Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MV422

Patologia Clínica de Animais de Companhia

Código: MV422     Sigla: PCAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal
OFICIAL Ciências da Nutrição

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Clínicas Veterinárias
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 61 Plano 2007 a 2017 4 - 6 96 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O ensino da disciplina é maioritariamente teórico e teorico-prático no sentido de futuramente permitir aos estudantes poderem acompanhar, desde o início das unidades curriculares do 5º ano, todos os casos clínicos que apareçam no serviço da clínica veterinária do ICBAS, independentemente da especialidade, com uma sólida base de conhecimentos. Neste princípio, os objectivos da disciplina prendem-se, sobretudo, com o conhecimento das patologias mais relevantes dos animais de companhia, leccionadas por sistemas ou órgãos, que compreendem a sua etiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, métodos auxiliares de diagnóstico, maneio terapêutico e factores de prognóstico. Em parte da leccionação teórico-prática a informação consistirá na aprendizagem da aplicação dos vários métodos de diagnóstico complementares utilizados nos aos vários sistemas de órgãos, suas vantagens, riscos,  análise e interpretação.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos teóricos sobre etiologia, fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica das distintas patologias dos animais de companhia. Em virtude da magnitude e complexidade dos conhecimentos teóricos que hoje em dia existem para as diferentes patologias, pretende-se que os alunos dominem também a capacidade de aprendizagem e de aquisição autónoma dos conhecimentos teóricos através de um estudo prévio dos temas a apresentar nas aulas teóricas para que se permita a discussão e análise em grupo de dúvidas e questões que se tenham levantado aquando da prévia preparação da matéria assim como permitir um maior efoque nas partes cruciais da matéria por parte do docente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Afecções do aparelho cardiovascular; Afecções do aparelho respiratório; Afecções do aparelho digestivo; Afecções do aparelho urinário; Alterações do equilíbrio hidro-electrolítico; Endocrinopatias; Afecções do sistema nervoso; Afecções musculo-esqueléticas; Afecções mais frequentes de espécies exóticas.

Bibliografia Obrigatória

Ettinger Stephen J.; Textbook of veterinary internal medicine. ISBN: 0-7216-7256-6
Platt Simon R. ed.; BSAVA manual of canine and feline neurology. ISBN: 0-905214-74-9
Tilley Larry Patrick; Essentials of canine and feline electrocardiography. ISBN: 0-8121-1443-4
Morgan Rhea V.; Handbook of small animal practice. ISBN: 0-7216-3329-3
Rijnberk A. ed.; Clinical endocrinology of dogs and cats. ISBN: 0-7923-3415-9
Nelson Richard W.; Small animal internal medicine. ISBN: 0-323-01724-X
Kittleson Mark D.; Small animal cardiovascular medicine. ISBN: 0-8151-5140-3
Lorenz Michael D.; Handbook of veterinary neurology. ISBN: 0-7216-8986-8
Birchard Stephen J.; Saunders manual of small animal practice. ISBN: 0-7216-3219-X
Fox Philip R.; Textbook of canine and feline cardiology. ISBN: 0-7216-4044-3
Tams Todd R.; Handbook of small animal gastroenterology. ISBN: 0-7216-8676-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teórico: Explicação das etiologias, mecanismos fisiopatológicos, sinais clínicos, métodos de diagnóstico, princípios terapêuticos e  factores de prognóstico das doenças de animais de companhia. Teórico-prático: Ensino dos métodos complementares de diagnóstico para cada aparelho ou sistema, com apresentação de exemplos práticos. Ensino das patologias mais frequentes de espécies exóticas de companhia (mamíferos, répteis e aves)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 85,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 92,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência é necessário que cada aluno apresente, por escrito, no mínimo, 75% do total das perguntas previstas para o semestre de aulas que serão apresentadas pelo docente nos 10 minutos finais de cada aula teórica, referentes aos temas leccionados nessa aula.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é o resultado do somatório da classificação obtida no exame escrito (máximo 17 em 20 valores) e da classificação obtida nas avaliações realizadas em todas as aulas teóricas (máximo 3 em 20 valores). O exame escrito pode ser realizado em 2 épocas, nas semanas de avaliação intercalar (vulgo frequências) ou em exame de recurso. Em época normal, atendendo ao facto de a avaliação ser distribuída, a classificação final corresponde à soma das classificações das duas partes do exame havendo a necessidade de uma classificação mínima de 45% (9 em 20 valores) para cada uma das partes, sendo que, a soma tem de perfazer o valor mínimo de 9,51 valores em 20, para corresponder a aprovação da unidade curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o disposto no nº2 do artigo 8º do regulamento nº 370/2011 (Estatuto do Trabalhador Estudante da Universidade do Porto) onde se lê:"...Sem prejuízo do disposto na alínea b) do número anterior, o trabalhador estudante não está isento da realização de actos de avaliação, inclusive de avaliação distribuída, que sejam pré-condição mínima para acesso ao exame final, se este existir e nos termos do que se encontra estabelecido na respectiva ficha da unidade curricular...". 

Melhoria de classificação

Para melhoria da classificação, os estudantes serão avaliados em exame final, na época de recurso ou outra época prevista na legislação em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-07 às 12:23:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias