Nutrição e Alimentação em Aquacultura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Aplicada |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S (de 14-09-2015 a 30-10-2015)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
28 |
Plano 2012 a 2017 |
3 |
- |
5 |
49 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com a disciplina de Nutrição e Alimentação em Aquacultura, é garantida aos alunos uma formação específica no domínio da biologia aplicada, em que se inserem as ciências do meio aquático. Com o programa da disciplina de Nutrição pretende-se fornecer um conjunto de conhecimentos de base da nutrição animal, com orientação específica posterior para a nutrição e alimentação dos peixes. A transformação de alimentos com valor relativamente baixo, noutros que se tornem mais atractivos para o consumo humano, é normalmente um dos objectivos fundamentais de toda a Produção Animal. Se bem que a possibilidade de efectuar esta conversão de modo 100 % eficiente seja um ideal inatingível, o grau em que os diversos componentes da dieta são utilizados, constitui a preocupação central dos nutricionistas. Os custos da alimentação artificial num sistema de piscicultura intensiva representam entre 40 e 70 % do total dos custos de produção. A preparação cuidada do ensino da disciplina de nutrição, deverá contribuir para a preparação de técnicos sensíveis e capazes de contribuir para a gestão optimizada dos recursos alimentares utilizados.
Resultados de aprendizagem e competências
Em primeiro ciclo de Bolonha, o resultado a obter visa o domínio dos principios gerais da Nutrição e Alimentação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A interacção entre o animal e o alimento, com descrição dos sistemas de análise dos alimentos, constitui o tema do primeiro capítulo da disciplina. Faz-se ainda uma breve resenha histórica da evolução do conhecimento em nutrição animal, e da importância desta no contexto da produção animal. É dada uma perspectiva da situação dos diversos tipos de produção animal em Portugal e no mundo, fazendo o contraponto com o posicionamento da aquacultura. Refere-se o conceito de alimentação de peixes e a necessidade da sua existência, bem como a importância da proteína de peixe nas dietas para humanos. Na fase seguinte, faz-se uma revisão a aspectos particulares da anatomia dos peixes, da digestão e do metabolismo. A anatomia do tracto digestivo, a digestão das proteínas, dos lípidos e dos glícidos, as actividades enzimática e microbiana ligadas aos processos digestivos, constituem os pontos centrais a abordar. No capítulo terceiro, são caracterizados os diversos aspectos ligados ao crescimento dos peixes. São discutidas as relações básicas do crescimento, os seus mecanismos reguladores e a influência dos factores bióticos e abióticos. De seguida, são analisados os aspectos quantitativos e qualitativos das necessidades em nutrientes pelos peixes. É dada uma perspectiva comparada com outras espécies para as necessidades em ácidos aminados, lípidos, glícidos, vitaminas e minerais. São indicadas e discutidas as necessidades quantitativas e qualitativas destes nutrientes para as espécies piscícolas tidas como mais importantes. O capítulo cinco é dedicado às metodologias de estudo da utilização digestiva dos alimentos pelos peixes. São apresentados os métodos existentes para a determinação dos coeficientes de utilização digestiva, discutindo a sua adaptação aos diversos modelos de recuperação das fezes excretadas pelos peixes. A energética alimentar nos peixes, animais poiquilotérmicos, comparativamente aos animais superiores, homeotérmicos, constitui o tema a tratar no capítulo seguinte da disciplina. O sétimo capítulo será dedicado ao estudo da ingestão voluntária em peixes. Serão expostos e analisados os aspectos referentes ao maneio alimentar e sistemas de alimentação, ao efeito dos factores ambientais, da relação fisiológica do comportamento e controle endócrino da ingestão. Termina-se com o estudo dos factores ligados ao alimento, que afectam a ingestão voluntária. No capítulo seguinte, o oitavo, são estudados todos os aspectos relativos à classificação, valorização e selecção de matérias-primas passíveis de utilizar em alimentos compostos completos, bem como as formas de controlar a qualidade química e microbiológica, realçando as particularidades da sua utilização em dietas para peixes. O capítulo nono é dedicado ao estudo da formulação de alimentos. São discutidos os métodos algébrico de formulação manual, com base na programação linear, e a moderna formulação assistida por computador. São também referidos os problemas ligados ao ajustamento das dietas aos sistemas alimentares dos peixes. O último capítulo da disciplina, é dedicado ao estudo do processamento dos alimentos compostos para peixes. É efectuada uma introdução aos principais processos básicos e complementares do fabrico de alimentos compostos, com referência às tecnologias mais recentes de extrusão e expansão. Descrevem-se as formas de apresentação dos alimentos e o controle da qualidade em fabrico e do produto acabado.
Bibliografia Obrigatória
Guillaume Jean 070;
Nutrition and feeding of fish and crustaceans. ISBN: 1-85233-241-7
Halver John E. 340;
Fish nutrition. ISBN: 0-12-319651-5
Steffens Werner;
Principles of fish nutrition. ISBN: 0-7458-0555-8
Halver John E. 340;
Finfish nutrition and fishfeed technology. ISBN: 3-87903-052-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa que acaba de se apresentar de forma genérica constitui a base dos temas a abordar ao longo das aulas teóricas da disciplina de nutrição. Face à evolução do conhecimento científico, será o mesmo ajustado e melhorado sempre que necessário. As aulas teóricas constituem a primeira motivação dos alunos para cada um dos temas a tratar ao longo da disciplina. Serão sempre que possível acompanhadas de material didático do tipo de diapositivos, transparências e filmes, que permitam a melhor compreensão de cada assunto a tratar. Durante as aulas teóricas, procurar-se-á sensibilizar os alunos para a importância das matérias lecionadas, mantendo a sua atenção, provocando sempre que possível a sua intervenção na discussão dos temas. A motivação dos alunos para o estudo de matérias mais técnicas, constitui um desafio importante para o ensino nas áreas aplicadas da biologia. A bibliografia apresentada será constituída por livros de texto, sendo a lista bibliográfica completa fornecida aos alunos no início do curso. Para temas concretos, poderá haver recurso a artigos publicados em revistas da especialidade. De realçar a existência de uma bibliografia vasta e atualizada no domínio da nutrição e alimentação de peixes. A Internet constitui, igualmente, uma base essencial de pesquisa motivacional para os alunos. As aulas práticas constituirão o complemento essencial dos temas abordados nas aulas teóricas proporcionando, simultaneamente, alguma experiência prática de base na análise de alimentos, formulação e fabrico de alimentos compostos e aplicação de parâmetros usados na avaliação de resultados em ensaios de nutrição. No início de cada aula prática, será sempre fornecido aos alunos um protocolo contendo os objetivos a atingir com a aula, as metodologias e aparelhos a utilizar, caso seja esse o caso.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: A frequência é obtida de acordo com o enquadramento legal em vigor no ICBAS da Universidade do Porto.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: Nota Final = Valor do Exame Final