Etologia Animal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Produção Animal |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMV |
112 |
Plano 2007 a 2017 |
1 |
- |
4 |
60 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina Etologia integra o plano de estudos da licenciatura em Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. É uma disciplina semestral do 1º ano desta licenciatura, com uma carga horária de quatro horas semanais, distribuídas por duas aulas teóricas de uma hora e uma aula teórico-prática de duas horas.
É uma disciplina de formação geral em que se pretende uma sensibilização para a importância do estudo do comportamento animal nas suas vertentes teórica e de aplicação e onde são abordados temas que servirão de base a disciplinas leccionadas posteriormente.
Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para compreensão do estudo do comportamento animal com o objectivo de: (1) analisar numa perspectiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal; (2) apresentar os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies, necessários à sobrevivência e que implicam cooperação interindividual; (3) analisar as bases biológicas do comportamento numa perspectiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos; (4) compreender as aplicações dos conhecimentos desta ciência a situações práticas; (5) implementar o domínio de regras éticas na utilização de animais.
Por outro lado, desenvolver-se-ão discussões, na maior parte dos casos realizadas pelos próprios alunos, que visam: (1) sedimentar os conhecimentos adquiridos na vertente teórica da disciplina; (2) promover as capacidades de reflexão.
Programa
CAPÍTULO I: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ETOLOGIA
1. Conceito de Etologia
2. Origens desta disciplina
Os trabalhos dos naturalistas; sistematização de comportamentos inatos; a atitude etológica clássica; referência ao aparecimento simultâneo da Psicologia Comparada.
3. Divergências entre Etologia e Psicologia Comparada
CAPÍTULO II: ETOLOGIA CLÁSSICA. PRINCIPAIS CRÍTICAS. PERSPECTIVAS ACTUAIS
1. Principais conceitos da etologia clássica
Padrão fixo de acção; estímulo sinal; energia específica de acção; mecanismo desencadeador inato; actividades deslocadas e redirigidas; movimentos de intenção; taxias.
2. Modelos de organização do comportamento instintivo
Modelo psico-hidráulico de Lorenz; modelo hierárquico de Tinbergen
3. Questões levantadas pela noção de comportamento inato
4. Perspectivas actuais
Influência de outras disciplinas; importância prática do estudo do comportamento animal
CAPÍTULO III: A EVOLUÇÃO FILOGENÉTICA DO COMPORTAMENTO.
1. As homologias do comportamento na escala filogenética
2. A perspectiva etológica no estudo do comportamento humano
Primeiros estudos de etologia humana; comportamentos inatos; influências culturais
CAPÍTULO IV: ESTUDO DOS SISTEMAS COMPORTAMENTAIS
1. O sistema agonístico
Noções de agressão e contra-agressão; macanismos reguladores da agressão
2. O sistema sexual
Estragégias de selecção sexual; sistemas reprodutivos; estratégias sexuais
3. O sistema vinculativo
O Imprinting; O Attachment
4. O comportamento territorial.
Espaço vital; área central; território; função deste comportamento
5. As hierarquias.
CAPÍTULO V: COMUNICAÇÃO E CULTURA
1. Comunicação.
Conceito de comunicação; a evolução dos sinais de comunicação; canais de comunicação; funções da comunicação.
2. Cultura.
A aprendizagem social; a tradição cultural.
CAPÍTULO VI: ONTOGÉNESE DO COMPORTAMENTO
1. A controvérsia nature/nurture
2. Efeitos de diferentes condições do ambiente no desenvolvimento
Períodos sensíveis; influência do meio na estrutura e funcionamento do sistema nervoso central e na modificação do comportamento.
3. Desenvolvimento em situação de privação sensorial
Efeitos da privação sensorial precoce na estrutura e funcionamento do sistema nervoso central e no comportamento.
CAPÍTULO VII: A APRENDIZAGEM
1. Aprendizagem e adaptação
2. Tipos de aprendizagem
A habituação; o condicionamento clássico; o condicionamento operante; a aprendizagem por insight; a aprendizagem social.
CAPÍTULO VIII: ETOLOGIA COGNITIVA
1.O que é a Etologia Cognitiva:
Consciência animal; Cognição e inteligência; Intenção; Jogo; Ensino
CAPÍTULO IX: ABORDAGEM NEUROETOLÓGICA DE ALGUNS COMPORTAMENTOS
1. Stress e efeitos de massa nos animais
2. Regulação endócrina e estrutural de comportamentos
Comportamentos agonísticos, sexuais e vinculativos.
CAPÍTULO X: ETOLOGIA E ÁREAS DE APLICAÇÃO
1. Etologia e animais de laboratório
Experimentação em laboratório; regras básicas do funcionamento de um biotério; o comportamento estudado em laboratório
2. Etologia e bem-estar animal
O evitamento de stress e de doenças
3. Etologia e protecção ambiental
As espécies ameaçadas e a sua reintrodução no meio ambiente natural
4. Etologia e algumas patologias comportamentais
5. Etologia e animais de companhia e de trabalho
CAPÍTULO XI: ETOLOGIA E ÉTICA
Preocupações éticas e normas internacionais para o uso de animais
BIBLIOGRAFIA GENÉRICA
Allen, C., & Bekoff, M. (1997). Species of mind. Cambridge: The MIT Press.
American Psychological Association (1986) Guidelines for ethical conduct in the care and use of animals. Washington, DC: Author.
Cartwright, J-A. (2002). Determinants of animal behaviour. East Sussex: Routledge.
de Sousa, L. (1985) Experiências precoces. ICBAS. Porto: Univ. Porto.
de Sousa, L. (1992). Orientação actual da psicologia: óptica etológica. In C. Rodrigues (ed.). O que é e tem sido a psicologia. Porto: Contraponto.
Eibl-Eibesfeldt, I. (1984). Biologie du comportement. Paris: Diffusion Ophrys.
Eib
Bibliografia Obrigatória
Allen, C., & Bekoff, M. ; Species of mind, The MIT Press, 1997
American Psychological Association ; Guidelines for ethical conduct in the care and use of animals, APA, 1986
Cartwright, J-A. ; Determinants of animal behaviour, Routledge, 2002
de Sousa, L. ; Experiências precoces, ICBAS, 1985
Eysenck, M.W. ; Psychology: a student's handbook, Psychology Press, 2000
Shettleworth, S.J. ; Cognition, evolution, and behavior, Oxford University Press, 1998
Slater, P.J.B. ; An introduction to ethology, Cambridge University Press, 1990
Soczka, L. ; A companhia dos lobos, Fim de Século, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórias - expositivas
Aulas práticas - discussão de temas a partir da visualização de filmes (documentários)
apresentação de trabalhos realizados pelos alunos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
72,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
1. trabalho sobre um tema no âmbito da Etologia, realizado em grupo
2. exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
80% - exame final
20% - trabalho sobre um tema no âmbito da Etologia, realizado em grupo
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
de acordo com as normas de avaliação em vigor