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Questões Aprofundadas em Administração Educacional e Escolar

Código: DE349     Sigla: QAAEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=544540
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 15 Plano Oficial 1 - 12 98 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Maria Soares Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Seminário: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Paulo Manuel Teixeira Marinho 0,60
Maria Alexandra de Sá Dias da Costa 0,60
Elisabete Maria Soares Ferreira 0,60
Maria Amélia da Costa Lopes 0,60
Seminário Totais 1 3,00
Elisabete Maria Soares Ferreira 1,50
Maria Alexandra de Sá Dias da Costa 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC Questões Aprofundadas em Administração Educacional e Escolar tem como objetivo principal aprofundar e problematizar conceitos e práticas de Administração Educacional e Escolar, numa perspetiva nacional e internacional. Pretende também promover a identificação de linhas de trabalho no âmbito deste domínio e, assim, contribuir para o desenho e construção da investigação, estágio e/ou projeto dos/as estudantes no 2º ano do Mestrado.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC as/os estudantes deverão ser capazes de:

- Analisar, problematizar e refletir criticamente diferentes políticas, programas, projetos e estratégias de intervenção no campo da Administração Educacional e Escolar.

- Construir um objeto de investigação e/ou intervenção no âmbito da Administração Educacional, da Gestão Escolar, da Gestão Democrática, da Autonomia e da tomada de decisão, das Lideranças e lideranças intermédias e/ou da Territorialização/Municipalização das Políticas de Administração e fundamentar a sua pertinência dentro do campo científico das Ciências da Educação.

- Refletir sobre processos de construção e desenvolvimento de projetos e processos de intervenção no campo abrangente da Administração Educacional e Escolar

- Identificar dimensões teórico-metodológicas de projetos de investigação e de intervenção no campo abrangente da Administração Educacional e Escolar.

- Conceber e desenhar um plano de investigação, intervenção ou projeto no campo abrangente da Administração Educacional e Escolar, em diferentes escalas, contextos e níveis sistémicos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Administração Educacional e Escolar: conceitos-chave, políticas, legislação e normativos, programas, orientações e estratégias

2. Administração Educacional e Escolar: projetos de investigação nacionais e internacionais

3. Administração Educacional e Escolar: contextos, organizações e modos de ação e intervenção

4. Conceção e desenho de um plano de investigação, de intervenção ou projeto: construção do objeto, desafios metodológicos e éticos, arquitetura do plano.

Bibliografia Obrigatória

Isabel Carvalho Guerra; Fundamentos e processos de uma sociologia de acção. ISBN: 972-8500-22-X
João Amado; Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2

Observações Bibliográficas

A Bibliografia Geral e Obrigatória estão em construção.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto: na componente teórico-prática – exposição dialogada, trabalho em pequeno grupo; na componente de seminário – apresentação de projetos de investigação e de atores e iniciativas no terreno; debate das perspetivas apresentadas.


Trabalho autónomo: pesquisa e análise de bibliografia relevante e de projetos de investigação e de intervenção em Administração Educacional e Escolar; identificação de linhas de investigação a desenvolver; contacto com organizações potenciais para a realização de estágio; elaboração de trabalho final – conceção e desenho do estágio/investigação/projeto.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 124,00
Frequência das aulas 90,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

As/os estudantes devem ter assiduidade de, pelo menos, 75% das aulas efetivamente dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita através de trabalho individual, que consistirá na conceção e desenho do estágio/ investigação/ projeto a desenvolver no 2º ano do mestrado.

O trabalho será apresentado oralmente, nas últimas aulas, e entregue em formato escrito nos períodos previstos para avaliação, após o período letivo. A apresentação oral terá uma ponderação de 20% na classificação final e o trabalho escrito os restantes 80%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As/os estudantes que, por lei, estão dispensados da frequência das aulas devem entrar em contacto com as docentes até ao final da 2ª semana de aulas efetivamente lecionada, de modo a negociar uma alternativa à avaliação.

Melhoria de classificação

Os/as estudantes que desejem melhorar a classificação obtida poderão fazê-lo sobre a componente trabalho escrito, na época de recurso, através da reformulação da conceção e desenho da investigação/estágio/projeto.
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