Código: | E401 | Sigla: | OAE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Curriculares |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 52 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 57 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Elisabete Maria Soares Ferreira | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 6,00 |
Paulo Manuel Teixeira Marinho | 3,00 | ||
Elisabete Maria Soares Ferreira | 3,00 |
Nesta UC espera-se que o estudante seja capaz de demonstrar capacidades de:
Domínio do conhecimento sobre Organizações e Administração Educacional;
Mediar processos de intervenção social e educativa nas organizações construindo as sinergias necessárias ao seu desenvolvimento e impacto;
Acompanhar e executar tarefas de formação tendo em conta a mudança organizacional no impacto da formação;
Acompanhar e executar tarefas de investigação tendo em conta o contexto organizacional promovendo a mudança e a mediação social e educativa;
Analisar fenómenos e ideologias organizacionais e administrativas da Educação em Portugal (em contextos não escolares e escolares);
Identificar e aplicar diferentes modelos e imagens organizacionais na análise e compreensão das organizações educativas;
Problematizar a Gestão Democrática das Organizações e especificamente da Escola;
Analisar criticamente Processos Democráticos, a Autonomia, as Lideranças e a tomada de decisão dos jovens em contextos organizacionais.
Contribuí para o desenvolvi/ teórico no domínio da análise crítica, psicossociológica, organizacional e administrativa da Educação, com enfoque nas organizações Educativas escolares e não escolares. Os conteúdos estruturam-se em 5 temáticas relevantes para a mudança organizacional, com destaque nos processos de governação democrática, de autonomia, de lideranças e tomada de decisão nas Organizações. Nesta abordagem realça -se a relação direta entre os conteúdos, os objetivos e as aprendizagens nucleares a serem realizadas pelos estudantes e com significado para o perfil do LCE pois através do domínio destes conhecimentos de OAE tornam-se capazes de mediar e intervir em processos sociais e educativos nas Organizações.
Teorias Organizacionais e Comunicacionais na Contemporaneidade
As Organizações Educativas e a Mudança Organizacional
Análise Crítica e Psicossociológica das Organizações Educativas
Dimensões de análise institucional e organizacional
Eixos teóricos do pensamento organizacional
Escola Clássica, Teorias: das Relações Humanas, Sistémica ou Contingencial, Institucionais e Neoinstitucionais
Administração Educacional em Portugal - Ensino e Investigação
Perspetivas de estudo e desafios em Administração e nas Organizações Educacionais
Perspetivas jurídicas, normativas e legais
Área curricular interdisciplinar
A Educação e a “Governação Democrática” das Organizações
As organizações educativas e a escola como organização: modelos teóricos de análise, imagens e metáforas da escola
Modelos: Burocrático, Político, Ambiguidade e Cultural
Democracia, autonomia e lideranças organizacionais
A Agência humana, as relações de poder e o desenvolvimento da autonomia
Questões de liderança
Sessões Teóricas: exposição dialogada de conteúdos e debate
Sessões Teórico-práticas: análise de textos e realização de exercícios orientados
Dinâmicas de Pesquisa de grupo e role-play
Leitura de textos individualmente/ grupo de coletânea organizada pela docente
Apresentação, análise crítica de textos em grupo
Acompanhamento tutorial
Organização de debates
Pesquisa de Organizações
Escrita em grupo sobre a pesquisa e a análise da organização apresentada
Trabalho autónomo: leitura de textos, análise individual de textos e de exercícios, pesquisa e estudo
Trabalho de grupo: apresentação em formato digital da Organização pesquisada e problematizada (Newsletter, Revista, Blogue, Flyer , vídeo ...)
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho de investigação | 40,00 |
Total: | 100,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade. Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.
A classificação final é função da assiduidade e envolvimento na UC, do estudo autónomo, e da entrega de um trabalho individual - Reflexão Final (40%) - em data de Exame época normal; e da forma inovadora, da qualidade do estudo, da pesquisa e da dinâmica desenvolvida em grupo, sobre a problematização de uma Organização educativa (de serviços, autarquia, escola, ONG, ONGD ou outra), e apresentada e divulgada em formato digital (newsletter, vídeo, blogue ou outro).
Ao longo do semestre apresentam textos/pesquisa e desenvolvem o trabalho de grupo sobre uma Organização através de pesquisa on line e definindo uma problemática organizacional. Em Maio a finalização do trabalho de grupo será evidenciada pela criação, estruturação e apresentação do resultado num formato digital (60%).
Se os estudantes tiverem estatuto especial serão avaliados de acordo com as regras definidas em estatuto e ou por Exame.
As necessárias para assegurar a avaliação adequada de alunos em DA.
Os estudantes trabalhadores e os estudantes com estatuto especial têm de se apresentar à docente no início das aulas e informar que vão necessitar/usufruir do estatuto e por conseguinte de avaliação especial.
A avaliação dos estudantes com estatutos especiais que não cumpram a condição de frequência ou optem por usufruir do estatuto especial consiste na realização do exame final (70%) e na realização ao longo do semestre (Março e Abril) de duas Fichas de Leitura (3pg cada), de Textos ou livros da Bibliografia, a entregar à docente mensalmente (30%).
A avaliação dos alunos com DA terá em conta a dificuldade apresentada e usará métodos escritos ou orais que se lhe adeqúem.
A melhoria de nota poderá ser realizada por exame, uma única vez, na época ou épocas previstas.