Código: | EAV18 | Sigla: | AIPD 1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Iniciação à Prática Profissional, incluindo PES |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEAV | 27 | Plano Oficial 2015 | 1 | - | 6 | 48 | 162 |
Identificar a complexidade da ação educativa e as tensões inerentes à arte e educação;
Refletir sobre a relação professor/estudante no campo da educação artística;
Intersectar o contexto artístico com o educativo;
Entender a actividade docente como um questionamento dos discursos do ensino, da educação e da arte;
A actividade docente como prática de investigação e de construção de um posicionamento crítico.
Reconhecer as contingências, as tensões e as potencialidades da actividade docente na contemporaneidade;
Problematizar os lugares e as figuras do professor e do estudante no ensino das artes visuais;
Encarar a educação artística na construção do professor e do estudante;
Construir propostas de actividade a partir de contextos artísticos;
Problematizar as tensões entre o artístico e o educativo;
Apresentar e discutir, no campo epistemológico da educação artística, as propostas de actividades.
Construção de um posicionamento crítico.
Não se aplica
Tendo como ponto de partida a leitura de textos, os estudantes serão convidados à formulação de problemas de investigação que cruzam o artístico e o educativo, que desenvolverão com a elaboração de discussões com a turma. As tensões levantadas no movimento entre o artístico e o educativo deverão constituir matéria de questionamento para pensar a educação artística como campo indissociável de um posicionamento crítico.
Ao longo do semestre serão abordadas questões relacionadas com o modo como os discursos educativos definem lugares para o saber, o professor, o estudante. Será num gesto crítico em relação a essas formas de subjectivação que a UC se desenvolve. Para tal, o estudante, futuro professor, será constantemente incitado à construção de uma posição singular onde a investigação se apresenta como plataforma de deslocamento face a formas naturalizadas de pensar e agir no campo do ensino das artes visuais.
1. Nas actividades de contacto lectivo
Abordagem dialogante
Debate e participação qualificada
Trabalho individual e de grupo
Avaliação da aprendizagem
Elaboração de trabalhos para apresentação
2. Nas actividade de trabalho autónomo
Leitura e análise de textos
Escrita
Pesquisa bibliográfica
Elaboração de trabalhos para apresentação
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 57,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho escrito | 57,00 |
Total: | 162,00 |
Participação qualificada nas actividades letivas;
Assiduidade (de acordo com o regulamento de avaliação discente);
Qualidade da apresentação de trabalhos em aula e trabalho final.
40% — elaboração e entrega de texto individual cuja reflexão (teoricamente fundamentada) incorpore algumas das questões levantadas durante a apresentação (este trabalho/síntese deve situar-se entre 3 e 5 páginas).
Não se aplica
Não se aplica
A acordar com os docentes, no caso particular de cada estudante, e no primeiro mês de aulas.