Código: | MA224 | Sigla: | FAA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia Geral e Aquática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Microscopia |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 45 | Plano Oficial em Vigor | 2 | - | 5 | 49 | 135 |
Na sequência dos conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia animal comparada previamente adquiridos, projeta-se agora abordar, numa perspetiva mais particular, aspetos relativos à fisiologia de animais aquáticos, com enfâse em peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.
Com a abordagem preconizada pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade, recorrendo sistematicamente aos conhecimentos que possui da sua vivência como estudante de ciências do meio aquático.
Dotar os estudantes de capacidade para melhor compreender a fisiologia de órgãos e sistemas de animais aquáticos, nomeadamente numa perspetiva de integração neuro-endócrina e de necessidades adaptativas perante modificações do ambiente.
Compreender a importância de fatores ambientais chave na fisiologia de animais aquáticos, através do estudo de casos e apreciando a diversidade. Compreender como o conhecimento fisiológico pode ser aplicado a problemas práticos, na produção e biomonitorização.
Incrementar a capacidade dos estudantes pesquisarem, selecionarem, analisarem criticamente e apresentarem informação de carácter fisiológico, de forma esquemática e integrando-a com conceitos previamente aprendidos.
Fisiologia do cérebro, hipotálamo e hipófise de peixes.
Neurotransmissores.
Fatores hipotalâmicos
Estrutura e modo de ação / relação com Sistema Nervoso Central.
Fotoperíodo – Melatonina – Época reprodutiva.
Estrutura e funcionamento.
Mensageiros químicos (orgãos alvo).
Principais fases de desenvolvimento dos gâmetas.
Diferentes tipos de gónadas (peixes síncronos, assíncronos, síncronos por grupos).
Estrutura e modo de funcionamento.
Envolvimento do fígado no crescimento e reprodução.
Estrutura e modo de funcionamento.
Papel da insulina em animais aquáticos.
Estrutura e seu papel na osmorregulação.
Células de cloro.
Estrutura e seu papel na osmorregulação.
Rim endócrino.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 86,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Total: | 135,00 |
DESIGNAÇÃO |
Peso (%) |
EXAME FINAL |
60 |
AVALIAÇÃO CONTÍNUA |
40 |
Avaliação PRÁTICA CONTÍNUA |
Média das classificações dos trabalhos realizados nas aulas práticas * 40% 1.Falta na entrega do trabalho escrito implica a atribuição de 0 valores. 2. O trabalho de cada estudante na elaboração de cada trabalho prático será tido em conta (em termos de % de esforço) na avaliação final de cada trabalho executado. |
TOTAL FINAL |
100 |