Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PDCE05

Seminário Temático

Código: PDCE05     Sigla: ST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/2021 - A (de 21-09-2020 a 29-05-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCE 17 Plano de Estudos Oficial 2007 2 - 10 30 270
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-06.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

O Seminário Temático pretende aprofundar e reelaborar problemáticas que atravessam os projetos de pesquisa, através da participação dos doutorandos em seminários desenvolvidos no quadro de redes de investigação com professores/as e investigadores/as convidados/as, nacionais e estrangeiros.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os doutorandos construam um conhecimento aprofundado no campo das Ciências da Educação que permita uma perspetiva mais ampla do seu trabalho, enquadrando-o em eixos concetuais estruturantes e delimitando as suas fronteiras face a áreas e conceitos afins.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos incluem perspetivas teóricas e abordagens metodológicas de trabalhos de investigação já finalizados ou em curso, quer nacionais, quer internacionais.

Bibliografia Obrigatória

Arnot Madeleine 340; The^routledgefalmer reader in gender and education. ISBN: 0-415-34576-6
Ellis Viv; Transforming teacher education. ISBN: 978-1-4725-0720-4
Lima Licínio C. 340; Perspectives on adult education in Portugal. ISBN: 972-9050-23-6
Popkewitz Thomas S. 340; Critical studies in teacher education. ISBN: 1-85000-154-5
Steiner-Khamsi Gita 340; The^global politics of educational borrowing and lending. ISBN: 978-0-8077-4493-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e discussão de projetos de investigação finalizados ou em curso.

Discussão orientada dos processos e resultados da investigação.

O contato com outros investigadores no campo das Ciências da Educação favorece a reflexão sobre o seu próprio trabalho e de como este se posiciona no panorama da investigação. 

A discussão de projetos de investigação, incluindo a sua vertente concetual, metodológica ou dos resultados, permite construir uma perspetiva mais ampla do trabalho de doutoramento e adquirir competências de reflexão crítica sobre o que-fazer investigativo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 75,00
Participação presencial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 240,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

Segue o regulamento do PDCE e da FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Não se aplica.

Observações

A componente de avaliação "Apresentação/discussão de um trabalho científico" deve ser lida "Apresentação/discussão do Relatório de Atividades" que realizaram.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-08 às 22:27:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias