Ictiologia e Biologia Pesqueira
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Aplicada |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
19 |
Plano 2007 a 2011 |
3 |
- |
5 |
49 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Disciplina propedêutica do Curso de Ciências do Meio Aquático que, com base nos conhecimentos básicos da Biologia, prepara os alunos para as disciplinas aplicadas, tanto na área ambiental como tecnológica que se seguem, dando-lhes os conhecimentos necessários para trabalharem na área da ictiologia e da Biologia Pesqueira, e poderem utilizar esses conhecimentos na realização de outras funções relacionadas com esta área da ciência, nomeadamente: Identificar do ponto de vista morfo-funcional os organismos em estudo; aplicar as regras para a identificação e classificação sistemática dos peixes, fazendo uso adequado da nomenclatura e dos conceitos de taxonomia; manipular o equipamento de medição e análise e interpretar os resultados com eles obtidos; utilizar de forma crítica as várias fontes de informação actualmente disponíveis; planear e executar trabalhos de investigação; aplicar os métodos de análise numérica na descrição dos processos biológicos; analisar dados experimentais e apresentar resultados.
Programa
Parte teórica:
O conjunto de aulas teóricas está organizado em quatro partes que, partindo do estudo do indivíduo avança até ao estudo das populações, de tal forma que, cada matéria contem um conjunto de conhecimentos necessário para as matérias a leccionar seguidamente.
Assim, após uma aula introdutória, onde são explanados os objectivos, métodos e alcance das matérias a leccionar e a organização a seguir, na primeira parte são estudados os aspectos morfo-funcionais, os aprofunda e particulariza para o caso dos peixes. Na segunda parte, é dada uma visão filogenética da vida dos peixes, são revistas as regras de classificação e feita a sua aplicação ao caso dos peixes, passando depois aos aspectos ecológicos e de comportamento, e ao estudo da sua distribuição geográfica. Na terceira parte, são abordados diferentes temas da biologia dos peixes, iniciando-se pela reprodução, ovos e larvas, alimentação, idade e crescimento, movimento e migração, com a apresentação dos ciclos de vida de espécies de peixes migradores existentes em águas portuguesas, nomeadamente os pertencentes às seguintes famílias: Petromizonidae, Acipenseridae, Anguillidae, Clupeidae, Salmonidae e Scombridae). Na quarta e última parte, a ictiologia é abordada do ponto de vista dos recursos, sendo discutidos os aspectos relativos à sua exploração, gestão e/ou protecção. São discutidos exemplos da exploração de pescarias desenvolvidas em vários países e abordadas algumas das mais importantes pescarias de Portugal e o estado actual dos seus “stocks”.
Parte prática:
A parte prática inclui várias componentes, nomeadamente; aulas práticas e teórico-práticas, uma saída de campo, seminários e um projecto final.
As Aulas Práticas e Teórico-práticas, As quatro primeiras aulas relacionam-se com os aspectos morfo-funcionais (morfologia macro e microscópica, e resposta inflamatória), a quinta e a sexta aulas, com a amostragem biológica para o estudo da distribuição, abundância e estrutura etária das populações.
Saída de Campo: Abordagem das componentes ambiental e socio-económica, relacionadas com esta disciplina (pescas, aquacultura ou outras actividades com impacto no meio aquático e degradação ambiental). Nesta saída os alunos contactam com algumas dessas actividades, observam o estado do ambiente aquático fluvial e estuarino, bem como as actividades neles desenvolvidas e fazem a recolha de dados e de informações susceptíveis de contribuir para o conhecimento de problemas concretos nesses ambientes e equacionam possíveis respostas. Para que tal seja possível, é necessário realizar uma aula (prática) de preparação. Depois da saída de campo, também será necessário contar com uma aula (prática) para o tratamento e análise dos dados. Assim, a saída de campo corresponde no tempo a três aulas práticas.
Seminários: Os temas relativos à utilização dos recursos naturais, nomeadamente (pescas e aquacultura), são ministrados sob a forma de seminários, sendo estes seminários apresentados por especialistas nestas matérias.
Projecto Final: A parte final do curso prático está reservada para a elaboração de um “Projecto de Investigação Aplicada”, elaborado nas aulas práticas, no qual se pretende que os alunos façam uma aplicação dos conceitos e técnicas conhecidos, integrando os conhecimentos ministrados, e aplicando-os a um objectivo concreto de estudo.
Trabalho de Grupo: No início da disciplina os alunos são incumbidos de, em face de um tema escolhido e, organizados em grupos, fazer uma pesquisa bibliográfica do estado actual do conhecimento sobre esse tema, para que estudem o tema ao longo do semestre, de modo a que finalmente possam fazer uma síntese e elaborar uma monografia. O trabalho será apresentado oralmente.
Bibliografia Obrigatória
Almaça, C.; Peixes dos Rios de Portugal, Edições Inapa, S. A, Lisboa, 1996. ISBN: 972-9019-96-7
FAO; European inland water fish (A multilingual catalogue), FAO, 1980a
FAO; Guidelines for sampling fish in inland waters, FAO, 1980b
Moyle, PB and Cech,Jr. JJ; Sishes: An Introduction to Ichthyology, Pearson Prentice Hall, 2004. ISBN: 0-13-100847-1
Bibliografia Complementar
Bauchot, M. L. and Pras, A.; Guide des Poissons Marins d'Europe, Delachaux et Niestlé, Perret de Neuchâtel, Suiça, 1980
Afonso, A., Alexandrino, P., Almaça, C., Collares-Pereira, M. J., Cortes, R., Cravo, M. T., Fabião, A. D., and Reis, J. P.; Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - Peixes Dulciaquícolas e Migradores, Secretaria de Estado do Ambiente e Defesa do Consumidor - SNPRCN, Lisboa, 1991
Royce, W. F.; Fishery Development, Academic Press, Inc, 1987. ISBN: 0-12-600955-4
Cailliet, GM; Love, MS and Ebeling, AW; Fishes: A Field and Laboratory Manual on their Structure, Identification and Natural History, Waveland Press, Inc., 1996. ISBN: 0-88133-908-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de Ensino
Blocos de matéria com aulas teóricas e práticas no laboratório e no exterior.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
100,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Participação em, pelo menos quatro das seis aulas práticas iniciais, com entrega dos relatórios. Participação em pelo menos duas das três aulas da Saída de campo. Assistência a pelo menos um dos seminários e entrega da monografia antes da apresentação oral.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame teórico final: 50%
Relatórios das aulas práticas e projecto: 10%
Trabalho de grupo (monografia): 40%.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de grupo (monografia).
Observações
A bibliografia prevista para a disciplina é a seguinte:
Almaça, C.: Peixes dos Rios de Portugal. , Edições Inapa, S. A., Lisboa, 1996.
FAO: European inland water fish (A multilingual catalogue). FAO, 1980a.
FAO: Guidelines for sampling fish in inland waters. FAO, 1980b.
Bauchot, M. L. and Pras, A.: Guide des Poissons Marins d'Europe. Delachaux et Niestlé, Perret de Neuchâtel, Suiça, 1980.
Afonso, A., Alexandrino, P., Almaça, C., Collares-Pereira, M. J., Cortes, R., Cravo, M. T., Fabião, A. D., and Reis, J. P.: Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - Peixes Dulciaquícolas e Migradores. Secretaria de Estado do Ambiente e Defesa do Consumidor - SNPRCN, Lisboa, 1991.
Moyle, P.B. and Cech,Jr., J.J. FISHES - An Introduction to Ichthyology, 5th Ed. ISBN: 0-13-100847-1 Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ 07458. USA.