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Gestão de Conflitos e Negociação

Código: GCN1     Sigla: GCN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 18-10-2022 a 28-02-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Serviço para a Educação Contínua
Curso/CE Responsável: Gestão de Conflitos e Negociação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GCN 0 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 1,5 8 40,5
L.BIO 13 Plano Oficial do ano letivo 3 - 1,5 8 40,5
M.BIO 33 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 8 40,5
MEB 20 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 8 40,5
M.EIC 11 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 8 40,5
M.EM 78 Plano de Estudos Oficial 1 - 1,5 8 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos gerais desta Unidade de Formação em Competências Transversais são os de capacitar os estudantes para:

  1. Compreender o conceito, como se desenvolve e progride, e consequências do conflito;
  2. Identificar, analisar e refletir sobre estratégias eficazes de gestão de conflito e de negociação;
  3. Compreender os processos psicossociais associados a conflitos

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final desta Unidade de Formação em Competências Transversais, os estudantes sejam capazes de:

  • Reconhecer os diferentes tipos de conflitos, causas e fontes comuns de conflito;
  • Compreender como se desenvolve o conflito e as diferentes fases de conflito;
  • Reconhecer os aspetos positivos e os impactos negativos do conflito;
  • Reconhecer o conflito como uma oportunidade para a mudança e crescimento;
  • Identificar e refletir sobre estratégias eficazes e saudáveis de gestão de conflitos;
  • Identificar e refletir sobre o processo de negociação, e analisar a estratégia de negociação mais adequada;
  • Reconhecer os princípios fundamentais para uma negociação eficaz;
  • Compreender os processos psicossociais associados com o abuso de poder e com a obediência à autoridade (submissão).

Modo de trabalho

B-learning

Programa

I. Compreender o conflito

Definição de conflito

Diferentes níveis de interação onde ocorre o conflito (intrapessoais, interpessoais, intragrupais, intergrupais; conflito horizontal e vertical)

Fontes de conflito (Daniel Katz; Bernard Mayer)
 
II. Como se desenvolve o conflito

O processo e os estádios do conflito

A escalada do conflito (Modelo de Friedrich Glasl) e fatores que contribuem para a escalada do conflito

III.Conflitos construtivos (funcionais) e destrutivos (disfuncionais)

O conflito como uma oportunidade e custos de um conflito mal/não resolvido

IV. Gestão de conflitos 

Estratégias de resolução de conflito (Modelo de Thomas-Kilmamn)

Habilidades essenciais para gerir um conflito eficazmente

V. Negociação na resolução de conflitos

O processo de negociação 

Estratégias de negociação (integrativa, distributiva)

O método de negociação baseada em princípios (Principled negotiation – The Harvard Approach; Roger Fisher e William Ury)

VI. Diferenças de poder e conflito

Processos psicossociais associados com o abuso de poder e obediência/submissão à autoridade (Stanley Milgram, entre outros)

Bibliografia Obrigatória

Coleman, P. T., Deutsch, M., & Marcus, E. C. ; The handbook of conflict resolution: Theory and practice, Jossey-Bass, 2014
Cunha, P; Manual de gestão construtiva de conflitos, Edições Universidade Fernando Pessoa, 2016
Runde, C. E., & Flanagan, T. A. ; Becoming a conflict competent leader: How you and your organization can manage conflict effectively, Jossey-Bass, 2007
Cunha, P. ; Conflito e negociação, Edições Asa, 2001
Mayer, B. S. ; The dynamics of conflict resolution: A practitioner's guide, Jossey-Bass, 2010
Fisher, R. J. ; The social psychology of intergroup and international conflict resolution, Springer Science & Business Media, 1985
Fisher, R., Ury, W. L., & Patton, B. ; Como conduzir uma negociação: chegar a acordo sem ceder. , Lua de Papel, 2013
De Dreu, C. K., & Gelfand, M. J. ; The psychology of conflict and conflict management in organizations, Lawrence Erlbaum Associates, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta Unidade de Formação, em formato b-learning, combina diferentes metodologias de ensino utilizando ferramentas educativas diversas (e.g., Moodle, Panopto). A componente letiva desta Unidade de Formação utiliza o método expositivo, com integração de exemplos práticos (apresentação e análise de estudos de caso), exercícios individuais ou em grupo, e realização de quizzes ao longo da exposição.

Especificamente, a componente letiva será organizada em sessões semanais (contacto assíncrono) compostas por múltiplos micro-vídeos educativos/temática. Estas sessões serão complementadas com material de apoio / recursos educativos diversos, para trabalho autónomo, como leituras recomendadas, podcasts, vídeos, ou outros conteúdos que reforcem a temática ou conceito discutido em cada sessão.

A componente letiva também inclui sessões coletivas (contacto síncrono ou presencial), que vão ocorrer em  momentos distintos Estas sessões visam apelar à discussão em grupo (e.g., estudos de caso; análise de experiências pessoais) sobre as temáticas abordadas.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 12,00
Trabalho escrito 8,50
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência nesta UC, os estudantes têm de realizar e obter nota positiva em todos os exercícios práticos e atividades individuais ou de grupo, previstas para a componente de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes:
a) exercícios práticos e atividades individuais e/ou em grupo (e.g., resposta a Quizzes no final de cada Módulo; trabalhos de grupo) e b) Quiz final da UC. O peso destas componentes na classificação final é de a) 70% e b) 30%.

Fórmula de cálculo da classificação final (CF):

CF = a)*0,70 + b)*0,30

A classificação final será atribuída numa escala de 1-20 valores.

No caso de obter uma classificação final inferior a 9,50 valores, o estudante poderá realizar um exame de recurso composto pela totalidade dos conteúdos dos módulos da UC. A classificação obtida neste exame irá corresponder à classificação final da UC. 

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação será possível mediante a realização de um exame composto pela totalidade dos conteúdos dos módulos da UC. A classificação obtida neste exame irá corresponder à classificação final da UC. 

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