Código: | MA315 | Sigla: | TA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente e Ecologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Microscopia |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 31 | Plano 2012 a 2017 | 3 | - | 5 | 49 | 135 |
O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Ambiental. Estes saberes abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos). Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental. É esperado que os alunos ganhem competências na área de estudo, sendo capazes de auxiliar na avaliação de situações de risco, na proposta de soluções para a sua prevenção e saber identificar os meios analíticos para diagnóstico do grau de poluição ambiental.
No final desta unidade curricular é esperado que o estudante adquira as seguintes competências:
- Ter conhecimento dos diferentes conceitos de toxicidade.
- Ser capaz de prever os mecanismos de biotransformação de diferentes tipos de compostos tóxicos.
- Compreender como planear e executar testes experimentais de toxicidade.
- Saber avaliar os efeitos tóxicos de produtos químicos e ser capaz de implementar testes de toxicidade adequados.
- Saber como usar as técnicas e métodos básicos para a pesquisa toxicológica (diagnóstico laboratorial de tóxicos ambientais).
- Ter desenvolvido raciocínio crítico de modo a avaliar corretamente os dados obtidos tanto nos testes de toxicidade como nas determinações diretas de tóxicos no ambiente.
A unidade curricular abordará os princípios básicos da toxicologia ambiental, focando-se na avaliação de tóxicos ambientais, tipos e mecanismos de resposta aos tóxicos, as propriedades e efeitos que grupos específicos de poluentes no ambiente produzem sobre a saúde de vários habitats, em particular o aquático (e.g. PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos).
Esta unidade ainda versará sobre a interdisciplinaridade da toxicologia ambiental. Respostas tóxicas e medição dessas respostas serão discutidas ao nível da organização biológica, da molécula/bioquímica, célula e animal até ao seu impacto nas populações, comunidades e ecossistemas. A parte bioquímica dará ênfase particular à absorção do tóxico, distribuição, metabolismo e excreção. Uma breve componente instrumental permitirá o aluno compreender os principais métodos analíticos usados em análises de campo.
A unidade curricular também irá focar alguns tópicos que têm recebido atenção particular dos toxicologistas ambientais, incluindo o uso e desenvolvimento de biomarcadores.
O responsável pelas aulas fornecerá informações bibliográficas adicionais, quando pertinente.
Expositivo, demonstrativo, discussão de problemas e experimental.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Presença a 3/4 de todas as aulas lecionadas e realização dos trabalhos especiais.
A avaliação será efectuada durante as aulas (40%) e num exame final (60%). Em ambas as componentes os alunos terão de atingir um mínimo de 10/20 Valores tanto na componente teórica como prática.
Os trabalhadores estudantes (TE), dirigentes associativos (DA) e outros estudantes com estatuto especial serão avaliados de forma similar aos estudantes regulares. Porém, nos casos em que a lei isenta de reprovação por faltas as aulas em que serão avaliados (na componente contínua) serão aquelas em que o aluno estará presente.
A melhoria de nota só será possível para a componente avaliada em exame final.