Questões Aprofundadas em Administração Educacional e Escolar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
15 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
98 |
324 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A UC Questões Aprofundadas em Administração Educacional e Escolar tem como objetivo principal aprofundar e problematizar conceitos e práticas de Administração Educacional e Escolar, numa perspetiva nacional e internacional. Pretende também promover a identificação de linhas de trabalho no âmbito deste domínio e, assim, contribuir para o desenho e construção da investigação, estágio e/ou projeto dos/as estudantes no 2º ano do Mestrado.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC as/os estudantes deverão ser capazes de:
- Analisar, problematizar e refletir criticamente diferentes políticas, programas, projetos e estratégias de intervenção no campo da Administração Educacional e Escolar.
- Construir um objeto de investigação e/ou intervenção no âmbito da Administração Educacional, da Gestão Escolar, da Gestão Democrática, da Autonomia e da tomada de decisão, das Lideranças e lideranças intermédias e/ou da Territorialização/Municipalização das Políticas de Administração e fundamentar a sua pertinência dentro do campo científico das Ciências da Educação.
- Refletir sobre processos de construção e desenvolvimento de projetos e processos de intervenção no campo abrangente da Administração Educacional e Escolar
- Identificar dimensões teórico-metodológicas de projetos de investigação e de intervenção no campo abrangente da Administração Educacional e Escolar.
- Conceber e desenhar um plano de investigação, intervenção ou projeto no campo abrangente da Administração Educacional e Escolar, em diferentes escalas, contextos e níveis sistémicos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Administração Educacional e Escolar: conceitos-chave, políticas, legislação e normativos, programas, orientações e estratégias
2. Administração Educacional e Escolar: projetos de investigação nacionais e internacionais
3. Administração Educacional e Escolar: contextos, organizações e modos de ação e intervenção
4. Conceção e desenho de um plano de investigação, de intervenção ou projeto: construção do objeto, desafios metodológicos e éticos, arquitetura do plano.
Bibliografia Obrigatória
Isabel Carvalho Guerra;
Fundamentos e processos de uma sociologia de acção. ISBN: 972-8500-22-X
João Amado;
Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2
Observações Bibliográficas
A Bibliografia Geral e Obrigatória estão em construção.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Atividades de contacto: na componente teórico-prática – exposição dialogada, trabalho em pequeno grupo; na componente de seminário – apresentação de projetos de investigação e de atores e iniciativas no terreno; debate das perspetivas apresentadas.
Trabalho autónomo: pesquisa e análise de bibliografia relevante e de projetos de investigação e de intervenção em Administração Educacional e Escolar; identificação de linhas de investigação a desenvolver; contacto com organizações potenciais para a realização de estágio; elaboração de trabalho final – conceção e desenho do estágio/investigação/projeto.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Estudo autónomo |
124,00 |
Frequência das aulas |
90,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
As/os estudantes devem ter assiduidade de, pelo menos, 75% das aulas efetivamente dadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é feita através de trabalho individual, que consistirá na conceção e desenho do estágio/ investigação/ projeto a desenvolver no 2º ano do mestrado.
O trabalho será apresentado oralmente, nas últimas aulas, e entregue em formato escrito nos períodos previstos para avaliação, após o período letivo. A apresentação oral terá uma ponderação de 20% na classificação final e o trabalho escrito os restantes 80%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As/os estudantes que, por lei, estão dispensados da frequência das aulas devem entrar em contacto com as docentes até ao final da 2ª semana de aulas efetivamente lecionada, de modo a negociar uma alternativa à avaliação.
Melhoria de classificação
Os/as estudantes que desejem melhorar a classificação obtida poderão fazê-lo sobre a componente trabalho escrito, na época de recurso, através da reformulação da conceção e desenho da investigação/estágio/projeto.