Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CMRM23

Toxicologia Aquática

Código: CMRM23     Sigla: CMRM23

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia e Ecologia Marinhas

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 4 Espec. em Biologia e Ecologia Marinhas 2008 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Aquática. Estes conhecimentos abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos).

Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental. É esperado que os alunos ganhem competências na área de estudo, sendo capazes de auxiliar na avaliação de situações de risco, na proposta de soluções para a sua prevenção e saber identificar os meios analíticos para diagnóstico do grau de poluição ambiental.

Programa

A unidade curricular abordará os princípios mais relevantes da toxicologia ambiental, focando-se na avaliação de tóxicos ambientais, tipos e mecanismos de resposta aos tóxicos, as propriedades e efeitos que grupos específicos de poluentes no ambiente produzem sobre a saúde de vários habitats, em particular o aquático (e.g. PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos).

Esta unidade ainda versará sobre a interdisciplinaridade da toxicologia aquática. Respostas tóxicas e medição dessas respostas serão discutidas ao nível da organização biológica, da molécula/bioquímica, célula e animal até ao seu impacto nas populações, comunidades e ecossistemas. A parte bioquímica dará ênfase particular à absorção do tóxico, distribuição, metabolismo e excreção. Uma breve componente instrumental permitirá o aluno compreender os principais métodos analíticos usados em análises de campo.

A unidade curricular também irá focar alguns tópicos que têm recebido atenção particular dos toxicologistas ambientais, incluindo o uso e desenvolvimento de biomarcadores.

Bibliografia Obrigatória

G.L. Wayne & Y. Ming-Ho; Introduction to Environmental Toxicology, 3rd edition, Lewis Publishers , 2004. ISBN: 1-56670-660-2

Bibliografia Complementar

E. Hodgson; Textbook of Modern Toxicology, 3rd edition, John Wiley & Sons Publishers, 2004. ISBN: 0-471-26508-X
M.K. Hill ; Understanding Environmental Pollution, 2nd edition, Cambridge University Press Publishers, New York, 2004. ISBN: 0-521-52726-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo, demonstrativo, discussão de problemas e experimental.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 50,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença a 3/4 das aulas leccionadas e realização dos trabalhos especiais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efectuada durante as aulas (60%) e num exame final (40%). A avaliação será efectuada durante as aulas (60%) e num exame final (40%). Em ambas as componentes os alunos terão de atingir um mínimo de 10/20 Valores. A avaliação contínua será contabilizada do seguinte modo: trabalhos efectuados pelos alunos (85% - 17/20 Valores) participação e envolvimento do estudante serão factores muito importantes para a avaliação contínua dos mesmos (5% - 1/20 Valores).

Conforme as horas de contacto previstas e os regulamentos em vigor, é esperado que os estudantes frequentem as aulas, sendo este factor também contabilizado no processo de avaliação contínua (10% - 2/20 valores). Esta premeia assim a assiduidade, além do nível de empenhamento e da qualidade do desempenho de cada estudante.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação de um seminário sobre os poluentes ambientais que mais afectam o meio aquático (trabalho de grupo). Elaboração/apresentação de um projecto de investigação sobre os temas discutidos nos seminários.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes (TE), dirigentes associativos (DA) e outros estudantes com estatuto especial serão avaliados de forma similar aos estudantes regulares. Porém, nos casos em que a lei isenta de reprovação por faltas as aulas em que serão avaliados (na componente contínua) serão aquelas em que o aluno estará presente.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota só será possível para a componente avaliada em exame final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-25 às 21:33:31 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico