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Biologia de Vertebrados I

Código: MA122     Sigla: BV_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Anatomia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 38 Plano 2007 a 2011 1 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Biologia de Vertebrados I é uma disciplina basilar do Curso de Ciências do Meio Aquático que tem como objectivo dar aos alunos as bases biológicas para que futuro possam desenvolver com eficácia o seu trabalho com vertebrados. Para tal, esta disciplina aborda os aspectos gerais da evolução dos seres vivos ao longo da vida na Terra, passando à sistemática dos grupos actuais, ao desenvolvimento ontogénico e, finalmente aos aspectos de morfologia funcional, nos quais são dadas as matérias relacionadas com o movimento a alimentação, a respiração e a circulação, abordando para cada um os respectivos aparelhos e tecidos e respectivas funções.

Programa

Surgimento, Evolução e filogenia dos cordados e ontogenia dos vertebrados.
Biologia do desenvolvimento e embriologia (conceitos sobre evolução e desenvolvimento; ovos, segmentação, gastrulação, crista neural, folhetos germinativos.
Classificação sistemática de Vertebrados: Regras fundamentais da classificação e interrelação de áreas da ciência com ela relacionadas. Classificação dos peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves.
Tecidos de sustentação: esqueleto (notocórdio, cartilagem, osso, articulações; esclerótomo, esqueleto axial e apendicular); musculatura ( músculo liso e estriado, os miótomos, musculatura epi-axial e hipo-axial).
Movimento (adaptações ao movimento no ambiente aquático, aéreo e terrestre).
Cavidades corporais (o celoma e as membranas serosas; evolução da cavidade única até ao aparecimento de duas e três cavidades).
Tubo digestivo e glândulas anexas (desenvolvimento e estrutura geral; cavidade oral, dentes, faringe, esófago, estômago e intestino; pâncreas, fígado e vesícula biliar). Aparelho respiratório (respiração branquial e pulmonar). Aparelho circulatório (coração, componentes da circulação e sua formação; artérias, veias e linfáticos; circulação cardíaca e sistémica). Tegumento: A pele (desenvolvimento, estrutura microscópica, glândulas cutâneas, escamas e dentículos; a cor e o mimetismo).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta disciplina adopta o método de blocos de matéria com aulas teóricas, com apoio de meios audiovisuais, seguidas de aulas práticas de laboratório ou de campo, uma ou duas saídas de campo e palestras.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Participação em 2/3 dos prabalhos práticos leccionados.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita de forma contínua, através de seminários (10% da nota) e completada através da apresentação escrita e oral de (40% da nota) e de um exame final, com parte prática e teórica (50% da nota).

Provas e trabalhos especiais

trabalhos de grupo. Temas propostos no início da leccionaçãpo da cadeira, com apresentação oral e escrita obrigatórias.

Melhoria de classificação

Distribuída

Observações

A bibliografia recomendada

Understanding Earth (2001) – Press, F. & Siever, R.
Comparative Anatomy (1962) - Romer, A. S.
Comparative Vertebrate Morphology (1974) Webster, D. & Webster, M.
Chordate Structure (1978) - Bracegirdle, B. & Miles, P. H.
Vertebrates: Comparative Anatomy, Function, Evolution (2002) Kardong, K. V.
http://evolution.berkeley.edu/evosite/evohome.html
http://post.queensu.ca/~forsdyke/evolutio.htm#Introduction:%20Species%20Barriers
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