Seminário Temático
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2020/2021 - A (de 21-09-2020 a 29-05-2021) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDCE |
17 |
Plano de Estudos Oficial 2007 |
2 |
- |
10 |
30 |
270 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês
Objetivos
O Seminário Temático pretende aprofundar e reelaborar problemáticas que atravessam os projetos de pesquisa, através da participação dos doutorandos em seminários desenvolvidos no quadro de redes de investigação com professores/as e investigadores/as convidados/as, nacionais e estrangeiros.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os doutorandos construam um conhecimento aprofundado no campo das Ciências da Educação que permita uma perspetiva mais ampla do seu trabalho, enquadrando-o em eixos concetuais estruturantes e delimitando as suas fronteiras face a áreas e conceitos afins.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos incluem perspetivas teóricas e abordagens metodológicas de trabalhos de investigação já finalizados ou em curso, quer nacionais, quer internacionais.
Bibliografia Obrigatória
Arnot Madeleine 340;
The^routledgefalmer reader in gender and education. ISBN: 0-415-34576-6
Ellis Viv;
Transforming teacher education. ISBN: 978-1-4725-0720-4
Lima Licínio C. 340;
Perspectives on adult education in Portugal. ISBN: 972-9050-23-6
Popkewitz Thomas S. 340;
Critical studies in teacher education. ISBN: 1-85000-154-5
Steiner-Khamsi Gita 340;
The^global politics of educational borrowing and lending. ISBN: 978-0-8077-4493-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e discussão de projetos de investigação finalizados ou em curso.
Discussão orientada dos processos e resultados da investigação.
O contato com outros investigadores no campo das Ciências da Educação favorece a reflexão sobre o seu próprio trabalho e de como este se posiciona no panorama da investigação.
A discussão de projetos de investigação, incluindo a sua vertente concetual, metodológica ou dos resultados, permite construir uma perspetiva mais ampla do trabalho de doutoramento e adquirir competências de reflexão crítica sobre o que-fazer investigativo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
75,00 |
Participação presencial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
240,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
270,00 |
Obtenção de frequência
Segue o regulamento do PDCE e da FPCEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Não se aplica.
Observações
A componente de avaliação "Apresentação/discussão de um trabalho científico" deve ser lida "Apresentação/discussão do Relatório de Atividades" que realizaram.