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Organizações e Administração Educacional

Código: E401     Sigla: OAE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Curriculares

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 52 Plano Oficial 2 - 6 57 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Maria Soares Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 6,00
Paulo Manuel Teixeira Marinho 3,00
Elisabete Maria Soares Ferreira 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta UC espera-se que o estudante seja capaz de demonstrar capacidades de:

Domínio do conhecimento sobre Organizações e Administração Educacional;

Mediar processos de intervenção social e educativa nas organizações construindo as sinergias necessárias ao seu desenvolvimento e impacto;

Acompanhar e executar tarefas de formação tendo em conta a mudança organizacional no impacto da formação;
Acompanhar e executar tarefas de investigação tendo em conta o contexto organizacional promovendo a mudança e a mediação social e educativa;
Analisar fenómenos e ideologias organizacionais e administrativas da Educação em Portugal (em contextos não escolares e escolares);

Identificar e aplicar diferentes modelos e imagens organizacionais na análise e compreensão das organizações educativas;

 Problematizar a Gestão Democrática das Organizações e especificamente da Escola;

Analisar criticamente Processos Democráticos, a Autonomia, as Lideranças e a tomada de decisão dos jovens em contextos organizacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Contribuí para o desenvolvi/ teórico no domínio da análise crítica, psicossociológica, organizacional e administrativa da Educação, com enfoque nas organizações Educativas escolares e não escolares. Os conteúdos estruturam-se em 5 temáticas relevantes para a mudança organizacional, com destaque nos processos de governação democrática, de autonomia, de lideranças e tomada de decisão nas Organizações. Nesta abordagem realça -se a relação direta entre os conteúdos, os objetivos e as aprendizagens nucleares a serem realizadas pelos estudantes e com significado para o perfil do LCE pois através do domínio destes conhecimentos de OAE tornam-se capazes de mediar e intervir em processos sociais e educativos nas Organizações.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

Teorias Organizacionais e Comunicacionais na Contemporaneidade
As Organizações Educativas e a Mudança Organizacional

Análise Crítica e Psicossociológica das Organizações Educativas
Dimensões de análise institucional e organizacional
Eixos teóricos do pensamento organizacional  
Escola Clássica, Teorias: das Relações Humanas, Sistémica ou Contingencial, Institucionais e Neoinstitucionais

Administração Educacional em Portugal - Ensino e Investigação
Perspetivas de estudo e desafios em Administração e nas Organizações Educacionais
Perspetivas jurídicas, normativas e legais
Área curricular interdisciplinar

A Educação e a “Governação Democrática” das Organizações
As organizações educativas e a escola como organização: modelos teóricos de análise, imagens e metáforas da escola
Modelos: Burocrático, Político, Ambiguidade e Cultural

Democracia, autonomia e lideranças organizacionais
A Agência humana, as relações de poder e o desenvolvimento da autonomia
Questões de liderança

Bibliografia Obrigatória

Ferreira Elisabete Maria Soares; (D)enunciar a autonomia
Morgan Gareth; Images de l.organisation. ISBN: ISBN 2-7637-7184-X
Freire Paulo; Pedagogia da autonomia. ISBN: 85-219-0243-3
ULL; O estudo da escola. ISBN: ISBN 972-0-34123-8
Lima Licinio C.; A escola como organização educativa. ISBN: ISBN 85-249-0802-5
Correia José Alberto; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Nóvoa, António; As Organizações Escolares em Análise, Publicações Dom Quixote, 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões Teóricas: exposição dialogada de conteúdos e debate

Sessões Teórico-práticas: análise de textos e realização de exercícios orientados

Dinâmicas de Pesquisa de grupo e role-play

Leitura de textos individualmente/ grupo de coletânea organizada pela docente

Apresentação, análise crítica de textos em grupo

Acompanhamento tutorial

Organização de debates

Pesquisa de Organizações

Escrita em grupo sobre a pesquisa e a análise da organização apresentada 

Trabalho autónomo: leitura de textos, análise individual de textos e de exercícios, pesquisa e estudo

Trabalho de grupo: apresentação em formato digital da Organização pesquisada e problematizada (Newsletter, Revista, Blogue, Flyer , vídeo ...) 

 

Software

power-point
windows media player

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade. Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é função da assiduidade e envolvimento na UC, do estudo autónomo,  e da  entrega de um trabalho individual - Reflexão Final (40%) - em data de Exame época normal; e da forma inovadora, da qualidade do estudo, da pesquisa e da dinâmica desenvolvida em grupo, sobre a problematização de uma Organização educativa (de serviços, autarquia, escola, ONG, ONGD ou outra), e apresentada e divulgada em formato digital (newsletter, vídeo, blogue ou outro).
Ao longo do semestre apresentam textos/pesquisa e desenvolvem o trabalho de grupo sobre uma Organização através de pesquisa on line e definindo uma problemática organizacional. Em Maio a finalização do trabalho de grupo será evidenciada pela criação, estruturação e apresentação do resultado num formato digital (60%). 


 



Se os estudantes tiverem estatuto especial serão avaliados de acordo com as regras definidas em estatuto e ou por Exame.

Provas e trabalhos especiais

As necessárias para assegurar a avaliação adequada de alunos em DA.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e os estudantes com estatuto especial têm de se apresentar à docente no início das aulas e informar que vão necessitar/usufruir do estatuto e por conseguinte de avaliação especial.

A avaliação dos estudantes com estatutos especiais que não cumpram a condição de frequência ou optem por usufruir do estatuto especial  consiste na realização do exame final (70%) e na realização ao longo do semestre (Março e Abril) de duas Fichas de Leitura (3pg cada), de Textos ou livros da Bibliografia,  a entregar à docente mensalmente  (30%).

A avaliação dos alunos com DA terá em conta a dificuldade apresentada e usará métodos escritos ou orais que se lhe adeqúem.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota poderá ser realizada por exame, uma única vez, na época ou épocas previstas.

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