Objetivos:
1 . Promover a resiliência psicológica, através do treino de competências sócio emocionais, numa lógica preventiva e promotora da literacia em saúde mental, com recurso a equipa transversal e interdisciplinar, incluindo os estudantes como agentes ativos na definição de prioridades, execução e tomada de decisão;
2. Prevenir a emergência de psicopatologia, através da consolidação de respostas adaptativas de gestão do stress junto dos estudantes do Ensino Superior, mantendo a qualidade, perante a progressiva procura e a consequente necessidade de introduzir escalabilidade nas atividades;
3. Identificar sinais de alerta para deteção e intervenção precoce de mal-estar psicológico, capaz de prevenir a escalada para quadros psicopatológicos mais graves junto dos interlocutores de proximidade (screening de red flags, deteção de sinais de alarme, e como atuar com pares, associações estudantes, docentes, pessoal não docente);
4. Garantir que a resposta de apoio psicológico proporcionada a estudantes se baseia em boas práticas de avaliação e intervenção psicoterapêutica, privilegiando a abordagem bottom-up, de intensidade e referenciação crescentes;
5. Promover atividades dirigidas a grupos especialmente vulneráveis como novos estudantes, estudantes Internacionais /deslocados e estudantes com necessidades educativas especificas (NEEs).
6. Reforçar e harmonizar mecanismos de identificação e encaminhamento de doença mental grave para as valências especializadas de tratamento no SNS (protocolos). |