Toxicologia Aquática
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia e Ecologia Marinhas |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Aquática. Estes conhecimentos abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos).
Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental. É esperado que os alunos ganhem competências na área de estudo, sendo capazes de auxiliar na avaliação de situações de risco, na proposta de soluções para a sua prevenção e saber identificar os meios analíticos para diagnóstico do grau de poluição ambiental.
Programa
A unidade curricular abordará os princípios mais relevantes da toxicologia ambiental, focando-se na avaliação de tóxicos ambientais, tipos e mecanismos de resposta aos tóxicos, as propriedades e efeitos que grupos específicos de poluentes no ambiente produzem sobre a saúde de vários habitats, em particular o aquático (e.g. PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos).
Esta unidade ainda versará sobre a interdisciplinaridade da toxicologia aquática. Respostas tóxicas e medição dessas respostas serão discutidas ao nível da organização biológica, da molécula/bioquímica, célula e animal até ao seu impacto nas populações, comunidades e ecossistemas. A parte bioquímica dará ênfase particular à absorção do tóxico, distribuição, metabolismo e excreção. Uma breve componente instrumental permitirá o aluno compreender os principais métodos analíticos usados em análises de campo.
A unidade curricular também irá focar alguns tópicos que têm recebido atenção particular dos toxicologistas ambientais, incluindo o uso e desenvolvimento de biomarcadores.
Bibliografia Obrigatória
G.L. Wayne & Y. Ming-Ho; Introduction to Environmental Toxicology, 3rd edition, Lewis Publishers , 2004. ISBN: 1-56670-660-2
Bibliografia Complementar
E. Hodgson; Textbook of Modern Toxicology, 3rd edition, John Wiley & Sons Publishers, 2004. ISBN: 0-471-26508-X
M.K. Hill ; Understanding Environmental Pollution, 2nd edition, Cambridge University Press Publishers, New York, 2004. ISBN: 0-521-52726-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo, demonstrativo, discussão de problemas e experimental.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
50,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Presença a 3/4 das aulas leccionadas e realização dos trabalhos especiais.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será efectuada durante as aulas (60%) e num exame final (40%). A avaliação será efectuada durante as aulas (60%) e num exame final (40%). Em ambas as componentes os alunos terão de atingir um mínimo de 10/20 Valores. A avaliação contínua será contabilizada do seguinte modo: trabalhos efectuados pelos alunos (85% - 17/20 Valores) participação e envolvimento do estudante serão factores muito importantes para a avaliação contínua dos mesmos (5% - 1/20 Valores).
Conforme as horas de contacto previstas e os regulamentos em vigor, é esperado que os estudantes frequentem as aulas, sendo este factor também contabilizado no processo de avaliação contínua (10% - 2/20 valores). Esta premeia assim a assiduidade, além do nível de empenhamento e da qualidade do desempenho de cada estudante.
Provas e trabalhos especiais
Apresentação de um seminário sobre os poluentes ambientais que mais afectam o meio aquático (trabalho de grupo). Elaboração/apresentação de um projecto de investigação sobre os temas discutidos nos seminários.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes (TE), dirigentes associativos (DA) e outros estudantes com estatuto especial serão avaliados de forma similar aos estudantes regulares. Porém, nos casos em que a lei isenta de reprovação por faltas as aulas em que serão avaliados (na componente contínua) serão aquelas em que o aluno estará presente.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota só será possível para a componente avaliada em exame final.