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Química do Ambiente

Código: MA317     Sigla: QA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente e Ecologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1T Ícone do Moodle

Ativa? Não
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 0 Plano Oficial em Vigor 3 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

As aulas de Química do Ambiente pretendem transmitir aos alunos os conhecimentos científicos que explicam alguns fenómenos do quotidiano, em particular os processos químicos naturais nos diferentes componentes do meio ambiente: o solo e os sedimentos, a água e a atmosfera. O segundo objetivo principal é compreender de que modo esses processos naturais podem ser alterados pela ação humana provocando contaminação e/ou poluição. Neste âmbito, um capítulo sobre compostos tóxicos será abordado apresentando diferentes grupos de poluentes e as propriedades físico-químicas que vão determinar o seu destino no ambiente.
O desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conceitos teóricos é outro objetivo da unidade curricular. Deste modo uma forte componente prática permitirá o contacto e o manuseamento de equipamento analítico de rotina e mais específico dando aos alunos a oportunidade de verem aplicados em experiências laboratoriais alguns dos conceitos adquiridos, fornecendo-lhes as ferramentas básicas para poderem selecionar e aplicar metodologias adequadas à resolução de problemas concretos bem como o desenvolvimento da avaliação crítica de resultados obtidos e a utilização do método científico.

Resultados de aprendizagem e competências


Os alunos deverão adquirir as competências necessárias para entender alguns fenómenos ambientais e serem capazes de prever  inter-relações entre as diferentes esferas ambientais. Devem ainda conseguir formular hipóteses e planear experiências para as testar usando metodologia adequada.  Deste modo os alunos deverão conseguir identificar problemas ambientais e pôr em prática metodologia que permita a sua monitorização e eventual minimização. Devem ainda adquirir a noção dos limites de quantificação de um método analítico e a sua utilidade na elaboração de legislação referente à análise de parâmetros químicos.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Programa Teórico

Introdução

1. Os temas da Química do Ambiente

Parte I – Solos e sedimentos

1.1. Química dos solos
1.2. Ligação de metais pesados aos solos e sedimentos
1.3. Remediação de solos contaminados
1.4. Resíduos sólidos urbanos
1.5. Incineração
1.6. Reciclagem

Parte II - Água

1.1. Propriedades fisico-químicas da água
1.2. Química das águas naturais: O2 dissolvido e consumo bioquímico de oxigénio
1.3. Os compostos de azoto e fósforo.
1.4. Eutrofização


Parte III - Atmosfera

1. Química da estratosfera: a camada de ozono

1.1. Absorção da luz pelas moléculas
1.2. Formação e destruição do ozono
1.3. Consequências biológicas da depleção de ozono

2. Substâncias destruidoras do ozono

2.1. CFCs
2.2. Compostos de bromo e iodo

3. Química da troposfera e poluição

3.1. Ocorrência e origem de smog
3.2. Chuva ácida

4. Efeito de estufa e aquecimento global

4.1. Noções de termodinâmica.
4.2.O balanço energético da terra 
4.3. Gases principais que contribuem para o efeito de estufa

Parte IV – Substâncias tóxicas

1. Compostos orgânicos
1.1. PAHs
1.2. Pesticidas (insecticidas, herbicidas)
1.3. PCBs, dioxinas e furanos

2. Metais pesados
2.1. Solubilidade e precipitação dos metais
2.2. Toxicidade e bioacumulação
2.3. Mercúrio
2.4. Chumbo
2.5. Cádmio
2.6. Arsénico
2.7. Estanho

Programa prático

1. Saída de campo: Recolha de sedimentos com cores. Separação de frações e secagem.

2. Granulometria das diferentes frações de sedimento

3. Determinação do P total e fosfatos em águas de diferentes origens. 

4. Determinação da carência bioquímica de oxigénio em amostras de água.

5. Extracção e deteção de PAHs por cromatografia.

6. Apresentação de trabalhos

Bibliografia Obrigatória

Baird Colin; Environmental chemistry. ISBN: 0-7167-3153-3
Stanley Manahan; Environmental chemistry, CRC Press, 2005. ISBN: 1-56670-633-5

Bibliografia Complementar

Ian Williams; Environmental chemistry. A modular approach, John Wiley & Sons, Ltd, 2001. ISBN: 0 471 48942 5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de problemas relacionados quer com os conceitos teóricos quer de índole laboratorial e aulas laboratoriais com entrega de relatórios de grupo no fim da aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas teorico-práticas e laboratoriais.

A frequência assim obtida permanece válida por um período de 3 anos letivos consecutivos

A nota mínima no exame será 8,0 valores em 20

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a média ponderada das várias componentes de avaliação:
nota do exame final (factor de ponderação 70%); a média aritmética das notas dos relatórios dos trabalhos práticos realizados (factor de ponderação 20%) e a nota obtida num trabalho de revisão sobre um tema a definir (factor de ponderação 10%).

Nota final = exame x 0,7 + relatórios x 0,2 + trabalho revisão x 0,1

A nota do exame terá de ser igual ou maior do que 8,0 valores em 20.

Melhoria de classificação

Apenas poderá ser obtida por repetição do exame
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