Introdução à Biologia Aquática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Geral e Aquática |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
36 |
Plano 2007 a 2011 |
1 |
- |
5 |
30 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Como o nome indica, trata-se de uma disciplina introdutória, que pretende enquadrar os alunos no ambiente formativo e nas bases do conhecimento da formação que se inicia. Por isso, nesta disciplina são abordados quatro temas de importância considerada fundamental para que os alunos adquiram as bases de conhecimento e as competências mínimas para o bom desenvolvimento futuro da sua formação. Os quatro blocos desta disciplina são os seguintes: I - Evolução e Biologia, II - Ambiente Aquático, III - Biologia Alimentar e IV - Comunicação em Ciência.
Pretende-se os alunos adquiram e exercitem a sua capacidade de debater estes temas, de forma crítica e se mantenham abertos a novos conhecimentos ou a que novas realidades os levem a re-interpretar os conhecimentos anteriormente tidos como certos.
Programa
Evolução
António Afonso
Bloco dedicado aos aspectos actuais sobre a evolução dos seres vivos e dos conceitos que lhe são próprios.
Parte Teórica
1 - Conceitos actuais sobre o “sentido” da evolução da vida ao longo dos tempos.
História do pensamento sobre a evolução: Do Criacionismo à Teoria Sintética da Evolução.
2 - O Início do Universo, o aparecimento da vida na Terra e a evolução até aos dias de hoje.
3 - Contribuição da Astronomia, Física, Química, Matemática e Geologia.
4 - Contribuição dos achados fósseis, da Paleontologia e da Paleo-biologia para o entendimento da evolução da Vida na Terra.
5 - Conceitos de estratigrafia, Biogeografia. Fósseis Índex.
6 - Biologia Evolutiva: O tempo e as gerações sucessivas. Factores que contribuem para o aumento e para a diminuição da variabilidade genética e o seu papel na evolução.
Prática
1 - Cronologia da vida na Terra.
A vida no Pré-Câmbrico: Primeiros seres vivos, Estromatólitos, o Vendiano ou Ediacara.
Do Câmbrico ao fim do Paleozoico: Trilobites, primeiros peixes, plantas, insectos, anfíbios, répteis. Mesozoico: A Idade dos répteis. Os primeiros mamíferos. O Cenozoico (Terciário e Quaternário) primeiros primatas, aves modernas, primeiros homnídeos. Última glaciação, (A idade do Homem)
As primeiras civilizações e a água.
2 - Extinções em Massa e sua provável origem.
3 - Métodos de determinação da idade absoluta de rochas ígneas e de achados fósseis.
4 - Objectivos, definições e metodologias sobre dendrogramas e cladogramas.
Ambiente Aquático
G. M. Weber
Teórica
Neste bloco são abordados os aspectos mais relevantes para o entendimento das bases do equilíbrio ambiental, a preservação das espécies e a manutenção dos ecossistemas, tendo em vista as características particulares do ambiente aquático.
Circuito de água, classificação e estruturação dos três grandes ecossistemas aquáticos do mundo: marinhos; estuarinos, lagunares e lagoas costeiras; e dulciaquícolas.
Prática
Serão identificadas algumas das espécies mais características presentes nestes ambientes e as suas interacções ecológicas.
1. Visita ao litoral rochoso da praia da Aguda para conhecer as principais zonas e espécies marinhas representativas.
2. Visita ao Aquamuseu do Rio Minho em Vila Nova de Cerveira para conhecer a fauna e flora locais de água doce e salobra.
Biologia Alimentar
Paulo Vaz Pires
Teórica
Este bloco abordará os aspectos do meio aquático como fonte alimentar, particularmente como fonte de proteína para o consumo humano, quer de forma directa quer indirecta, na fabricação de alimentos ou suplementos para alimentação animal.
Será dada particular atenção à qualidade e à segurança dos produtos de origem da pesca e da aquacultura, com objectivo alimentar humano.
Serão descritas as vias e graus de degradação dos produtos alimentares, as bases dos processos de conservação e, finalmente, descritas as análise a aplicar nesta área de actividade.
Prática
Na componente prática serão abordadas e testadas as tecnologias utilizadas na conservação dos produtos marinhos com fins alimentares e indicadas as metodologias utilizadas na sua análise.
Comunicação em Ciência
Alexandre Lobo da Cunha
Teórica
Sendo a comunicação um factor absolutamente essencial para o desenvolvimento das competências, nomeadamente através do conhecimento do estado da arte em cada tema, a procura e a consulta da informação disponível é uma ferramenta imprescindível que os alunos têm de dominar para poderem evoluir ao longo da sua formação. Assim, será feita a abordagem a este tema e indicadas as ferramentas disponíveis e a forma de as utilizar com eficácia.
Prática
Numa sala apropriada para consulta on-line, os alunos terão uma formação prática de como utilizar os meios disponíveis para aceder às fontes de informação actuais. Fazendo a simulação de vários tipos de questão e de objectivos que no futuro lhes possa ser posto.
Bibliografia Obrigatória
Hecht Max K. ed.;
Evolutionary biology. ISBN: 0-306-35409-8
Lipps Jere H. ed.;
Origin and early evolution of the Metazoa
Almaça Carlos;
Evolutionism
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A leccionação da disciplina inclui aulas teóricas e práticas e também saídas de campo.
Por seu lado, os alunos são incumbidos de realizar trabalhos de grupo sobre algumas das matérias e a sua realização, bem como a sua apresentação oral serão levados em conta na avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Trabalho individual do estudante |
Estudo autónomo |
105 |
|
|
Total: |
105,00 |
|
Obtenção de frequência
A frequência será de acordo com a legislação e incluirá a realização dos trabalhos de grupo e sua apresentação.
Fórmula de cálculo da classificação final
4/5 da avaliação são dados pelo exame final e 1/5 é feito través do trabalho de grupo.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de grupo
Observações
Strickberger, M.W. (1996) EVOLUTION. ISBN: 0-86720-892-9 Jones and Bartlett Publishers. Oston, USA
Vertebrates: Comparative Anatomy, Function, Evolution (2002) Kardong, K. V.
http://evolution.berkeley.edu/evosite/evohome.html
http://post.queensu.ca/~forsdyke/evolutio.htm#Introduction:%20Species%20Barriers