Código: | E204 | Sigla: | CRH |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia da Educação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=421147 |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 78 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
A unidade curricular focaliza a Comunicação Interpessoal, referindo-se a pessoas envolvidas em processos de comunicação, iniciando, mantendo e terminando relações. O seu desenvolvimento é informado pela Psicologia, pela Psicologia Social, pela Psicossociologia e pela Sociologia do actor. Visa-se promover a compreensão do papel da comunicação interpessoal na acção social e na investigação e desenvolver capacidades de análise de situações de comunicação interpessoal; visa-se, ainda, o desenvolvimento de competências de comunicação relevantes na mediação e a promoção do desenvolvimento pessoal e social.
Espera-se com esta UC que o/a estudante seja capaz de:
Construir quadros cognitivos mais elaborados para interpretar e analisar situações de comunicação e relação humana
Usar racionalmente processos e técnicas de comunicação
Descrever o papel da categorização em fenómenos de perceção social
Identificar o papel da inter-experiência na desconstrução de fenómenos de exclusão social
Distinguir entre sistemas de desenvolvimento da relação auto-regulados e de escalada
Descrever condições da gestão racional de conflitos
Reconhecer o caráter interativo do poder social
Descrever as condições de uma relação de ajuda
Descrever as características de uma relação de intimidade
Identificar fases de construção /estruturação de uma relação e fases de desagregação;
Descrever condições da tomada de decisão em grupo
Distinguir entre tipos de liderança
Competências a fundar
Mediação de processos de intervenção social e educativa
Execução de projetos de intervenção, investigação e formação tendo em conta o papel da comunicação
INTRODUÇÃO
Objecto de estudo e perspectivas de análise
PERCEPÇÃO SOCIAL
Categorização e inferência
Norma da internalidade e erro fundamental da atribuição
Atribuição causal e juízo social
Estereótipos
Disfarces e filtros perceptivos
COMUNICAÇÃO
Comunicabilidade e modos de comunicação
Padrões estruturais de interacção
Dinâmica do sistema interaccional
Comunicação e influência: poder social e gestão de conflitos
Gestão da interacção
RELAÇÃO INTERPESSOAL
Socialidade e modos de relação
Poder, ajuda e afecto
Distância e intimidade
GRUPOS E ORGANIZAÇÕES
nteração grupal e identidade
Decisão e cooperação
Sistemas organizacionais
Poder e liderança
Horas de contacto
Exposição estruturada, exemplificada e sensível de conteúdos
Debate de ideias e pequenos textos
Análise de situações de comunicação descritas/visionadas (em vídeo) individualmente e em grupo
Dinâmicas de grupo, como ponto de partida/chegada/desenvolvimento/aplicação da aprendizagem
Realização de experiências de fenómenos de comunicação
Apresentação de textos em grupo
Acompanhamento tutorial
Trabalho autónomo
Leitura de textos individualmente e em grupo, de uma coletanea fornecida pelas docentes
Organização de debates
Estudo
Escrita de síntese pessoal do texto analisado e apresentado em grupo
Realização de trabalho de grupo e individual
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 55,00 |
Frequência das aulas | 57,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 162,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Sem prejuízo do previsto no regulamento de avaliação, obterão frequência à disciplina os alunos que tiverem um número de faltas igual ou inferior a 25% das aulas previstas.
A classificação de todas as componentes de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores. A classificação final é função da qualidade da apresentação e discussão na aula de um texto trabalhado em grupo (20%); e de um trabalho de grupo (40%) (com o máximo de 8 páginas, a entregar no dia 30 de abril) e individual (40%) com 3 páginas no máximo, a entregar no dia do exame final). Os trabalhos de grupo que se reportam a 4 temas possíveis (homofobia; violência doméstica; idadismo; e racismo e xenofobia) , dos quais os/as estudantes devem escolher um, têm 4 fases: escrita de narrativa/s; definição do projeto a desenvolver; identificar e referências bibliográficas relevantes; realização de um grupo focal; escrita e reflexão.
Critérios de avaliação:
Leitura e apresentação de texto em grupo:
- cumprimento do tempo de apresentação
- ausência de erros ou equívocos
- identificação dos aspetos essenciais do texto
- dinâmica da apresentação e do debate
Trabalho individual e de grupo:
- ausência de erros ou equívocos
- identificação dos aspetos essenciais do tema/problema
- correção da escrita
- correção das referências bibliográficas se existirem
Em caso de reprovação o/a estudante poderá realizar exame na época de recurso sobre toda a matéria e atividades desenvolvidas.
Não aplicável
A avaliação dos estudantes trabalhadores que não cumpram a condição de frequência e optem por usufruir do estatuto de estudante-trabalhador consubstanciar-se-á na realização de um exame final na última semana de aulas (60%) e na análise crítica (5 pág.) de um dos textos a serem trabalhados (40%). Em qualquer caso, o/a estudante deve contactar as docentes no início do semestre a fim de esclarecer a sua forma de avaliação.
A avaliação dos alunos com DA terá em conta a dificuldade apresentada e usará métodos que se lhe adeqúem.
A melhoria de nota poderá ser realizada, uma única vez, na época de recurso por exame sobre toda a matéria e atividades desenvolvidas nas aulas, no dia previsto para o exame final.