Código: | PRPSM18 | Sigla: | QARSM II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia Aplicada |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://modle.up.pt |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MTP | 16 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
- Problematizar a saúde e a doença mental enquanto fenómenos socialmente construídos e enquanto área de atuação profissional que implica o indivíduo, a família e a comunidade.
- Selecionar modelos e técnicas de intervenção em Reabilitação e Saúde Mental.
- Aplicar técnicas/estratégias de intervenção psicossocial baseadas na evidência em função das necessidades e características das pessoas diferentes experiências de doença mental.
- Identificar recursos de suporte à participação e inserção social de pessoas com experiência de doença mental.
- Promover a reflexão crítica sobre a reabilitação psicossocial e a doença mental.
Para o estudante problematizar a saúde e a doença mental enquanto fenómenos socialmente construídos e enquanto área de atuação profissional que implica o indivíduo, a família e a comunidade, é necessário discutir os conceitos de saúde, doença mental e reabilitação. São apresentados alguns conceitos, exemplos de intervenções e exemplos de combate ao estigma, bem como referido o papel dos cuidadores e a motivação para a recuperação. É ainda referido o contributo da Psicologia Positiva e da Psicologia Comunitária para a reabilitação na doença mental, e discutida a forma de empowerment e atitudes do indivíduo com doença mental, sua família e comunidade.
Não aplicável.
- Saúde, doença mental e reabilitação: conceitos, intervenção e combate ao estigma; papel dos cuidadores; motivação para a recuperação, exclusão social; funcionalidade.
- Psicologia Positiva e Psicologia Comunitária: contributo para a reabilitação na doença mental; empowerment e a atitude do individuo com doença mental, sua família e comunidade.
- Modelos de Intervenção em Reabilitação e Saúde Mental: ClubHouse Model; Assertive Community Treatment; Choose-Get-Keep (CGK) Program Model.
- Intervenções baseadas na evidência: reabilitação cognitiva/cognição social; treino de competências sociais; psicoeducação individual e familiar; abordagens cognitivo-comportamentais; gestão do stress, relaxamento e regulação emocional; suporte interpares; treino de competências funcionais em diferentes áreas ocupacionais.
- Sistema de suporte à participação e inserção residencial, educacional, profissional e social: recursos naturais versus estruturas comunitárias de suporte continuado.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 na avaliação final.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.Não aplicável.
Não aplicável.
Não aplicável.
A disciplina existe na plataforma Moodle.
Este Mestrado é lecionado com a colaboração da ESTS-IPP; esta bibliografia pode ser encontrada nessa Escola.