Código: | P747 | Sigla: | PP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 33 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
1.Conhecer as principais áreas de intervenção, objectivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão dos problemas de saúde comuns e na adaptação à doença e reabilitação. 2. Relacionar e distinguir os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica. 3. Compreender os principais problemas de saúde na infância e adolescência e apreender as implicações psicológicas dos mesmos 4. Aplicar os princípios desenvolvimentistas à análise dos problemas psicológicos associados à doença e disfunção, e aos programas de intervenção. 5. Conhecer, seleccionar e delinear metodologias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica. 6. Compreender a importância das intervenções nos contextos educativos (escola e família) em psicologia pediátrica e saber aplicar as metodologias de intervenção a estes contextos. 7. Analisar criticamente a investigação neste domínio
Capacidade de descrever as principais áreas de intervenção, objectivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão dos problemas de saúde comuns e na adaptação à doença e reabilitação.
capacidade de identificar e relacionar os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica
Capacidade de identificar as implicações psicológicas dos principais problemas de saúde das crianças e adolescentes
Capacidade de analisar os problemas psicológicos associados à doença das crianças e adolescentes à luz de uma perspectiva desenvolvimental
Capacidade de adequar os programas de intervenção em Psicologia Pediátrica em função do nível de desenvolvimento das crianças e adolescentes a quem se destinam
Capacidade de planear e fundamentar estratégias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica de crianças e adolescentes.
Capacidade de avaliar a necessidade e planear intervenções educativas (escola e família) em psicologia pediátrica
Capacidade de análise e utilização crítica da investigação neste domínio
Não se aplica.
1.Psicologia Pediátrica: Objectivos e áreas de intervenção;
2.Disciplinas de fundamentação: psicologia da saúde; psicologia do desenvolvimento cognitivo e sócio-cognitivo; psicopatologia do desenvolvimento.
3.Crenças e significações da saúde e doença: significações da criança e adolescente; significações dos adultos (pais, educadores e profissionais.
4. Problemas de saúde e desenvolvimento durante a infância/adolescência.
4.1. Processos de Intervenção com crianças e adolescentes em Psicologia Pediátrica
4.2. Intervenção em contextos educativos (escola e família) em Psicologia Pediátrica
5.A hospitalização infantil: condições de risco e de protecção; impacto no desenvolvimento da criança e da família.
6.A dor pediátrica: prevenção e controlo.
7. A doença crónica pediátrica: adaptação e adesão.
8. Educação para a saúde e promoção da saúde.
1. Exposição de temas 2. Actividades experienciais – role play 3.Estudo e análise de casos. 4.Redacção de um trabalho escrito sobre uma doença crónica na infância e/ou adolescência 5.Visualização e análise de vídeos 6. Aulas com especialistas convidados e testemunhos na 1ª pessoa
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho escrito | 54,00 |
Total: | 162,00 |
•As aulas são de frequência obrigatória. •Obrigatória a presença em 75% das aulas leccionadas. •Realização de um trabalho escrito:
- Elaboração de uma proposta de intervenção em Psicologia Pediátrica (que versa os conteúdos programáticos da UC); - Apresentação e discussão do trabalho
- Entrega do trabalho por escrito.
A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores.
A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre com a seguinte ponderação:
Não se aplica.
A avaliação especial será feita unicamente por exame escrito final que incide sobre todas as matérias abordadas na UC e que valerá 100% da nota.
A melhoria da nota pode ser obtida pela realização de um novo exame escrito de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
A melhoria aplica-se apenas a 50% da UC, que corresponde à ponderação do exame.