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Fundamentos de Química

Código: MA211     Sigla: FQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 22 Plano 2007 a 2011 2 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Abordagem dos princípios fundamentais e integradores da Química, numa perpectiva de enquadramento na descrição
química quantitativa de sistemas de águas naturais e não naturais. Os tópicos incluem temas como: Química e Transformação;
Estequiometria; Energia e transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; Equilíbrios de fases e
Equilíbrio químico; velocidade de transformação. Equilíbrios de Ácido-Base, Precipitação/Dissolução de minerais,
Oxidação/Redução, Complexação de Metais.

Programa

- Parte Teórica

- Princípios Básicos da Energética Química.

- Princípios Fundamentais da Velocidade das Transformações Químicas.

- Equilíbrio Químico.

- Equilíbrios de Ácido/Base.

- Equilíbrios de Dissolução/Precipitação.

- Equilíbrios de Oxidação/Redução.

- Equilíbrios de Complexação.


- Parte Teórico-Prática

- Resolução de trabalhos de índole numérica e quantitativa que evidenciam a importância dos
conceitos apreendidos no decurso das aulas teóricas e que tendem a uma mais
completa compreensão dos mesmos, bem como à sua plena integração nos problemas
reais da composição química e suas alterações em sistemas aquáticos naturais ou não naturais.


Bibliografia Principal:

Química, Raymond Chang, 5ª edição, McGraw Hill, Lisboa, 1994

Physical Chemistry for the Chemical and Biological Sciences, Raymond Chang, 3rd Edition,
McMillan, New York, 2000.

Chemistry for Environmental Engineering, Clair S. Sawyer, Perry L. McCarthy, Gene F.
Parkin, 4th Edition, McGraw-Hill, 1994.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino através da leccionação de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais.
As primeiras são aulas de índole predominantemente expositiva por parte de Professor, que introduz os alunos aos princípios fundamentais da Química, os quais serão posteriormente explorados pelos alunos nas aulas teórico-práticas e práticas nas quais a intervenção dos alunos se torna absolutamente determinante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 160,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Realização de pelo menos 75% dos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a que decorre da média ponderada envolvendo a nota obtida no
exame final (factor de ponderação 0,75) e a média aritmética das notas obtidas nos relatórios dos trabalhos práticos realizados (factor de ponderação 0,25).
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