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Carreira Docente, Supervisão e Formação de Professores nas Sociedades Contemporâneas

Código: DE137     Sigla: CDSFPSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 11 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Amélia da Costa Lopes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Rita Ribeiro dos Santos Tavares de Sousa 1,50
Maria Amélia da Costa Lopes 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-06-20.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Identificar conteúdos e momentos chave da evolução da formação e supervisão de professores na sua relação com a carreira docente

 

Descrever dimensões a considerar para tomar posições ou decisões políticas no domínio da profissão docente, formação e supervisão

 

 

Articular fatores objetivos e subjetivos subjacentes ao desenvolvimento profissional contínuo e sua concretização na formação inicial, na formação contínua e no quotidiano profissional (no grupo, na escola, na região)

Resultados de aprendizagem e competências

Identificar características específicas à profissão docente a nível individual, social, organizacional e político

 

Descrever perspetivas de desenvolvimento futuro da profissão docente

 

 

Identificar as condições do processo de profissionalização da atividade docente

 

Identificar as dimensões da atividade docente

 

Descrever a articulação entre desenvolvimento profissional e profissionalismo no modelo de Linda Evans

 

Apresentar e justificar diferentes perspetivas sobre os ciclos de vida dos professores

 

Relacionar transformações dos sistemas educativos e desenvolvimento profissional dos professores

 

Relacionar políticas de carreira e desenvolvimento profissional dos professores

 

Identificar especificidades da formação contínua na sua relação com o desenvolvimento de identidades coletivas

 

Descrever vantagens e desvantagens de diferentes modelos de formação inicial de professores dos diferentes níveis de ensino

 

Posicionar-se em relação a diferentes modelos de supervisão

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

As condições de acesso ao curso

Programa

Breve história da profissão docente em Portugal e no mundo

- história da profissão docente no mundo

- história da profissão docente em Portugal

- Estados-nação e sistemas educativos

- da primeira modernidade à segunda modernidade: os desafios da escola (pública)

 

Profissão, carreira docente e desenvolvimento profissional

- o processo de profissionalização da atividade docente: dimensões e condições

- do profissionalismo à profissionalidade à e identidade docente

- perspetiva integrada do profissionalismo e desenvolvimento profissionals

Histórias e ciclos de vida de professores

- ciclos de vida dos professores: modelos e setores de ensino

- transformações recentes

- histórias de vida de professores em diferentes tempos históricos

- professores e democracia

Desafios da Formação inicial

A formação inicial de professores em Portugal: instituições e modelos

- educação de infância

- 1º ciclo

- 2º ciclo

- 3º ciclo e secundário

Desafios da formação contínua

- a formação contínua de professores antes do sistema de formação contínua

- o sistema de formação e a formação contínua

- análise do desenvolvimento do sistema de formação contínua

Supervisão e desafios do desenvolvimento profissional

- modelos de supervisão

- a supervisão de pares e o desenvolvimento profissional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

António Nóvoa; Le temps des professeurs

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e debate
Análise individual e em grupo de texto científicos, políticos e de divulgação

Experiências de tipos de supervisão



Escrita de pequenos texto apreciativos


Desenho de Currículos e ações formativas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 60,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho escrito 23,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante pode faltar a 1/4 das aulas previstas

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho final individual (60%)+ trabalho escrito e apresentação oral em grupo (40%)

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O/a estudante trabalhador/a deve contactar os professores no início do ano para consensualizar uma forma de avaliação alternativa

Melhoria de classificação

O/a estudante pode melhorar a classificação refazendo a componente distribuída e /ou o trabalho final

Observações

Dotta, L.T & Marta, M. (2023). Perceções, Sentimentos e Afetos. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 160-196). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3

Freitas, A. (2023). Arquiteturas de Prática. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 109-145). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3

Lopes, A. (2023). Percursos. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 6-84). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3

Lopes, Amélia & Dotta, Leanete Thomas (Coords.), Freitas, André & Sousa, Rita Tavares (Eds.) (2023). Profissão Docente em Tempos de Democracia: Fatores de Mudança. Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3

Lopes, Amélia & Dotta, Leanete Thomas (Coords.), Freitas, André & Sousa, Rita Tavares (Eds.) (2023). Passado e Futuro da Profissão Docente: Diálogos Intergeracionais. Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-55-0

Pereira, F. (2023). Fatores de Mudanças. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 146-159). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3

Sousa, R. T. (2023). Períodos de Prática. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.) (2023). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 85-108). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. ISBN: 978-989-8471-54-3

Lopes, A. (2022). Professoras e professores portugueses 2021 – “que caminho tão longo”. In Estado da Educação 2021 (pp. 408-421). Lisboa: Conselho Nacional da Educação.

Lopes, Amélia (2001). Libertar o desejo, resgatar a inovação – a construção de identidades profissionais docentes: Lisboa: Instituto de Investigação Educacional. - IIE.

 

Lopes, Amélia (2023). “Ups and downs of teacher professionalism in Portugal: conceptual developments and networks”. Round Table: Professionalism and professional development: Concepts and connections. Universidade Lusófona, Portugal Keynote. 2nd of June, 2023 (document manuscrito)

 

Nóvoa, António (1987). Le temps des professeurs. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica - INIC. (Vols I e II)

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