Código: | MA317 | Sigla: | QA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente e Ecologia |
Ativa? | Não |
Unidade Responsável: | Química |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 0 | Plano Oficial em Vigor | 3 | - | 5 | 49 | 135 |
As aulas de Química do Ambiente pretendem transmitir aos alunos os conhecimentos científicos que explicam alguns fenómenos do quotidiano, em particular os processos químicos naturais nos diferentes componentes do meio ambiente: o solo e os sedimentos, a água e a atmosfera. O segundo objetivo principal é compreender de que modo esses processos naturais podem ser alterados pela ação humana provocando contaminação e/ou poluição. Neste âmbito, um capítulo sobre compostos tóxicos será abordado apresentando diferentes grupos de poluentes e as propriedades físico-químicas que vão determinar o seu destino no ambiente.
O desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conceitos teóricos é outro objetivo da unidade curricular. Deste modo uma forte componente prática permitirá o contacto e o manuseamento de equipamento analítico de rotina e mais específico dando aos alunos a oportunidade de verem aplicados em experiências laboratoriais alguns dos conceitos adquiridos, fornecendo-lhes as ferramentas básicas para poderem selecionar e aplicar metodologias adequadas à resolução de problemas concretos bem como o desenvolvimento da avaliação crítica de resultados obtidos e a utilização do método científico.
Os alunos deverão adquirir as competências necessárias para entender alguns fenómenos ambientais e serem capazes de prever inter-relações entre as diferentes esferas ambientais. Devem ainda conseguir formular hipóteses e planear experiências para as testar usando metodologia adequada. Deste modo os alunos deverão conseguir identificar problemas ambientais e pôr em prática metodologia que permita a sua monitorização e eventual minimização. Devem ainda adquirir a noção dos limites de quantificação de um método analítico e a sua utilidade na elaboração de legislação referente à análise de parâmetros químicos.
Programa Teórico
Introdução
1. Os temas da Química do Ambiente
Parte I – Solos e sedimentos
1.1. Química dos solos
1.2. Ligação de metais pesados aos solos e sedimentos
1.3. Remediação de solos contaminados
1.4. Resíduos sólidos urbanos
1.5. Incineração
1.6. Reciclagem
Parte II - Água
1.1. Propriedades fisico-químicas da água
1.2. Química das águas naturais: O2 dissolvido e consumo bioquímico de oxigénio
1.3. Os compostos de azoto e fósforo.
1.4. Eutrofização
Parte III - Atmosfera
1. Química da estratosfera: a camada de ozono
1.1. Absorção da luz pelas moléculas
1.2. Formação e destruição do ozono
1.3. Consequências biológicas da depleção de ozono
2. Substâncias destruidoras do ozono
2.1. CFCs
2.2. Compostos de bromo e iodo
3. Química da troposfera e poluição
3.1. Ocorrência e origem de smog
3.2. Chuva ácida
4. Efeito de estufa e aquecimento global
4.1. Noções de termodinâmica.
4.2.O balanço energético da terra
4.3. Gases principais que contribuem para o efeito de estufa
Parte IV – Substâncias tóxicas
1. Compostos orgânicos
1.1. PAHs
1.2. Pesticidas (insecticidas, herbicidas)
1.3. PCBs, dioxinas e furanos
2. Metais pesados
2.1. Solubilidade e precipitação dos metais
2.2. Toxicidade e bioacumulação
2.3. Mercúrio
2.4. Chumbo
2.5. Cádmio
2.6. Arsénico
2.7. Estanho
Programa prático
1. Saída de campo: Recolha de sedimentos com cores. Separação de frações e secagem.
2. Granulometria das diferentes frações de sedimento
3. Determinação do P total e fosfatos em águas de diferentes origens.
4. Determinação da carência bioquímica de oxigénio em amostras de água.
5. Extracção e deteção de PAHs por cromatografia.
6. Apresentação de trabalhos
Aulas teóricas, aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de problemas relacionados quer com os conceitos teóricos quer de índole laboratorial e aulas laboratoriais com entrega de relatórios de grupo no fim da aula.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 51,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 135,00 |
Presença em pelo menos 75% das aulas teorico-práticas e laboratoriais.
A frequência assim obtida permanece válida por um período de 3 anos letivos consecutivos
A nota mínima no exame será 8,0 valores em 20
A classificação final será a média ponderada das várias componentes de avaliação:
nota do exame final (factor de ponderação 70%); a média aritmética das notas dos relatórios dos trabalhos práticos realizados (factor de ponderação 20%) e a nota obtida num trabalho de revisão sobre um tema a definir (factor de ponderação 10%).
Nota final = exame x 0,7 + relatórios x 0,2 + trabalho revisão x 0,1
A nota do exame terá de ser igual ou maior do que 8,0 valores em 20.