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Ensino e Aprendizagem em Ambientes Abertos e a Distância na Educação Superior

Código: EAAADES1     Sigla: EAAADES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Formação de professores/formadores e ciências da educação

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 09-06-2025 a 28-07-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Serviço para a Educação Contínua
Curso/CE Responsável: Ensino e Aprendizagem em Ambientes Abertos e a Distância na Educação Superior

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAAADES 17 Plano Oficial do ano letivo 2024 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Angélica Maria Reis Monteiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Pedro Daniel Tavares Ferreira 0,00
Angélica Maria Reis Monteiro 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Problematizar teoricamente e providenciar experimentação prática do uso de tecnologias digitais para a otimização dos processos de ensino e aprendizagens mediados por ambientes abertos e a distância na Educação Superior.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem (RA)
O/A formando/a deverá ser capaz de:
1. compreender o conceito e identificar as principais caraterísticas dos ambientes abertos e a distância no Ensino Superior;
2. identificar metodologias e modelos de ensino e aprendizagem online;
3. desenhar, desenvolver e organizar uma unidade curricular na modalidade ensino não presencial;
4. dinamizar e gerir uma unidade curricular na modalidade ensino não presencial;
5. conhecer estratégias e ferramentas de avaliação digital.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

I. Introdução
Discursos políticos e referenciais europeus acerca dos conceitos e usos de modalidades de ensino e aprendizagem a distância na educação e formação

II. Desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
2.1. Modelos de ensino a distância
2.2. Plataformas de apoio ao desenvolvimento de espaços de interação e comunicação online
2.3. Elaboração e disponibilização de recursos multimodais
2.4. Desenvolvimento de e-atividades
2.5. Lógicas de organização e gestão de uma unidade curricular na modalidade de ensino a distância

III. Dinamização e gestão de uma unidade curricular na modalidade ensino a distância
3.1. Competências do e-formador e do e-tutor
3.2. Metodologias e processos de aprendizagem online
3.3. Coordenação de cursos mediados por sistemas de gestão de aprendizagem: implicações teóricas, éticas e práticas

IV. Processos e instrumentos de avaliação em ambientes virtuais
4.1. Cultura de avaliação de recursos/ambientes digitais (mobilização de referenciais, exemplos)
4.2. Métodos/técnicas de avaliação das aprendizagens em processos de ensino-aprendizagem-avaliação em ambientes virtuais
4.3. Instrumentos de avaliação das aprendizagens em ambientes virtuais

V. Criação de uma unidade curricular em ensino a distância
5.1. Escrita de uma proposta de curso com base nos conteúdos abordados na formação
5.2. Prática exploratória de implementação de um cenário no Sistema de Gestão de Aprendizagem Moodle

Bibliografia Obrigatória

Anderson, T.; The theory and practice of online learning, 2008 (https://www.aupress.ca/app/uploads/120146_99Z_Anderson_2008theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf)
Bates, T.; Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning., 2023 (https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev3m/open/download?type=pdf )
Monteiro, A. & Torres, F. ; E-learning no ensino Superior. Fundamentos, práticas e recomendações, 2020 (https://www.researchgate.net/publication/342720889_ELEARNING_NO_ENSINO_SUPERIOR_fundamentos_praticas_e_recomendacoes )

Bibliografia Complementar

Garrison, R. ; Design principles. The Community of Inquiry, 2019 (https://www.thecommunityofinquiry.org/editorial18)
Haleem, Abid & Javaid, Mohd & Qadri, Mohd & Suman, Rajiv. ; Understanding the Role of Digital Technologies in Education: A review. Sustainable Operations and Computers, 2022 (https://doi.org/10.1016/j.susoc.2022.05.004)
Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D. M. V., Goulão, F., & Caeiro, D.; Educação digital em rede: Princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia, 2020
Røe Y, Wojniusz S and Bjerke AH; The Digital Transformation of Higher Education Teaching: Four Pedagogical Prescriptions to Move Active Learning Pedagogy Forward., 2022 (https://doi.org/10.3389/feduc.2021.784701 )
Yurdugül, H., Menzi Çetin, N.; Investigation of the relationship between learning process and learning outcomes in e-learning environments, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão privilegiadas metodologias ativas e colaborativas.
O modelo de formação é em b-learning. Para os módulos de 1 a 4 estão previstas 3 sessões presenciais (3 horas de duração cada) e 2 online síncronas (3 horas de duração cada). O módulo 5 constituirá 2 sessões práticas com a duração total de 6 horas presenciais.
Nos momentos presenciais será privilegiada a exposição dialogada, debate e o trabalho colaborativo (RA 1); nos momentos online síncronos serão privilegiados a partilha de experiências e o esclarecimento de dúvidas durante o processo de desenvolvimento da formação (RA 2; RA 3, RA 4). O trabalho autónomo é de cariz experimental, os formandos deverão desenvolver uma formação em na modalidade de ensino a distância (RA 3, RA 4) e antever as modalidades e instrumentos de avaliação (RA 5).

Os métodos de avaliação, ou seja, avaliação contínua que valorizará o percurso de formação, o envolvimento em processos de pesquisa, a participação nas atividades de interação e de partilha e os argumentos construídos e a planificação e a estruturação de uma formação na modalidade de ensino a distância, são coerentes com os resultados de aprendizagem esperados. A avaliação das aprendizagens e competências demonstradas envolve duas modalidades: avaliação contínua (40%), em que se contempla o percurso de formação, o envolvimento em processos de pesquisa, a participação nas atividades de interação e de partilha e os argumentos construídos, e o trabalho final (60%), que consiste na planificação, estruturação e dinamização de uma unidade curricular na modalidade de ensino presencial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% da carga horária de contacto

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota de avaliação contínua: 40%
Nota de projeto final: 60%
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