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Biologia de Vertebrados II

Código: MA123     Sigla: BV_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Anatomia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 41 Plano 2007 a 2011 1 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os alunos do Curso de Ciências do Meio Aquático, frequentam esta disciplina após a disciplina de Biologia de Vertedrados I, onde são leccionados aspectos relacionados com o aparecimento e a evolução da vida na Terra e os aspectos sobre morfologia, incluindo: embriologia, tecidos de sustentação e movimento e sistemas digestivo, respiratório e circulatório. Esta disciplina tem como objectivo leccionar os seguintes temas: aparelho excretor e reprodutor, sistema nervoso, órgãos dos sentidos e glândulas endócrinas. Finalmente é feita a integração dos diferentes sistemas e órgãos dando uma visão funcional de organismo dos vertebrados, da sua relação com o ambiente e da importância desta relação para a sobrevivência.

Programa

História da Anatomia (a contribuição de Platão e Aristóteles. William Harvey, Malpighi; Linnaeus e o sistema binomial de classificação; a escola europeia e a “scala naturae”; Darwing, o evolucionismo e o fixismo; conceitos de homologia analogia). Aparelho excretor (ontogenia, holonefros, mesonefros e metanefros; canais urinários, bexiga urinária; balanço hídrico). Aparelho reprodutor (ovário e testículo, canais reprodutivos em machos e fêmeas; a fertilização; cuidados parentais; ciclos reprodutivos e regulação endócrina). Sistema nervoso (morfologia e fisiologia do neurónio; mielina, sinapses; estrutura e desenvolvimento; nervos cranianos e raquidianos; sistema nervoso autónomo). Órgãos dos sentidos (características fundamentais; tipos de receptores; aparelho olfactivo, olhos, aparelho estato-acústico, sistema da linha lateral, ouvido, órgão da fosseta). Glândulas endócrinas (hormonas e regulação hormonal; hipófise, tiróide, paratiróide, pâncreas, supra-renais, hormonas gastro-intestinais, pineal, timo, urófise). Integração ( mecanismos de integração dos sistemas nervoso e endócrino na regulação da vida e da relação com o meio ambiente).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta disciplina adopta o método de blocos de matéria com aulas teóricas, com apoio de meios audiovisuais, seguidas de aulas práticas de laboratório ou de campo, com carácter macro e microscópico. Uma ou duas saídas de campo estão também previstas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Frequência de 2/3 dos trabalhos práticos leccionados.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita de forma contínua, através de seminários (10% da nota) e completada através da apresentação escrita e oral de trabalhos de grupo (40% da nota) e de um exame final, com parte prática e teórica (50% da nota).

Provas e trabalhos especiais

Trabalhos de Grupo

Observações

A bibliografia é a seguinte:
- Vertebrates Comparative Anatomy, Function, Evolution - 3rd Edition (2002). Kardong, K. V. - McGram-Hill Higher Education. New York. ISBN 0-07-112235-4
- Analysis of Vertebrate Structure – 5th Edition (2001). Hildebrand, M. & Goslow, G. E. - John Wiley & Sons, Inc. New York. ISBN 0-471-29505-1
- Comparative Anatomy of the Vertebrates – 7th Edition (1992). Kent, G. C. – Mosby Year book. St. Louis, USA.
- Comparative Vertebrate Morphology (1974) Webster, D. & Webster, M. – Academic Press. New York.
- Comparative Vertebrate Morphology (1974) Webster, D. & Webster, M. – Academic Press. New York.
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