Anatomia Sistemática I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
É um curso clássico de anatomia geral humana que se destina a transmitir um conhecimento compreensível e detalhado da morfologia dos componentes e da estrutura do corpo humano. Na informação anatómica que é oferecida aos alunos estão integrados conceitos de fisiologia e histologia e é também frequentemente ilustrada com situações escolhidas da medicina clínica. Com as aulas de laboratório pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de identificar, interpretar e descrever os elementos anatómicos do corpo humano de um modo organizado e completo.
Programa
Esta disciplina trata os seguintes três capítulos da anatomia geral humana: osteologia, artrologia e miologia. Os outros capítulos de anatomia humana fazem parte de outras disciplinas do mesmo Departamento (Anatomia Sistemática II, Neuroanatomia e Anatomia Clínica). Cada tema de cada capítulo é tratado de modo sistemático, ou seja, é proposta uma grelha de observação comum e específica para todos os elementos osteológicos do corpo humano, assim como o mesmo método, embora com grelas de análise próprias, é proposto para o estudo das estruturas articulares e musculares do corpo humano.
Bibliografia Principal
Gray’s Anatomy
Anatomia Humana de Esperança Pina
Snell’s Human Anatomy for Medical Students
Van de Graaff’s Human Anatomy
Netter’s Atlas of Human Anatomy
Sobotta’s Atlas of Human Anatomy.
Bibliografia Complementar
Estão disponíveis peças anatómicas humanas que fazem parte da colecção do Departamento de Anatomia e que podem ser manuseadas pelos alunos tanto no espaço das aulas práticas como podem ser requisitadas para estudo durante o dia. O Departamento tem também peças anatómicas organizadas sob a forma de Museu que está disponível para os alunos durante todo o horário diurno.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Duas aulas teóricas semanais, de uma hora cada, e uma aula semanal de laboratório, de duas horas. Nas aulas de laboratório são utilizados cadáveres humanos dissecados ou peças anatómicas. Os alunos têm acesso à realização de trabalhos práticos fora do horário das suas turmas práticas.
Software
CDs didácticos sobre Anatomia Humana estão disponíveis para visualização em computadores que se encontram no Departamento de Anatomia.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
É exigida frequência de aulas práticas segundo a lei geral da Universidade do Porto. O acesso ao exame final está dependente da aprovação em prova prática com peças anatómicas humanas.
Fórmula de cálculo da classificação final
16 valores resultam do exame final.
4 valores resultam de 2 exames curtos realizados no decorrer do semestre.
Provas e trabalhos especiais
Os alunos têm que realizar estudo prévio das peças anatómicas disponíveis antes de se apresentarem nas aulas práticas da cadeira.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realizam-se exames especiais para TE e DA sempre que estes exames recebam aprovação prévia por parte dos corpos directivos e pedagógicos do Instituto.
Melhoria de classificação
Exame de melhoria da classificação pode ser feita optativamente por realização de prova escrita ou através de prova oral.