Anatomia Sistemática II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Básicas |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMV |
86 |
Plano 2007 a 2017 |
2 |
- |
5 |
64 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular de Anatomia Sistemática II dividem-se em:
1. Conhecimentos
1.1. Conhecer e compreender a morfologia normal das vísceras, órgãos da circulação, sistema nervoso e órgãos dos sentidos dos animais domésticos (carnívoros, ruminantes, equinos e suínos).
1.2. Designar adequadamente as estruturas anatómicas, segundo a nomenclatura anatómica veterinária.
2. Capacidades específicas
2.1. Observação e descrição metódica e rigorosa.
2.2. Identificar estruturas em cadáveres e secções de cadáveres.
3. Capacidades gerais
3.1. Comunicação adequada com os colegas.
3.2. Trabalho em equipa.
Programa
I. ESPLANCNOLOGIA
1. Anatomia comparada do aparelho digestivo:
1.1. Aparelho digestivo dos carnívoros: boca, glândulas salivares maiores, faringe, esófago, peritoneu, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado e pâncreas.
1.2. Aparelho digestivo de ruminantes (órgãos pós-diafragmáticos): estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado e pâncreas.
1.3. Aparelho digestivo de equinos (órgãos pós-diafragmáticos): estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado e pâncreas.
1.4. Aparelho digestivo de suínos (órgãos pós-diafragmáticos): estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado e pâncreas.
2. Anatomia comparada do aparelho genital feminino: ovários, tuba uterina, útero, vagina, vulva; ligamentos e mesos.
3. Anatomia comparada do aparelho genital masculino: testículos, epidídimo, canal deferente; cordão espermático, túnica vaginal e escroto; glândulas sexuais anexas; pénis e prepúcio; ligamentos e mesos.
4. Anatomia comparada do aparelho urinário: rins, pelve renal, ureteres, bexiga, uretra e ligamentos.
5. Anatomia comparada do aparelho respiratório: nariz e cavidade nasal, nasofaringe, laringe, traqueia, árvore brônquica, pulmões, pleura e mediastino.
II. ANGIOLOGIA
1. Coração e pericárdio.
2. Sistema arterial: circulação pulmonar (tronco pulmonar) e circulação sistémica (aorta).
3. Circulação de retorno
3.1. Retorno venoso (sistema das cavas, sistema ázigos, sistema porta, sistema das veias pulmonares e sistema das veias cardíacas).
3.2. Sistema linfático: vasos linfáticos, gânglios linfáticos, baço e timo.
III. SISTEMA NERVOSO
1. Sistema nervoso periférico
1.1. Nervos cranianos: olfactivo, óptico, oculomotor, troclear, trigémio, abducente, facial, vestibulococlear, glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso.
2. Sistema nervoso autónomo: sistema simpático e sistema parassimpático.
3. Sistema endócrino: hipófise, epífise, tiróide, paratiróides, glândulas adrenais.
IV. ESTESIOLOGIA
1. Olho: órbita, globo ocular e estruturas anexas (fáscias orbitárias, músculos extra-oculares, pálpebras, conjuntiva e aparelho lacrimal)
2. Ouvido: ouvido externo, médio e interno.
Bibliografia Obrigatória
Konig Horst Erich 340;
Veterinary anatomy of domestic mammals. ISBN: 3-7945-2485-3
Popesko Peter;
Atlas de anatomía topográfica de los animales domésticos. ISBN: 84-458-0753-6
Ashdown Raymond R. 070;
Color atlas of veterinary anatomy. ISBN: 0-7234-2662-7
Nickel Richard;
anatomy of the domestic animals. ISBN: 3-489-55418-3
Schaller Oskar ed.;
Nomenclatura anatômica veterinária ilustrada. ISBN: 85-204-0828-1
Dyce K. M.;
Tratado de anatomia veterinária. ISBN: 85-352-1392-9
Evans Howard E.;
Miller.s guide to the dissection of the dog. ISBN: 0-7216-5748-6
Sisson and Grossman; Anatomia dos Animais Domésticos, Guanabara
Evans Howard E.;
Miller.s anatomy of the dog
Observações Bibliográficas
Aos estudantes serão também facultados apontamentos elaborados pela Doutora Paula Ferreira Proença, sobre a anatomia comparada dos aparelhos digestivo e urinário, assim como protocolos das aulas práticas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino consiste em aulas teóricas (2 horas/semana/estudante) e aulas práticas (2 horas/semana/estudante).
i) Nas aulas teóricas faz-se a exposição magistral e sistemática da matéria utilizando diapositivos para a sua ilustração. Ocasionalmente são também utilizados vídeos.
ii) Nas aulas práticas faz-se a observação e descrição de material previamente preparado no Departamento de Anatomia (cadáveres, partes de cadáveres e modelos anatómicos) e recorre-se ao principal método de estudo da anatomia - a disseção (de vísceras adquiridas em matadouro). Sempre que possível, o conhecimento anatómico é ilustrado por dados da anatomia de superfície e da anatomia radiográfica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Treino dos trabalhos laboratoriais realizados nas aulas práticas |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo dos conhecimentos teóricos |
Estudo autónomo |
67 |
|
|
Total: |
67,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência das aulas práticas segundo o definido no "Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes na UP" (“não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas” ou seja, 3 FALTAS).
Fórmula de cálculo da classificação final
1. ESTUDANTES INSCRITOS PELA 1ª VEZ À UNIDADE CURRICULAR
1.1. A avaliação compreende 2 componentes, avaliação contínua e exame final, e a aprovação à unidade curricular implica a obtenção de uma nota igual ou superior a 9,5 valores após realizado o somatório das classificações obtidas. Os estudantes poderão optar por realizar as provas correspondentes ao exame final nas semanas de avaliação intercalares (ver ponto 3)
1.2. Avaliação Contínua: 2 valores em 20. Corresponde ao somatório da avaliação individual dos estudantes em cada aula prática. A metodologia é da responsabilidade do docente da turma e poderá incluir, por exemplo, apresentação de aulas práticas, resolução de testes escritos e provas de identificação de estruturas.
1.3. Exame Final: 18 valores em 20. Inclui a realização de duas provas: prática e teórica.
1.3.1 Prova prática: 4 valores em 20. Consiste numa prova de identificação de estruturas. É obrigatória a obtenção de uma nota mínima de 2 valores.
1.3.2 Prova teórica: 14 valores em 20. Consiste num teste de 50 perguntas de escolha múltipla. Não há nota mínima nesta prova.
2. ESTUDANTES COM FREQUÊNCIA DE ANOS LETIVOS ANTERIORES À UNIDADE CURRICULAR
2.1. Os estudantes que obtiveram frequência nas aulas práticas em anos letivos anteriores estão dispensados do componente avaliação contínua. Nestas condições o exame final será cotado para 20 valores (atribuindo-se 4 valores à prova prática e 16 valores à prova teórica).
2.2. O formato das provas e as notas mínimas exigidas são as definidas para os estudantes inscritos pela 1ª vez.
3. AVALIAÇÕES INTERCALARES
3.1. A todos os estudantes é dada a possibilidade de realizarem o exame final (prova prática e prova teórica) em duas partes a acontecerem na 1ª e 2ª semanas de avaliação intercalar. Não tem carácter obrigatório a comparência nas 2 provas, ou seja, os estudantes poderão optar por realizar apenas as 2 provas práticas ou apenas as 2 provas teóricas, sendo que o somatório das 2 classificações terá que cumprir o mínimo exigido, e definido nos pontos que se seguem, para a nota poder ser considerada na época normal de exames (e apenas nesta!).
3.2. Prova prática: consiste em 2 provas de identificação de estruturas (2 valores cada). É obrigatória a obtenção de 2 valores no somatório das 2 provas e a comparência às 2 provas.
3.3. Prova teórica: consiste em 2 testes (“frequências”) com 25 perguntas de escolha múltipla, cada. Cada frequência é cotada para 7 valores (8 valores para estudantes com dispensa de avaliação contínua). É obrigatória a obtenção de uma nota mínima de 3,0 valores (3,4 valores para estudantes com dispensa de avaliação contínua) em cada frequência.
3.4. A realização das provas práticas ou teóricas nas avaliações intercalares não impede o acesso ao exame final (provas prática e teórica) realizado na época de exames (normal e recurso), sempre que se verificar uma das seguintes condições: a) não obtenção de uma nota mínima numa das frequências; b) não obtenção de nota mínima na soma das 2 PIE; c) o somatório das classificações obtidas nos vários componentes de avaliação for inferior a 9,5 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que comparecerem a épocas especiais (estudante trabalhador e/ou conclusão de licenciatura) e/ou chamadas especiais (dirigente associativo e/ou sobreposição de exames em época normal) serão avaliados exclusivamente por um exame oral cotado para 20 valores.
Melhoria de classificação
Os alunos que pretendam melhorar a sua classificação, serão avaliados por um “Exame Final Escrito” cotado para 20 valores, excepto se comparecerem a épocas de exame especiais ou chamadas especiais. Nesse último caso sujeitar-se-ão às regras de avaliação estabelecidas para essas épocas/chamadas.