Código: | DE137 | Sigla: | CDSFPSC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 11 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Amélia da Costa Lopes | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Rita Ribeiro dos Santos Tavares de Sousa | 1,50 | ||
Maria Amélia da Costa Lopes | 1,50 |
Identificar conteúdos e momentos chave da evolução da formação e supervisão de professores na sua relação com a carreira docente
Descrever dimensões a considerar para tomar posições ou decisões políticas no domínio da profissão docente, formação e supervisão
Articular fatores objetivos e subjetivos subjacentes ao desenvolvimento profissional contínuo e sua concretização na formação inicial, na formação contínua e no quotidiano profissional (no grupo, na escola, na região)
Identificar características específicas à profissão docente a nível individual, social, organizacional e político
Descrever perspetivas de desenvolvimento futuro da profissão docente
Identificar as condições do processo de profissionalização da atividade docente
Identificar as dimensões da atividade docente
Descrever a articulação entre desenvolvimento profissional e profissionalismo no modelo de Linda Evans
Apresentar e justificar diferentes perspetivas sobre os ciclos de vida dos professores
Relacionar transformações dos sistemas educativos e desenvolvimento profissional dos professores
Relacionar políticas de carreira e desenvolvimento profissional dos professores
Identificar especificidades da formação contínua na sua relação com o desenvolvimento de identidades coletivas
Descrever vantagens e desvantagens de diferentes modelos de formação inicial de professores dos diferentes níveis de ensino
Posicionar-se em relação a diferentes modelos de supervisão
Breve história da profissão docente em Portugal e no mundo
- história da profissão docente no mundo
- história da profissão docente em Portugal
- Estados-nação e sistemas educativos
- da primeira modernidade à segunda modernidade: os desafios da escola (pública)
Profissão, carreira docente e desenvolvimento profissional
- o processo de profissionalização da atividade docente: dimensões e condições
- do profissionalismo à profissionalidade à e identidade docente
- perspetiva integrada do profissionalismo e desenvolvimento profissionals
Histórias e ciclos de vida de professores
- ciclos de vida dos professores: modelos e setores de ensino
- transformações recentes
- histórias de vida de professores em diferentes tempos históricos
- professores e democracia
Desafios da Formação inicial
A formação inicial de professores em Portugal: instituições e modelos
- educação de infância
- 1º ciclo
- 2º ciclo
- 3º ciclo e secundário
Desafios da formação contínua
- a formação contínua de professores antes do sistema de formação contínua
- o sistema de formação e a formação contínua
- análise do desenvolvimento do sistema de formação contínua
Supervisão e desafios do desenvolvimento profissional
- modelos de supervisão
- a supervisão de pares e o desenvolvimento profissional
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 10,00 |
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 0,00 |
Trabalho escrito | 23,00 |
Total: | 162,00 |
Dotta, L.T & Marta, M. (2023). Perceções, Sentimentos e Afetos. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 160-196). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3
Freitas, A. (2023). Arquiteturas de Prática. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 109-145). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3
Lopes, A. (2023). Percursos. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 6-84). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3
Lopes, Amélia & Dotta, Leanete Thomas (Coords.), Freitas, André & Sousa, Rita Tavares (Eds.) (2023). Profissão Docente em Tempos de Democracia: Fatores de Mudança. Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3
Lopes, Amélia & Dotta, Leanete Thomas (Coords.), Freitas, André & Sousa, Rita Tavares (Eds.) (2023). Passado e Futuro da Profissão Docente: Diálogos Intergeracionais. Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-55-0
Pereira, F. (2023). Fatores de Mudanças. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 146-159). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3
Sousa, R. T. (2023). Períodos de Prática. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 85-108). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. ISBN: 978-989-8471-54-3
Lopes, A. (2022). Professoras e professores portugueses 2021 – “que caminho tão longo”. In Estado da Educação 2021 (pp. 408-421). Lisboa: Conselho Nacional da Educação.
Lopes, Amélia (2001). Libertar o desejo, resgatar a inovação – a construção de identidades profissionais docentes: Lisboa: Instituto de Investigação Educacional. - IIE.
Lopes, Amélia (2023). “Ups and downs of teacher professionalism in Portugal: conceptual developments and networks”. Round Table: Professionalism and professional development: Concepts and connections. Universidade Lusófona, Portugal Keynote. 2nd of June, 2023 (document manuscrito)
Nóvoa, António (1987). Le temps des professeurs. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica - INIC. (Vols I e II)