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Questões Aprofundadas em Reabilitação e Saúde Mental II

Código: PRPSM18     Sigla: QARSM II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Aplicada

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 29-05-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://modle.up.pt
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 16 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-06-01.

Campos alterados: Objetivos, Bibliografia Obrigatória, Programa, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 - Problematizar a saúde e a doença mental enquanto fenómenos socialmente construídos e enquanto área de atuação profissional que implica o indivíduo, a família e a comunidade.

 - Selecionar modelos e técnicas de intervenção em Reabilitação e Saúde Mental.

- Aplicar técnicas/estratégias de intervenção psicossocial baseadas na evidência em função das necessidades e características das pessoas diferentes experiências de doença mental.

- Identificar recursos de suporte à participação e inserção social de pessoas com experiência de doença mental.

- Promover a reflexão crítica sobre a reabilitação psicossocial e a doença mental.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Para o estudante problematizar a saúde e a doença mental enquanto fenómenos socialmente construídos e enquanto área de atuação profissional que implica o indivíduo, a família e a comunidade, é necessário discutir os conceitos de saúde, doença mental e reabilitação. São apresentados alguns conceitos, exemplos de intervenções e exemplos de combate ao estigma, bem como referido o papel dos cuidadores e a motivação para a recuperação. É ainda referido o contributo da Psicologia Positiva e da Psicologia Comunitária para a reabilitação na doença mental, e discutida a forma de empowerment e atitudes do indivíduo com doença mental, sua família e comunidade.   

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

- Saúde, doença mental e reabilitação: conceitos, intervenção e combate ao estigma; papel dos cuidadores; motivação para a recuperação, exclusão social; funcionalidade.

- Psicologia Positiva e Psicologia Comunitária: contributo para a reabilitação na doença mental; empowerment e a atitude do individuo com doença mental, sua família e comunidade.

- Modelos de Intervenção em Reabilitação e Saúde Mental: ClubHouse Model; Assertive Community Treatment; Choose-Get-Keep (CGK) Program Model.

- Intervenções baseadas na evidência: reabilitação cognitiva/cognição social; treino de competências sociais; psicoeducação individual e familiar; abordagens cognitivo-comportamentais; gestão do stress, relaxamento e regulação emocional; suporte interpares; treino de competências funcionais em diferentes áreas ocupacionais.

- Sistema de suporte à participação e inserção residencial, educacional, profissional e social: recursos naturais versus estruturas comunitárias de suporte continuado.

Bibliografia Obrigatória

Anthony W., Cohen M., Farkas M., & Gagne C (2002). ; Psychiatric rehabilitation. 2nd Ed. Boston: Center For Psychiatric Rehabilitation. (Obra na ESS)
Anthony W., Farkas, M. (2012). ; Guia orientador do processo de reabilitação psiquiátrica: versão portuguesa (C. Queirós & A. Marques, Trans.). Porto: LIVPSIC. (Obra na ESS)
Bennett-Levy James 340; Oxford guide to low intensity CBT interventions. ISBN: 978-0-19-959011-7
Bonder B. (2003). ; Psychopathology and function. 3rd ed. Slack Inc
Brito Luisa; A^saúde mental dos prestadores de cuidados a familiares idosos. ISBN: 972-8717-19-9
Carapinheiro Graça; Saberes e poderes no hospital. ISBN: 972-36-0306-3
Cordo, M. (2003). ; Reabilitação de pessoas com doença mental. Lisboa: Climepsi. (Obra na ESS)
Susana Castro & Catarina Grande; Linking the early development instrument with the ICF-CY. International Journal of Developmental Disabilities Vol. 64 Nº. 1 p. 3-15. DOI: 10.1080/20473869.2016.1199112
Corrigan P. et al. ; Blame, shame and contamination., J. Family Psychology, 20, 239-246., 2006
Goffman Erving; Stigma. ISBN: 978-0-14-012475-0
Sofia Guichard & Catarina Grande; The role of environment in explaining frequency of participation of pre-school children in home and community activities. International Journal of Developmental Disabilities Vol. 65 Nº. 2 p. 108-115. DOI: 10.1080/20473869.2017.1378160
Hackmann Ann; Oxford guide to imagery in cognitive therapy. ISBN: 978-0-19-923402-8
Pratt, C., Gill, K. & Barrett, N. (2007). ; Psychiatric rehabilitation. (2nd Ed). Elsevier. (Obra na ESS)
Alexandra Oliveira ; An action research project with sex worker peer educators in Lisbon, Portugal: collaboration as a key issue for empowerment. International Journal of Iberian Studies Vol. 31 Nº. 1 p. 11-26. DOI: 10.1386/ijis.31.1.11_1, 2019
Guerra Marina Prista 570; Intervenção psicológica em grupos em contextos de saúde. ISBN: 972-796-161-4
Seligman, E. et al. ; Positive psychology progress., American Psychologist, 60, 410-421., 2005
A. Teixeira & Alexandra Oliveira; Exploratory study on the prevalence of suicidal behavior, mental health and social support in female street sex workers in Porto, Portugal. Health Care for Women International Vol. 38 Nº. 2 p. 159-166. DOI: 10.1080/07399332.2016.1192172
Zimmerman, M. et al. ; Empowerment theory for rehabilitation research., Rehabilitation Psychology, 43, 3-16., 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de temas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 na avaliação final.

A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é obtida no trabalho, que representa 100% da nota.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

Este Mestrado é lecionado com a colaboração da ESTS-IPP; esta bibliografia pode ser encontrada nessa Escola.
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