Código: | MA216 | Sigla: | HEC_II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia Geral e Aquática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Microscopia |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 45 | Plano 2012 a 2017 | 2 | - | 5 | 49 | 135 |
Na continuação da unidade de Histologia e Embriologia Comparada I, ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura das células, dos tecidos e dos órgãos (agora com enfâse nestes últimos), a nível da microscopia, sobretudo óptica, mas também electrónica, e sobre a respectiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática está baseada no estudo de preparações de tecidos e órgãos normais, sujeitos diretamente ao microscópio óptico ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.
Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir, e de usar a sua criatividade na interpretação de resultados de projetos científicos, multidisciplinares, que componentes histológicas ou embriológicos.
Por fim, visa-se lecionar bases de embriologia geral e especial, agora com enfâse nesta, englobando aspetos descritivos e de biologia de desenvolvimento e visando o estudos de organismos modelo (vertebrados). Pretende-se dotar o estudante de conhecimentos que permitam compreender a organogénese e a estrutura e o normal posicionamento dos tecidos e órgãos no animal adulto. Pretende-se ainda que os alunos tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar modificações teratológicas.
Ter a capacidade de observar, de descrever sistematicamente e de diagnosticar ao microscópio, ou perante imagens histológicas, os tecidos e sobretudo dos órgãos de vertebrados (de peixes a mamíferos), bem como a de saber antever / correlacionar a sua histofisiologia a partir de características estruturais e tintoriais.
Pretende-se que os alunos obtenham os princípios básicos de biologia do desenvolvimento e embriologia descritiva, com uma visão geral do desenvolvimento embriológico em termos comparados, integrando esses conhecimentos com a microanatomia e a anatomia sistemática do indivíduo adulto. Pretende-se ainda que os alunos tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar casos teratológicos.
Ter consciência cabal da importância da aplicação de se saber a histologia e embriologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações das mesmas. Incrementar a capacidade do estudante fazer uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos, e a usar a sua criatividade na interpretação de trabalhos que integrem componente histológica/embriológica.
Incremento de competência para a apresentação e avaliação crítica de temas relativos à Histologia e Embriologia Comparadas.
Pele e anexos cutâneos
Aparelho respiratório e bexiga-natatória
Tubo digestivo
Glândulas anexas ao tubo digestivo
Órgãos dos sentidos
Glândulas endócrinas
Aparelho urinário
Aparelho reprodutor masculino e feminino
Microanatomia de bivalves
Embriologia de Vertebrados: Peixes, Anfíbios, Aves e Répteis, Mamíferos
Nota: A sumarização detalhada de cada tópico será disponibilizada ao longo do curso.
Aulas teóricas expositivas.
Aulas semi-expositivas.
Aulas práticas de observação histológica.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 35,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Prova oral | 40,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 15,00 |
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Total: | 134,00 |
Conforme a Lei (consultar Normas da UP).
Apresentação crítica de dois (2) artigos científicos.
A classificação final é a seguinte média ponderada:
Nota do teste teórico x 0,35 + Nota do exame teórico-prático x 0,40 + Artigos x 0,20 + Participação x 0,05
A Participação, que premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade do desempenho de cada aluno ao longo das aulas, poderá atingir um máximo de 2 valores. Cada Artigo será cotado até 2 valores. O estudante ficará aprovado à disciplina caso consiga o mínimo de 9,50 valores, após a aplicação da supracitada fórmula.
Nota: A nota mínima para aprovação no teste teórico e no teste teórico-prático é de 9,5 valores.
Apresentação crítica de dois (2) artigos científicos que integrem uma componente de Histologia e/ou de Embriologia. A mesma será feita recorrendo a formato digital e a projector de vídeo.
A duração de cada apresentação é de 10 minutos, seguida de 5 a 10 minutos de discussão. Os estudantes que fizerem as apresentações em Inglês terão um bónus de até 25% na nota dos Artigoso (ie, até mais 5 valores em 20).
O trabalho será realizado em grupos, regra geral de 4 estudantes, sendo sorteado no momento da apresentação qual dos membros do grupo apresentará o trabalho. Os estudantes que porventura não apresentem poderão vir a responder a eventuais questões colocadas. Os estudantes farão uma autoavaliação do seu nível de participação na preparação dos Artigos. A nota a atribuir a cada elemento do grupo pode não ser igual para todos, dependendo da avaliação feita pelos docentes e segundo os resultados da auto-avaliação.
Será disponibilizado exame especial para todos os alunos que tenham legalmente direito a tal, em data a anunciar pelo Regente, de acordo com a prática em vigor no ICBAS. Contudo, note que qualquer exame especial (T ou TP) pode ser de natureza diversa do aplicado em época normal ou de recurso (eg, pode ter menor extensão, ser de carácter oral, etc.)
Após aprovação à unidade curricular, o estudante poderá requerer melhoria de nota. Poderá eventualmente fazer melhoria a apenas um dos exames, o teórico ou o prático; o regente aproveita sempre a melhor combinação das melhores classificações obtidas nas diferentes épocas. Não há lugar a processo de melhoria para os Artigos, exceto se o estudante voltar a frequentar as aulas e se integrar num novo grupo de trabalho (de um ano letivo seguinte).
Caso o estudante não obtenha aprovação final num dado ano letivo, as notas parcelares conseguidas nas várias componentes de avaliação poderão transitar para épocas e/ou anos letivos seguintes, situação que deve ser confirmada com o regente no inicio de cada ano letivo. Contudo, o regente reserva o direito de não aproveitar esforço anterior nos casos em que não haja possibilidade de aproveitamento, face a modificações havidas no tipo de avaliação da disciplina. Caso haja transporte de notas parcelares, o estudante fica sujeito à fórmula de avaliação do ano letivo currente.
Numa determinada época de exames, o estudante aluno poderá optar por realizar apenas um dos exames finais (o teórico ou o teórico-prático), MAS FICA OBRIGADO A RESPONDER AO INQUÉRITO DE INSCRIÇÃO EM EXAMES QUE O REGENTE POSSA FAZER.