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Atividades de Iniciação à Pratica Docente I

Código: EAV18     Sigla: AIPD 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Iniciação à Prática Profissional, incluindo PES

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAV 27 Plano Oficial 2015 1 - 6 48 162

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: Português é a língua de discussão, embora muitos textos da bibliografia sejam escritos noutras línguas, sobretudo em inglês.

Objetivos

Identificar a complexidade da ação educativa e as tensões inerentes à arte e educação;

Refletir sobre a relação professor/estudante no campo da educação artística;

Intersectar o contexto artístico com o educativo;

Entender a actividade docente como um questionamento  dos discursos do ensino, da educação e da arte;

A actividade docente como prática de investigação e de construção de um posicionamento crítico.

Resultados de aprendizagem e competências

Reconhecer as contingências, as tensões e as potencialidades da actividade docente na contemporaneidade;

Problematizar os lugares e as figuras do professor e do estudante no ensino das artes visuais;

Encarar a educação artística na construção do professor e do estudante;

Construir propostas de actividade a partir de contextos artísticos;

Problematizar as tensões entre o artístico e o educativo;

Apresentar e discutir, no campo epistemológico da educação artística, as propostas de actividades.

Construção de um posicionamento crítico.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

Tendo como ponto de partida a leitura de textos, os estudantes serão convidados à formulação de problemas de investigação que cruzam o artístico e o educativo, que desenvolverão com a elaboração de discussões com a turma. As tensões levantadas no movimento entre o artístico e o educativo deverão constituir matéria de questionamento para pensar a educação artística como campo indissociável de um posicionamento crítico.

Ao longo do semestre serão abordadas questões relacionadas com o modo como os discursos educativos definem lugares para o saber, o professor, o estudante. Será num gesto crítico em relação a essas formas de subjectivação que a UC se desenvolve. Para tal, o estudante, futuro professor, será constantemente incitado à construção de uma posição singular onde a investigação se apresenta como plataforma de deslocamento face a formas naturalizadas de pensar e agir no campo do ensino das artes visuais.




Bibliografia Obrigatória

Rancière, Jacques; . O Mestre Ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. , Lisboa: Edições Pedago, 2010
Michel Foucault; O Exame
Arthur Efland; The School Art Style: A functional analysis
Jorge Ramos do Ó; Problemas à Escola Contemporânea
Nuccio Ordine; Introdução de A Utilidade do Inútil
Maarten Simon s & Jan Masschelein; School - A Matter of Form
Nora Sternfeld; Learning Unlearning
Luciana Loponte; Desafios à arte contemporânea
Gaztambide-Fernandez; Why the Arts don't Do Anything
Nadine Kalin; We're All Creatives Now: Democratized Creativity and Education
Jan Masschelein; E-ducating the gaze. The idea of a poor pedagogy.
Groys, Boris ; Education by Infection, In Madoff, Steven (Ed.) Art School. Propositions for the 21st Century, US: MIT, 2000
Larrosa, Jorge B. ; Notas sobre a experiência e o saber da experiência, Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, 19, pp. 20-28 , 2002
Henry Madoff; States of Exception
Biesta, Gert; No education without hesitation: exploring the limits of educational relations, Philosophy of Education, Urbana-Champaign, IL: PES, pp. 1-13, 2012
Luis Camnitzer; The source of our nobility and our path to the highest things
Byung Chul Han; A Pedagogia da Visão
Claire Bishop; Pedagogic projects how do you bring a classroom to life as if it were a work of art
Rui Canário; A Forma Escolar
Dennis Atkinson; The adventure of pedagogy, learning and the not-known
Dennis Atkinson; The cultural production of the ability in drawing
Carmen Moersch ; At a Crossroads of Four Discourses documenta 12 Gallery Education in between Affirmation, Reproduction, Deconstruction, and Transformation
Javier Rodrigo Montero; Instituciones que escuchan? Tensiones entre museos, territorios y comunidades
Maria do Mar Castro Varela & Nikita Dhawan; La violencia de la representación y la representación de la violencia
UNESCO; Roteiro para a Educação Artística – Desenvolver as capacidadas criativas para ao século XXI
DGE, Ministério da Educação; Plano Nacional das Artes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 1. Nas actividades de contacto lectivo

Abordagem dialogante

Debate e participação qualificada

Trabalho individual e de grupo

Avaliação da aprendizagem

Elaboração de trabalhos para apresentação

2. Nas actividade de trabalho autónomo

Leitura e análise de textos

Escrita 

Pesquisa bibliográfica

Elaboração de trabalhos para apresentação

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 57,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho escrito 57,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação qualificada nas actividades letivas;
Assiduidade (de acordo com o regulamento de avaliação discente);
Qualidade da apresentação de trabalhos em aula e trabalho final.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação assenta, por um lado, em elementos relativos ao trabalho realizado e apresentado por cada estudante durante as aulas e, por outro, numa reflexão escrita produzida à luz das questões levantadas pelos trabalhos de grupo desenvolvidos e apresentados durante o semestre.

60% — participação qualificada nas actividades em aula, incluindo os debates em torno das temáticas (20%) e a apresentação dos trabalhos de grupo em aula (40%).

40% — elaboração e entrega de texto individual cuja reflexão (teoricamente fundamentada) incorpore algumas das questões levantadas durante a apresentação (este trabalho/síntese deve situar-se entre 3 e 5 páginas).


 





 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A acordar com os docentes, no caso particular de cada estudante, e no primeiro mês de aulas.

Melhoria de classificação

Frequência da UC no ano seguinte.
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