho

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São determinados de acordo com a área de estágio selecionda; a título exemplificativo:

1. Atividade clinica em centros de atendimento Médico Veterinário (CAMVs), zoológicos, parques temáticos e centros de recuperação;

2. Prática laboratorial em contexto de investigação, tecnologia alimentar ou outros;

3. Inspeção sanitária em estabelecimentos de abate, sala de corte e doca pesca;

4. Atividades de auditoria e controlo da higiéne e qualidade alimentar em ambiente empresarial;

5. Ensaios de nutrição e alimentação em contexto de investigação/experimentação ou ao nível das explorações;

6. Acompanhamento da atividade do Médico Veterinário Municipal;

7. Atividades no âmbito da saúde pública veterinária;

8. Conservação e gestão da fauna selvagem.

Compete à Comissão de Estágios, em coordenação com a Direção de Curso, pronunciar-se sobre temas/áreas omisso(a)s.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 40,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 168,50
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,50
Realização de Estágio 640,00
Total: 810,00

Obtenção de frequência

Seiscentas e quarenta horas de trabalho prático.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação quantitativa do estudante realizada por um júri, proposto pelo orientador e aprovado pela CC MIMV, constituído por 3 a 5 elementos, de acordo com os seguintes critérios:

1. Trabalho prático ou de projeto (16 semanas, 6/20 valores). Avaliação exclusiva do(s) co-orientador(res) (0 a 20 valores), mediante o preenchimento de inquéritos, de acordo com a área de estágio, e/ou documento redigido pelos próprios a ser entregue ao orientador (não sendo possível ao co-orientador integrar o júri das provas públicas). No caso de existir mais do que um co-orientador, todas as avaliações devem ser consideradas para a atribuição desta nota. A classificação final deste item deve ser ponderada de acordo com o tempo de estágio despendido pelo estudante com o respetivo co-orientador. Caso não seja possível obter uma avaliação do co-orientador, é da responsabilidade do orientador atribuir uma classificação nesta componente de avaliação.

2. Relatório escrito (6/20 valores). Avaliação do orientador (quer faça ou não parte do júri) e dos arguentes (0 a 20 valores); critérios a considerar:
a) Estrutura e organização, 4/20 valores;
b) Clareza da expressão escrita, 4/20 valores;
c) Conteúdo técnico-científico, 8/20 valores;
d) Pesquisa e referências bibliográficas, 4/20 valores

Caso o orientador não constitua o júri, é da sua responsabilidade comunicar ao Presidente do júri das provas públicas a sua própria classificação da componente “Relatório escrito”.

3. Apresentação oral (2/20 valores). Avaliação de todos os membros do júri (0 a 20 valores); critérios:
a) Conteúdo dos diapositivos, 6/20 valores; 
b) Organização dos tópicos, 6/20 valores; 
c) Clareza na apresentação, 6/20 valores;
d) Cumprimento do tempo de apresentação, 2/20 valores.

4. Discussão na apresentação pública (6/20 valores). Avaliação de todos os membros do júri (0 a 20 valores). Critérios:
a) Nível de conhecimentos, 10/20 valores;
b) Integração dos conhecimentos práticos com os teóricos, 10/20 valores.

Classificação final = (0,3 x média A) + (0,3 x média B) + (0,1 x média C) + (0,3 x média D)

Média A = classificação do trabalho prático, média ponderada das nota(s) do(s) co-orientador(es) (0-20 valores)
Média B = classificação do relatório escrito, média aritmética das notas do orientador e arguentes (0-20 valores)
Média C = classificação da apresentação oral, média aritmética das notas de todos os membros que constituem o júri (0-20 valores)
Média D = classificação da discussão, média aritmética das notas de todos os membros do júri (0-20 valores)

Compete à Comissão de Estágios, em coordenação com a Direção de Curso, pronunciar-se sobre circunstâncias omissas.

O cumprimento das normas de avaliação é da responsabilidade do orientador e do presidente do júri das provas públicas.

Observações

A matricula na UC Estágio, 6º ano ou 11ª semestre, só poderá ser efetuada após aprovação a todas as unidades curriculares prévias no plano de estudos.
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