Fundamentos de Química
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
22 |
Plano 2007 a 2011 |
2 |
- |
5 |
50 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Abordagem dos princípios fundamentais e integradores da Química, numa perpectiva de enquadramento na descrição
química quantitativa de sistemas de águas naturais e não naturais. Os tópicos incluem temas como: Química e Transformação;
Estequiometria; Energia e transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; Equilíbrios de fases e
Equilíbrio químico; velocidade de transformação. Equilíbrios de Ácido-Base, Precipitação/Dissolução de minerais,
Oxidação/Redução, Complexação de Metais.
Programa
- Parte Teórica
- Princípios Básicos da Energética Química.
- Princípios Fundamentais da Velocidade das Transformações Químicas.
- Equilíbrio Químico.
- Equilíbrios de Ácido/Base.
- Equilíbrios de Dissolução/Precipitação.
- Equilíbrios de Oxidação/Redução.
- Equilíbrios de Complexação.
- Parte Teórico-Prática
- Resolução de trabalhos de índole numérica e quantitativa que evidenciam a importância dos
conceitos apreendidos no decurso das aulas teóricas e que tendem a uma mais
completa compreensão dos mesmos, bem como à sua plena integração nos problemas
reais da composição química e suas alterações em sistemas aquáticos naturais ou não naturais.
Bibliografia Principal:
Química, Raymond Chang, 5ª edição, McGraw Hill, Lisboa, 1994
Physical Chemistry for the Chemical and Biological Sciences, Raymond Chang, 3rd Edition,
McMillan, New York, 2000.
Chemistry for Environmental Engineering, Clair S. Sawyer, Perry L. McCarthy, Gene F.
Parkin, 4th Edition, McGraw-Hill, 1994.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino através da leccionação de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais.
As primeiras são aulas de índole predominantemente expositiva por parte de Professor, que introduz os alunos aos princípios fundamentais da Química, os quais serão posteriormente explorados pelos alunos nas aulas teórico-práticas e práticas nas quais a intervenção dos alunos se torna absolutamente determinante.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
160,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Realização de pelo menos 75% dos trabalhos práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será a que decorre da média ponderada envolvendo a nota obtida no
exame final (factor de ponderação 0,75) e a média aritmética das notas obtidas nos relatórios dos trabalhos práticos realizados (factor de ponderação 0,25).