Biologia de Vertebrados I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Geral e Aquática |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
38 |
Plano 2007 a 2011 |
1 |
- |
5 |
49 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Biologia de Vertebrados I é uma disciplina basilar do Curso de Ciências do Meio Aquático que tem como objectivo dar aos alunos as bases biológicas para que futuro possam desenvolver com eficácia o seu trabalho com vertebrados. Para tal, esta disciplina aborda os aspectos gerais da evolução dos seres vivos ao longo da vida na Terra, passando à sistemática dos grupos actuais, ao desenvolvimento ontogénico e, finalmente aos aspectos de morfologia funcional, nos quais são dadas as matérias relacionadas com o movimento a alimentação, a respiração e a circulação, abordando para cada um os respectivos aparelhos e tecidos e respectivas funções.
Programa
Surgimento, Evolução e filogenia dos cordados e ontogenia dos vertebrados.
Biologia do desenvolvimento e embriologia (conceitos sobre evolução e desenvolvimento; ovos, segmentação, gastrulação, crista neural, folhetos germinativos.
Classificação sistemática de Vertebrados: Regras fundamentais da classificação e interrelação de áreas da ciência com ela relacionadas. Classificação dos peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves.
Tecidos de sustentação: esqueleto (notocórdio, cartilagem, osso, articulações; esclerótomo, esqueleto axial e apendicular); musculatura ( músculo liso e estriado, os miótomos, musculatura epi-axial e hipo-axial).
Movimento (adaptações ao movimento no ambiente aquático, aéreo e terrestre).
Cavidades corporais (o celoma e as membranas serosas; evolução da cavidade única até ao aparecimento de duas e três cavidades).
Tubo digestivo e glândulas anexas (desenvolvimento e estrutura geral; cavidade oral, dentes, faringe, esófago, estômago e intestino; pâncreas, fígado e vesícula biliar). Aparelho respiratório (respiração branquial e pulmonar). Aparelho circulatório (coração, componentes da circulação e sua formação; artérias, veias e linfáticos; circulação cardíaca e sistémica). Tegumento: A pele (desenvolvimento, estrutura microscópica, glândulas cutâneas, escamas e dentículos; a cor e o mimetismo).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta disciplina adopta o método de blocos de matéria com aulas teóricas, com apoio de meios audiovisuais, seguidas de aulas práticas de laboratório ou de campo, uma ou duas saídas de campo e palestras.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Participação em 2/3 dos prabalhos práticos leccionados.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é feita de forma contínua, através de seminários (10% da nota) e completada através da apresentação escrita e oral de (40% da nota) e de um exame final, com parte prática e teórica (50% da nota).
Provas e trabalhos especiais
trabalhos de grupo. Temas propostos no início da leccionaçãpo da cadeira, com apresentação oral e escrita obrigatórias.
Melhoria de classificação
Distribuída
Observações
A bibliografia recomendada
Understanding Earth (2001) – Press, F. & Siever, R.
Comparative Anatomy (1962) - Romer, A. S.
Comparative Vertebrate Morphology (1974) Webster, D. & Webster, M.
Chordate Structure (1978) - Bracegirdle, B. & Miles, P. H.
Vertebrates: Comparative Anatomy, Function, Evolution (2002) Kardong, K. V.
http://evolution.berkeley.edu/evosite/evohome.html
http://post.queensu.ca/~forsdyke/evolutio.htm#Introduction:%20Species%20Barriers