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Introdução à Biologia Aquática

Código: MA111     Sigla: IBA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Anatomia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 39 Plano 2007 a 2011 1 - 5 30 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Como o nome indica, trata-se de uma disciplina introdutória, que pretende enquadrar os alunos no ambiente formativo e nas bases do conhecimento da formação que se inicia. Por isso, nesta disciplina são abordados quatro temas de importância considerada fundamental para que os alunos adquiram as bases de conhecimento e as competências mínimas para o bom desenvolvimento futuro da sua formação. Os quatro blocos desta disciplina são os seguintes: I - Evolução e Biologia, II - Ambiente Aquático, III - Biologia Alimentar e IV - Comunicação em Ciência.
Pretende-se os alunos adquiram e exercitem a sua capacidade de debater estes temas, de forma crítica e se mantenham abertos a novos conhecimentos ou a que novas realidades os levem a re-interpretar os conhecimentos anteriormente tidos como certos.

Programa

Evolução
António Afonso
Bloco dedicado aos aspectos actuais sobre a evolução dos seres vivos e dos conceitos que lhe são próprios.
Parte Teórica
1 - Conceitos actuais sobre o “sentido” da evolução da vida ao longo dos tempos.
História do pensamento sobre a evolução: Do Criacionismo à Teoria Sintética da Evolução.
2 - O Início do Universo, o aparecimento da vida na Terra e a evolução até aos dias de hoje.
3 - Contribuição da Astronomia, Física, Química, Matemática e Geologia.
4 - Contribuição dos achados fósseis, da Paleontologia e da Paleo-biologia para o entendimento da evolução da Vida na Terra.
5 - Conceitos de estratigrafia, Biogeografia. Fósseis Index.
6 - Biologia Evolutiva: O tempo e as gerações sucessivas. Factores que contribuem para o aumento e para a diminuição da variabilidade genética e o seu papel na evolução.
Prática
1 - Cronologia da vida na Terra.
A vida no Pré-Câmbrico: Primeiros seres vivos, Estromatólitos, o Vendiano ou Idiacara.
Do Câmbrico ao fim do Paleozoico: Trilobites, primeiros peixes, plantas, insectos, anfíbios, répteis. Mesozoico: A Idade dos répteis. Os primeiros mamíferos. O Cenozoico (Terciário e Quaternário) primeiros primatas, aves modernas, primeiros homnídeos. Última glaciação, (A idade do Homem)
As primeiras civilizações e a água.
2 - Extinções em Massa e sua provável origem.
3 - Métodos de determinação da idade absoluta de rochas ígneas e de achados fósseis.
4 - Objectivos, definições e metodologias sobre dendrogramas e cladogramas.

Ambiente Aquático
G. M. Weber
Teórica
Neste bloco são abordados os aspectos mais relevantes para o entendimento das bases do equilíbrio ambiental, a preservação das espécies e a manutenção dos ecossistemas, tendo em vista as características particulares do ambiente aquático.
Circuito de água, classificação e estruturação dos três grandes ecossistemas aquáticos do mundo: marinhos; estuarinos, lagunares e lagoas costeiras; e dulciaquícolas.
Prática

Serão identificadas algumas das espécies mais características presentes nestes ambientes e as suas interacções ecológicas.
1. Visita ao litoral rochoso da praia da Aguda para conhecer as principais zonas e espécies marinhas representativas.
2. Visita ao Aquamuseu do Rio Minho em Vila Nova de Cerveira para conhecer a fauna e flora locais de água doce e salobra.

Biologia Alimentar
Paiulo Vaz Pires
Teórica
Este bloco abordará os aspectos do meio aquático como fonte alimentar, particularmente como fonte de proteína para o consumo humano, quer de forma directa quer indirecta, na fabricação de alimentos ou suplementos para alimentação animal.
Será dada particular atenção à qualidade e à segurança dos produtos de origem da pesca e da aquacultura, com objectivo alimentar humano.
Serão descritas as vias e graus de degradação dos produtos alimentares, as bases dos processos de conservação e, finalmente, descritas as análise a aplicar nesta área de actividade.
Prática
Na componente prática serão abordadas e testadas as tecnologias utilizadas na conservação dos produtos marinhos com fins alimentares e indicadas as metodologias utilizadas na sua análise.

Comunicação em Ciência
Alexandre Lobo da Cunha
Teórica
Sendo a comunicação um factor absolutamente essencial para o desenvolvimento das competências, nomeadamente através do conhecimento do estado da arte em cada tema, a procura e a consulta da informação disponível é uma ferramenta imprescindível que os alunos têm de dominar para poderem evoluir ao longo da sua formação. Assim, será feita a abordagem a este tema e indicadas as ferramentas disponíveis e a forma de as utilizar com eficácia.
Prática
Numa sala apropriada para consulta on-line, os alunos terão uma formação prática de como utilizar os meios disponíveis para aceder às fontes de informação actuais. Fazendo a simulação de vários tipos de questão e de objectivos que no futuro lhes possa ser posto.

Bibliografia Obrigatória

Strickberger, M.W. ; EVOLUTION, Jones and Bartlett Publishers. Oston, USA , 1996. ISBN: 0-86720-892-9
Kardong, K. V; Vertebrates: Comparative Anatomy, Function, Evolution , 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação da disciplina inclúi auklas teóricas e prátricas e também saídas de campo.

Por seu lado, os alunos são incumbidos de realizar trabalhos de grupo siobre algumas das matérias e asua realização, bem como a sua apresentação oral serão levados em conta na avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 30,00
Exame final Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho individual do estudante Estudo autónomo 103
Total: 103,00

Obtenção de frequência

A frenquência sera de acordo com a legislação e incluirá a realização dos trabalhos de grupo e sua apresentação.

Fórmula de cálculo da classificação final

4/5 da avaliação são dados pelo exame final e 1/5 é feito través do trabalho de grupo.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho de grupo

Observações

http://evolution.berkeley.edu/evosite/evohome.html
http://post.queensu.ca/~forsdyke/evolutio.htm#Introduction:%20Species%20Barriers
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