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Psicologia Pediátrica

Código: P747     Sigla: PP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 33 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-11-16.

Campos alterados: Observações

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1.Conhecer as principais áreas de intervenção, objectivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão dos problemas de saúde comuns e na adaptação à doença e reabilitação. 2. Relacionar e distinguir os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica. 3. Compreender os principais problemas de saúde na infância e adolescência e apreender as implicações psicológicas dos mesmos 4. Aplicar os princípios desenvolvimentistas à análise dos problemas psicológicos associados à doença e disfunção, e aos programas de intervenção. 5. Conhecer, seleccionar e delinear metodologias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica. 6. Compreender a importância das intervenções nos contextos educativos (escola e família) em psicologia pediátrica e saber aplicar as metodologias de intervenção a estes contextos. 7. Analisar criticamente a investigação neste domínio

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de descrever as principais áreas de intervenção, objectivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão dos problemas de saúde comuns e na adaptação à doença e reabilitação.

capacidade de identificar e relacionar os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica

Capacidade de identificar as implicações psicológicas dos principais problemas de saúde das crianças e adolescentes

Capacidade de analisar os problemas psicológicos associados à doença das crianças e adolescentes à luz de uma perspectiva desenvolvimental

Capacidade de adequar os programas de intervenção em Psicologia Pediátrica em função do nível de desenvolvimento das crianças e adolescentes a quem se destinam

Capacidade de planear e fundamentar estratégias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica de crianças e adolescentes.

Capacidade de avaliar a necessidade e planear intervenções educativas (escola e família) em psicologia pediátrica

Capacidade de análise e utilização crítica da investigação neste domínio

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1.Psicologia Pediátrica: Objectivos e áreas de intervenção;
2.Disciplinas de fundamentação: psicologia da saúde; psicologia do desenvolvimento cognitivo e sócio-cognitivo; psicopatologia do desenvolvimento.
3.Crenças e significações da saúde e doença: significações da criança e adolescente; significações dos adultos (pais, educadores e profissionais.
4. Problemas de saúde e desenvolvimento durante a infância/adolescência.
4.1. Processos de Intervenção com crianças e adolescentes em Psicologia Pediátrica
4.2. Intervenção em contextos educativos (escola e família) em Psicologia Pediátrica
5.A hospitalização infantil: condições de risco e de protecção; impacto no desenvolvimento da criança e da família.
6.A dor pediátrica: prevenção e controlo.
7. A doença crónica pediátrica: adaptação e adesão.
8. Educação para a saúde e promoção da saúde.

Bibliografia Obrigatória

Roberts Michael C. 340; Handbook of pediatric psychology. ISBN: 1-57230-366-2
Spirito, A. & Kazak, A. E. ; Effective and Emerging Treatments in Pediatric Psychology, Oxoford University Press, 2006

Bibliografia Complementar

Barros, L.; Psicologia Pediátrica: perspectiva desenvolvimentista. , Lisboa: Climepsi, 2003
LeAdelle Phelps (Eds.) ; Chronic health-related disorders in children: collaborative medical and psychoeducational interventions, American Psychological Association, Washington, DC, US, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Exposição de temas 2. Actividades experienciais – role play 3.Estudo e análise de casos. 4.Redacção de um trabalho escrito sobre uma doença crónica na infância e/ou adolescência 5.Visualização e análise de vídeos 6. Aulas com especialistas convidados e testemunhos na 1ª pessoa

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 25,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

•As aulas são de frequência obrigatória. •Obrigatória a presença em 75% das aulas leccionadas. •Realização de um trabalho escrito:
- Elaboração de uma proposta de intervenção em Psicologia Pediátrica (que versa os conteúdos programáticos da UC); - Apresentação e discussão do trabalho
- Entrega do trabalho por escrito.
A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre com a seguinte ponderação:

  • Exame final: Escala de  0 a 20 valores (50%)
  • Apresentação oral do trabalhos desenvolvido ao longo do semestre: Escala de  0 a 20 valores (25%).
  • Trabalho escrito sobre o trabalho apresentado oralmente: Escala de  0 a 20 valores (25%).
  • A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores
  • O estudante realizará a UC se obtiver a classificação total mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial será feita unicamente por exame escrito final que incide sobre todas as matérias abordadas na UC e que valerá 100% da nota.

Melhoria de classificação

A melhoria da nota pode ser obtida pela realização de um novo exame escrito de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

A melhoria aplica-se apenas a 50% da UC, que corresponde à ponderação do exame.

Observações

Poderão ser introduzidas alterações relacionadas com as contingências impostas pela pandemia da covid-19.

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente TP desta UC decorrerá totalmente à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.
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