Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E608

SIMF: Unidade de Contacto com o exterior

Código: E608     Sigla: SIMF3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 1 Plano Oficial 3 - 9 85 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Castanheira Pais Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,20
Trabalho de Campo: 3,30
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 4 4,80
António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa 0,175
Maria Alexandra de Sá Dias da Costa 0,175
Preciosa Teixeira Fernandes 0,175
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves 0,175
Elisabete Maria Soares Ferreira 0,175
Maria Amélia da Costa Lopes 0,175
Eunice Margarida B. Macedo Alves 0,175
Paulo José Vieira Nogueira 0,175
Paulo Manuel Teixeira Marinho 0,175
Maria Amélia Pina Tomás Veiga 0,175
Maria José Magalhães 0,175
Maria Teresa Guimarães de Medina 0,175
Rui Eduardo Trindade Fernandes 0,175
Henrique Malheiro Vaz 0,175
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo 0,175
José Pedro de Melo Rosa Amorim 0,175
Angélica Maria Reis Monteiro 0,175
Pedro Daniel Tavares Ferreira 0,175
Sofia Castanheira Pais 1,00
João Carlos Pereira Caramelo 0,175
Maria Cristina Tavares Teles da Rocha 0,175
Carla Ferreira Malafaia de Almeida 0,175
Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira 0,125
Trabalho de Campo Totais 4 13,20
Elisabete Maria Soares Ferreira 0,175
Maria Alexandra de Sá Dias da Costa 0,175
Maria Amélia da Costa Lopes 0,175
Maria Amélia Pina Tomás Veiga 0,175
Paulo José Vieira Nogueira 0,175
Paulo Manuel Teixeira Marinho 0,175
Pedro Daniel Tavares Ferreira 0,175
Rui Eduardo Trindade Fernandes 0,175
Sofia Castanheira Pais 0,175
António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa 0,175
Eunice Margarida B. Macedo Alves 0,175
Maria Cristina Tavares Teles da Rocha 0,175
Preciosa Teixeira Fernandes 0,175
Carla Ferreira Malafaia de Almeida 0,175
Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira 0,20
Henrique Malheiro Vaz 0,175
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo 0,175
José Pedro de Melo Rosa Amorim 0,175
Angélica Maria Reis Monteiro 0,175
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves 0,175
João Carlos Pereira Caramelo 0,175
Maria José Magalhães 0,175
Maria Teresa Guimarães de Medina 0,175

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Mobilizar articuladamente conhecimentos adquiridos ao longo do 1º ciclo em Ciências da Educação;
- Contactar continuadamente com instituições de diferentes áreas de profissionalização nos campos da educação (formal, não formal e informal), relativas a públicos diversos (crianças, jovens, adultos e séniores);
- Observar e problematizar contextos, projectos, programas e práticas de educação formal, não formal e informal;
- Integrar equipas e colaborar com profissionais em processos de intervenção sócio-educativa;
- Antecipar estratégias e espaços de intervenção educativa de acordo com instrumentos e metodologias adequados.

Resultados de aprendizagem e competências

 

a) mobilização de recursos pessoais e relacionais para uma integração bem sucedida (cumprindo as regras e orientações da instituição, com respeito pela equipa de profissionais, do/a supervisor/a local e da população alvo);

b) produção de uma observação informada numa perspetiva educacional;

c) mobilização de competências de ação com motivação a partir da colaboração pedida pela instituição, seja nas ações em curso, seja por solicitação de ações inovadoras;

d) reflexão sobre as implicações éticas e sociais da ação;

e) produção de uma escrita reflexiva na produção das notas de terreno;

f) produção de um relatório final sobre a instituição e as ações realizadas com reflexão teórica, metodológica e ética da prática e dos conhecimentos obtidos e sobre os contributos das Ciências da Educação para o contexto;

g) apresentação oral dos resultados obtidos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

 

Os conteúdos programáticos são contextuais às áreas e às diversas instituições onde decorre o contacto. Estas instituições são protocoladas para a colaboração e a presença dos/as estudantes. O contacto é localmente supervisionado por um/a profissional com funções educativas e orientada na faculdade por um/a docente orientador/a, que reúne regularmente com os/as estudantes, para assegurar a ligação à observação, às exigências práticas e à reflexão conceptual, metodológica e ética. Compete, igualmente, ao/à orientador/a garantir a mediação entre a faculdade e as instituições, para ajustar a integração do trabalho a desenvolver e para colher uma avaliação qualitativa.

Bibliografia Obrigatória

Capul Maurice; Da educação à intervenção social. ISBN: 972-0-34852-6
Stoer Stephen; Os^lugares da exclusão social. ISBN: 85-249-1061-5
Banks Sarah 570; Ética prática para as profissões do trabalho social. ISBN: 978-972-0-34858-6
Burgess Robert G.; A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Silva Pedro; Etnografia e educação. ISBN: 972-8562-08-X

Observações Bibliográficas

A bibliografia é variável em função das áreas e dos contextos institucionais, mas algumas referências bibliográficas de base são consideradas, dados os objetivos gerais e específicos da unidade de contacto:

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de terreno
Orientação tutorial

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho escrito 45,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 158,00
Total: 158,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação. Sendo necessário, a definição das modalidades próprias de concretização do trabalho de terreno  para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.

Fórmula de cálculo da classificação final

Elementos da avaliação distribuída:
1.Relatório crítico individual do trabalho realizado ao longo do semestre. Este relatório integra a observação realizada e os contributos das tutorias;
2.Elementos individuais requeridos e produzidos para as sessões de tutoria;
3.Apresentação pública em seminário colectivo do percurso de observação e reflexão, a realizar no meio e no final do semestre.

A apresentação de cada um destes elementos da avaliação distribuída é obrigatória e a sua classificação seguirá uma escala de zero a vinte valores, com uma ponderação relativa de 45% para o Relatório final, 25% para os elementos requeridos e produzidos para as sessões de tutoria e 30% para as apresentações públicas. Em caso de insucesso no relatório final, o mesmo pode ser objeto de reformulação e de posterior entrega na época de recurso. A existência comprovada de plágio ou outro tipo de fraude académica detectada no relatório final, tem como consequência a anulação do mesmo, acionando-se, ainda, os procedimentos previstos no artigo 14º do Regulamento de Avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final terá lugar segundo os termos previstos no Regulamento de Avaliação e realizar-se-á através da reformulação do relatório na sua versão final. A realização das componentes de avaliação: elementos individuais produzidos em situação de tutoria e a participação nos Seminários coletivos, embora sejam obrigatórias, não são repetíveis e, portanto, não são objeto de melhoria.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:02:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias