Código: | P814 | Sigla: | ICAD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 30 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
No final do semestre os estudantes deverão:
- Evidenciar conhecimento sobre os fatores de risco e de proteção da delinquência juvenil
- Caracterizar os diferentes indicadores da criminalidade e as questões específicas da avaliação forense de jovens
- Relacionar a evolução registada no sistema jurídico-penal com diferentes filosofias de intervenção na delinquência juvenil
- Evidenciar conhecimento sobre as práticas de intervenção na delinquência juvenil e o seu enquadramento jurídico-legal na sociedade portuguesa
-Identificar as principais características dos programas eficazes de prevenção da delinquência juvenil
- Conhecer os pressupostos e principais estratégias das estratégias cognitivo-comportamentais da delinquência juvenil
- Conhecer os pressupostos e principais estratégias das estratégias familiares de intervenção na delinquência juvenil
Pretende-se que o estudante seja capaz de compreender o fenómeno da delinquência juvenil nas diferentes dimensões de avaliação e de intervenção que com ele se relacionam: avaliação do risco de violência, prevenção, tratamento e reinserção. Deverá ainda ser capaz de analisar os fundamentos dos atuais sistemas de justiça juvenis e as práticas vigentes em relação às políticas criminais face à delinqueência de forma a desenvolver as competências necessárias à sua ação futura enquanto psicólogos/as.
- Aulas de exposição de conteúdos pelo docente seguida de debate em grande grupo.
- Aulas e/ou conferências por especialistas.
- Role-play de casos.
- Apresentação e discussão de videos didáticos.
- Estudo autónomo.
- Pesquisas, consultas e revisões da literatura.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 80,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação. Assim:
- Avaliação distribuída (ponderação de 80%): Consiste em 2 testes realizados durante o curso da UC, que terão lugar em datas a indicar na primeira aula da UC. A nota desta componente de avaliação será o resultado da média dos testes. O/A estudante deve obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos testes, sem a qual não consegue aprovação nesta componente de avaliação.
- Trabalho em grupo (ponderação de 20%):Consiste num trabalho de grupo sobre um tema do comportamento devsviante a ser apresentado numa das aulas. O/A estudante deve obter uma classificação mínima de 8 valores no trabalho de grupo, sem a qual não consegue aprovação nesta componente de avaliação.
Para obter aprovação na disciplina, o/a estudante deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.
Não estão previstas provas nem trabalhos especiais.
Não estão previstas provas especiais. Os estudantes ao abrigo de estatutos especiais devem submeter-se às avaliações previstas ou, conforme legislação em vigor, dirigir-se ao docente para acordar horários de avaliação compatíveis com os seus horários laborais.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame em caso de reprovação ou falta aos testes, na época de recurso do ano em que o estudante frequentou a UC.
Quanto à melhoria de classificação, esta está prevista uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.