Código: | GCN1 | Sigla: | GCN |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Serviço para a Educação Contínua |
Curso/CE Responsável: | Gestão de Conflitos e Negociação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GCN | 0 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 1,5 | 8 | 40,5 |
L.BIO | 13 | Plano Oficial do ano letivo | 3 | - | 1,5 | 8 | 40,5 |
M.BIO | 33 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 8 | 40,5 |
MEB | 20 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 8 | 40,5 |
M.EIC | 11 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 1,5 | 8 | 40,5 |
M.EM | 78 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 1,5 | 8 | 40,5 |
Os objetivos gerais desta Unidade de Formação em Competências Transversais são os de capacitar os estudantes para:
Pretende-se que no final desta Unidade de Formação em Competências Transversais, os estudantes sejam capazes de:
I. Compreender o conflito
Definição de conflito
Diferentes níveis de interação onde ocorre o conflito (intrapessoais, interpessoais, intragrupais, intergrupais; conflito horizontal e vertical)
Fontes de conflito (Daniel Katz; Bernard Mayer)
II. Como se desenvolve o conflito
O processo e os estádios do conflito
A escalada do conflito (Modelo de Friedrich Glasl) e fatores que contribuem para a escalada do conflito
III.Conflitos construtivos (funcionais) e destrutivos (disfuncionais)
O conflito como uma oportunidade e custos de um conflito mal/não resolvido
IV. Gestão de conflitos
Estratégias de resolução de conflito (Modelo de Thomas-Kilmamn)
Habilidades essenciais para gerir um conflito eficazmente
V. Negociação na resolução de conflitos
O processo de negociação
Estratégias de negociação (integrativa, distributiva)
O método de negociação baseada em princípios (Principled negotiation – The Harvard Approach; Roger Fisher e William Ury)
VI. Diferenças de poder e conflito
Processos psicossociais associados com o abuso de poder e obediência/submissão à autoridade (Stanley Milgram, entre outros)
Esta Unidade de Formação, em formato b-learning, combina diferentes metodologias de ensino utilizando ferramentas educativas diversas (e.g., Moodle, Panopto). A componente letiva desta Unidade de Formação utiliza o método expositivo, com integração de exemplos práticos (apresentação e análise de estudos de caso), exercícios individuais ou em grupo, e realização de quizzes ao longo da exposição.
Especificamente, a componente letiva será organizada em sessões semanais (contacto assíncrono) compostas por múltiplos micro-vídeos educativos/temática. Estas sessões serão complementadas com material de apoio / recursos educativos diversos, para trabalho autónomo, como leituras recomendadas, podcasts, vídeos, ou outros conteúdos que reforcem a temática ou conceito discutido em cada sessão.
A componente letiva também inclui sessões coletivas (contacto síncrono ou presencial), que vão ocorrer em momentos distintos Estas sessões visam apelar à discussão em grupo (e.g., estudos de caso; análise de experiências pessoais) sobre as temáticas abordadas.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 12,00 |
Trabalho escrito | 8,50 |
Total: | 40,50 |
Para obtenção de frequência nesta UC, os estudantes têm de realizar e obter nota positiva em todos os exercícios práticos e atividades individuais ou de grupo, previstas para a componente de avaliação.
Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes:
a) exercícios práticos e atividades individuais e/ou em grupo (e.g., resposta a Quizzes no final de cada Módulo; trabalhos de grupo) e b) Quiz final da UC. O peso destas componentes na classificação final é de a) 70% e b) 30%.
Fórmula de cálculo da classificação final (CF):
CF = a)*0,70 + b)*0,30
A classificação final será atribuída numa escala de 1-20 valores.
No caso de obter uma classificação final inferior a 9,50 valores, o estudante poderá realizar um exame de recurso composto pela totalidade dos conteúdos dos módulos da UC. A classificação obtida neste exame irá corresponder à classificação final da UC.
A melhoria da classificação será possível mediante a realização de um exame composto pela totalidade dos conteúdos dos módulos da UC. A classificação obtida neste exame irá corresponder à classificação final da UC.