Código: | MA224 | Sigla: | FAA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia Geral e Aquática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Microscopia |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 43 | Plano 2012 a 2017 | 2 | - | 5 | 49 | 135 |
Na sequência dos conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia animal comparada previamente adquiridos, projeta-se agora abordar, numa perspetiva mais particular, aspetos relativos à fisiologia de animais aquáticos, com enfâse em peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.
Com a abordagem preconizada pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade, recorrendo sistematicamente aos conhecimentos que possui da sua vivência como estudante de ciências do meio aquático.
Dotar os estudantes de capacidade para melhor compreender a fisiologia de órgãos e sistemas de animais aquáticos, nomeadamente numa perspetiva de integração neuro-endócrina e de necessidades adaptativas perante modificações do ambiente.
Compreender a importância de fatores ambientais chave na fisiologia de animais aquáticos, através do estudo de casos e apreciando a diversidade. Compreender como o conhecimento fisiológico pode ser aplicado a problemas práticos, na produção e biomonitorização.
Incrementar a capacidade dos estudantes pesquisarem, selecionarem, analisarem criticamente e apresentarem informação de carácter fisiológico, de forma esquemática e integrando-a com conceitos previamente aprendidos.
1. Sistema Nervoso Central (SNC) e SN Periférico
- Fisiologia
- Neurotransmissores
- Fatores hipotalâmicos (GnRH I, II), neuropéptido Y, ácido gama-aminobutírico (GABA), dopamina, hormona inibitória de gonadotropinas
2. Hipotálamo e Pituitária
- Fisiologia
- Mensageiros químicos (orgãos alvo)
3. Glândula Pineal
- Estrutura e modo de ação / relação com Sistema Nervoso Central
- Fotoperíodo – Melatonina – Época reprodutiva
4. Visão
- Fisiologia
5. Gónadas
- Fisiologia de ovários e testículos
- Relação entre SNC, hipotálamo e pituitária e o desenvolvimento das gónadas
- Principais fases de desenvolvimento dos gâmetas
- Diferentes tipos de gónadas (peixes síncronos, assíncronos, síncronos por grupos)
- Formação e libertação de feromonas (exemplos de várias espécies em que a ação das feromonas é essencial na sua reprodução)
6. Tiroide
- Fisiologia
- Funções das hormonas da tiroide em peixes e anfíbios
7. Fígado
- Envolvimento do fígado no crescimento e reprodução
- Sistema Insulin-like growth factor
- Relação entre o fígado, SNC e tecidos como músculos, cartilagens e ossos
8. Pâncreas
- Fisiologia
9. Brânquias
- Fisiologia
- Osmorregulação
10. Rim e Intestino
- Fisiologia (animais de água doce e marinhos)
11. Fisiologia de moluscos
Temas de aulas práticas
Desenvolvimento de temas emergentes na área da Fisiologia de animais aquáticos.
Serão distribuídos apontamentos elaborados pelos docentes e indicados artigos específicos que cobrem assuntos a abordar e a discutir.
Aulas expositivas, aulas de pesquisa e análise de informação, apresentações de trabalhos pelos estudantes, aulas laboratoriais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 86,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Total: | 135,00 |
Classificação final = Nota de exame final teórico (60%) + Nota de avaliação contínua (40%)
As notas de cada componente são atribuídas inicialmente em escala de 0 a 20. Exige-se 9,5 valores como classificação mínima para aprovação a cada uma das componentes em causa.
A avaliação contínua premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade de desempenho de cada estudante ao longo das aulas.
Após uma primeira aprovação à unidade curricular o estudante poderá requerer melhoria de nota ao exame final. Não há substituição de nota de avaliação contínua por qualquer ato de natureza isolada. Uma eventual melhoria em avaliação contínua implica frequentar novamente a aulas práticas, realizando todas as atividades inerentes.