Bioética e Deontologia Médica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
75 |
Plano Oficial em Vigor |
4 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No contexto de uma sociedade laica e multicultural, proporcionar ao estudante:
Conhecimentos teóricos em bioética adequados à prática dos cuidados de saúde (incluindo organização e investigação) e que os possa ajudar na relação médico-doente;
Habilidades mínimas para efetuar uma análise eticamente fundamentada relativamente a qualquer assunto sobre o qual não haja consenso;
Ferramentas para desenvolver os traços de caráter (tolerância, honestidade, integridade, coragem) necessários para uma boa relação médico-doente.
Garantir que os estudantes tenham adquirido:
Conhecimentos teóricos em bioética que sejam adequados à prática dos cuidados de saúde (incluindo organização e investigação) e que os possa ajudar na relação médico-doente;
Habilidades mínimas para efetuar uma análise eticamente fundamentada relativamente a qualquer assunto sobre o qual não haja consenso;
As ferramentas para desenvolver os traços de caráter necessários para uma boa relação médico-doente.
Resultados de aprendizagem e competências
Adquirir as ferramentas básicas para:
. efetuar uma análise do ponto de vista ético sobre qualquer assunto no âmbito da Bioética e Deontologia Médica
. abordar qualquer dilema (confrontação de soluções diferentes para um problema) que surja na prática clínica ou, simplesmente, necessário para o processo de decisão.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à Bioética e Deontologia Médica
- Princípios Éticos Fundamentais
- Confidencialidade e privacidade. Direitos e deveres do doente.
- Consentimento Informado; Directivas antecipadas de vontade
- Investigação Cientifica e Bioética (I)
- Investigação Cientifica e Bioética (II)
- Ética Médica e Morte. Comunicação de más noticias
- Eutanásia e Suicidio Assistido
- Gestão em Saúde e Ética Médica
- Triagem
- Questões Éticas no inicio da vida (PMA)
- Questões Éticas no inicio da vida (IVG)
- Sexualidade e Ética Médica
- HIV e Ética
- Questões Éticas em medicina legal
- Transfusão de sangue e Ética Médica
- Profissionalismo e deontologia médica
- Humanização em cuidados de saúde
- Vivências dos profissionais de saúde: perspetiva bioética
- Qualidade em saúde - imperativo ético
- Questões éticas e Transplantação (I) DBD, GRAVIDEZ
- Questões éticas e Transplantação (II) DCD, dador vivo
- Ética no ensino da Medicina; relação médico/doente
- Comissões de Ética
- Aspetos éticos em missões humanitárias
- Apresentação e discussão de trabalhos (I), (II), (III) e (IV)
Bibliografia Obrigatória
.; ESTATUTO E REGULAMENTO DA ORDEM DOS MÉDICOS
Luís Archer ; NOVOS DESAFIOS À BIOÉTICA, 2001
Paula M. Silva; CONVENÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DA BIOMEDICINA, Anotada, Ed. Cosmos, 1997
Centro de Estudos de Bioética; BEM DA PESSOA E BEM COMUM. UM DESAFIO À BIOÉTICA, Ed. C.E.B.–Coimbra , 1998
J. R. Silva-Centro de Bioética-FMUL; CONTRIBUTOS PARA A BIOÉTICA EM PORTUGAL, Ed. Cosmos , 2002
Stela Barbas; DIREITO AO PATRIMÓNIO GENÉTICO, Almedina, 1998
António Brito, José Rijo; ESTUDO JURIDICO DA EUTANÁSIA EM PORTUGAL, Almedina, 2000
Maria Céu Patrão Neves, Walter Osswald; BIOÉTICA SIMPLES, Editorial Verbo , 2008
Maria Céu Patrão Neves; COMISSÕES DE ÉTICA: DAS BASES TEÓRICAS À ACTIVIDADE QUOTIDIANA, Gráfica de Coimbra, 2002
J. Fragata; RISCO CLINICO: COMPLEXICIDADE E PERFORMANCE, Almedina, 2006
Esperança Pina; A RESPONSABILIDADE DOS MÉDICOS, Lidel, 2003
Esperança Pina; ÉTICA, DEONTOLOGIA E DIREITO MÉDICO, Lidel, 2012
Rui Nunes, Helena Melo; TESTAMENTO VITAL, Almedina, 2011
CNECV; Colecção Bioética
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Seminários.
Realização de um trabalho sobre um tema à escolha do estudante e apresentação com discussão pública do mesmo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com legislação em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste escrito - 8 perguntas de escolha múltipla (1 certa em 4) mais duas perguntas de desenvolvimento (a escolher entre 3)
Fórmula de cálculo da classificação final
Frequência das aulas teórico-práticas - 2 valores
Realização de trabalho prático e discussão pública - 4 valores
Teste escrito - 14 valores (COM NOTA MINIMA DE 45% DO TESTE)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Mediante realização de exame escrito.
Melhoria de classificação
Mediante realização de novo exame escrito.
Observações
Na eventualidade de se manterem as restrições devidas à pandemia COVID 19, serão válidas as alterações seguintes:
- aulas por ZOOM
- avaliação continua por realização de monografia apenas
- exame por moodle que terá 8 perguntas de escolha múltipla (1 certa em 5) e 2 perguntas de desenvolvimento